fbpx
Turismo

Conheça os Melhores Museus de Salvador – Bahia

Museu da Misericódia - Foto: Santa Casa da Bahia

Você já visitou algum dos museus de Salvador, Bahia? Se a resposta for sim, você deve imaginar o quanto eles podem ser incríveis.

Mas, se você não conhece a cidade e deseja fazer um passeio pelos melhores museus da região, veio ao lugar certo.

Antes de qualquer viagem ou passeio, o melhor é se preparar e criar um roteiro com todas as atrações que você quer visitar.

Neste post você verá quais são os melhores museus de Salvador, Bahia, e no final estará preparado para fazer um passeio incrível pela história do Brasil.

Por que visitar os Museus de Salvador Bahia 

Salvador guarda uma grande herança histórica do Brasil, e nada melhor do que conhecer a história através dos museus.

A cidade baiana já foi a capital do Brasil e é uma das cidades mais antigas do país, o que significa que ela possui histórias de vários séculos para contar. Visitar um museu é uma experiência incrível em qualquer lugar, mas na capital baiana, em especial, ela pode ser inesquecível.

Os museus de Salvador são únicos e reúnem o que há de melhor na história da cidade, do estado e de todo o Brasil. Por isso, os passeios pelos museus da metrópole são imperdíveis, principalmente para quem gosta de conhecer os fatos do passado.

Sendo assim, quando você for a Salvador, não deixe de visitar os principais museus. Confira quais você não pode perder:

Museu Palacete das Artes

O Museu Rodin Bahia, sediado no Palacete do Comendador Bernardo Martins Catharino, é um museu localizado no bairro da Graça.

Os dois primeiros  pisos do museu dedicam-se a demonstrar as coleções do escultor francês Auguste Rodin.

O Palacete das Artes fortaleceu os laços artísticos e culturais entre a França e a Bahia, e se tornou um dos maiores condutores das artes plásticas no estado.

O museu proporciona uma experiência cultural única e incrível, uma das melhores de Salvador.

MAM – Museu de Arte Moderna da Bahia

Adicionando à lista mais um museu aberto ao público, podemos dizer que o MAM tem uma das melhores vistas de Salvador.

O museu é charmoso e muito interessante. Fica às margens da Baía de Todos os Santos e conta com um acervo notável de arte moderna produzida principalmente na Bahia.

Não há nada melhor que conhecer a linha do tempo das cidades e de suas construções. Nesse sentido o MAM é perfeito, já que se encontra localizado em um sítio histórico do século XVIII.

E esse museu oferece exatamente tudo isso. O local é repleto de histórias e fatos curiosos.

A arquiteta modernista Lina Bo Bardi foi a responsável pelo projeto do museu, que possui muito da sua estética abstrata e belíssima em seu interior.

Museu Afro-brasileiro de Salvador

Em 1982 era inaugurado o Museu Afro-brasileiro em Salvador, nascido da necessidade de coleta, preservação e ampliação da cultura africana no Brasil através das obras de arte.

Hoje sua gestão técnico administrativa tem como condutores os mestres do Departamento de Museologia da Universidade Federal da Bahia.

No museu ocorrem três exposições de longa duração, como a apresentação das obras do artista plástico Carybé. Nela, são apresentadas 27 talhas que representam os orixás do Candomblé. São maravilhosos símbolos dessa religião.

Museu da Misericórdia

Situado entre a Praça Municipal e a Praça da Cruz Caída, esse é um dos verdadeiros encantos de Salvador.

O deslumbrante museu do século XVII reúne uma grande parte da história da Bahia e do Brasil. Cada setor e salão do Palacete da Misericórdia reconta uma série de histórias e eventos políticos e sociais da capital baiana.

O local está totalmente conservado, repleto das peças mais belas e preciosas, que recordam os tempos passados.

A qualidade da visita e do atendimento é também outro fator importante para que o Museu da Misericórdia seja umas das melhores atrações de Salvador. A atmosfera do lugar é espetacular!

Memorial da Medicina Brasileira

O museu Memorial da Medicina Brasileira é um monumento comemorativo que reúne uma parte significativa da história da medicina no Brasil.

O monumento está localizado na Praça XV de Novembro, onde funcionava a antiga Faculdade de Medicina em Salvador.

O ano de fundação do museu foi 1982, e ele pertence à Faculdade de Medicina da Bahia que, por sua vez, faz parte da Universidade Federal do estado.

Em sua coleção há mais de 5.300.000 páginas de documentos, nas quais se encontram várias teses, matrículas, experiências, pesquisas de várias gerações diferentes de cientistas e diversos outros documentos que relatam a história da medicina brasileira.

É uma experiência realmente fantástica, principalmente para aqueles que se interessam em saber mais sobre a área.

Museu Náutico da Bahia

Impossível falar de Salvador sem citar o Museu Náutico da Bahia como um dos principais pontos turísticos da cidade. E ele faz por merecer, viu?

O museu está localizado dentro do farol da Barra, em um dos bairros mais badalados e bonitos da cidade e um local incrível para observar o pôr do sol soteropolitano.

O Museu Náutico da Bahia possui um grande acervo de itens militares e artigos náuticos e vale a visita. Incrível, não é?

Casa do Carnaval

Na Casa do Carnaval a maior festa popular do mundo dura o ano inteiro. É uma experiência magnífica!

O museu conta a história da festa com experiências sensoriais e visuais, reunindo vários recortes temáticos do Carnaval, que estão completamente inseridos na cultura popular.

Em seu acervo encontram-se maquetes, roupas e instrumentos fornecidos por artistas da festa.

Além disso, ainda há fotos, documentos históricos e dois cinemas – os visitantes podem ir a esses cinemas e aprender o ritmos do carnaval com a ajuda de monitores

São 4 pavimentos – subsolo, térreo, primeiro andar e um terraço. – e cada um reserva uma etapa diferente da visita.

De quebra, quem visita o museu ainda pode aproveitar o terraço com uma vista de cair o queixo.

Fundação Casa de Jorge Amado

A Fundação Casa de Jorge Amado foi fundada por meios não-governamentais e sem fins lucrativos. A fundação é sediada no casarão que fica em frente ao Largo do Pelourinho.

É uma instituição cultural que exerce diversas atividades e possui um núcleo de pesquisas, com documentações de Jorge Amado, Zélia Gattai e literatura baiana.

O museu é aberto à visitação e seu objetivo é divulgar os acervos de Jorge Amado, além de apoiar os estudos sobre a vida do escritor e a arte baiana.

Cuidados importantes ao visitar os museus

O mundo inteiro precisou se adaptar à pandemia da Covid-19, e isso inclui a capital da Bahia. Apesar de já haver vacina e de grande parte da população ter se vacinado, os riscos ainda existem e são altos.

Durante os passeios pelos museus de Salvador, é importante que os visitantes sigam os protocolos e medidas de segurança.

Por isso, atente-se ao uso da máscara, tenha sempre um pouco de álcool em gel no bolso e mantenha um distanciamento seguro das outras pessoas.

Se necessário, entre em contato com os locais que você vai visitar e pergunte sobre os protocolos de segurança para evitar a contaminação. Assim você pode aproveitar esse incrível passeio e se manter seguro enquanto visita os museus de Salvador Bahia.

Confira mais opções culturais incríveis na capital baiana!

Atividades Incríveis em Salvador

Leia mais

Clube Muito Gourmet
Dicas & Promoções Exclusivas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Turismo

Roteiro de um dia no Centro Histórico de Salvador

Vale a pena ler também...