O que você verá na matéria
- Como chegar na Praia do Forte?
- Quando ir para a Praia do Forte da Bahia?
- Quantos dias e o que fazer na Praia do Forte?
- O que levar na mala e como se locomover na Praia do Forte?
- Onde se hospedar na Praia do Forte – Bahia?
- Onde comer na Praia do Forte?
- Restaurantes Italianos na Praia do Forte
- Pizzarias na Praia do Forte
- Cafés e Sorvetes
- Leia Mais
Em sua origem, a Praia do Forte na Bahia era uma pequena vila de casinhas de pescadores locais, com clima rústico.
Até hoje, o local mantém uma certa estética praiana de uma pequena vila. Entretanto, não se engane, a Praia do Forte não é mais uma deserta praia bucólica, mas tem todas as conveniências para os visitantes e muitos condomínios com luxuosas casas de veraneio.
Passar uma temporada na Praia do Forte da Bahia, além de muito agradável, significa também estar em um balneário para ver e ser visto. O vilarejo tem charme e é badalado nos verões e em feriados ao longo do ano e ,para visitá-lo sem erros, elaboramos um guia da Praia do Forte.
Ainda, ao lado de todas essas conveniências, a vila tem também uma natureza exuberante e encantadora. Ao seu lado está a Reserva Sapiranga, com exemplares da flora brasileira da mata atlântica, que é um bom local para caminhadas e trilhas em meio à natureza. Há ainda belas lagoas e uma atmosfera de hospitalidade para o bem receber nos seus diversos hotéis e pousadas à beira mar.
Como chegar na Praia do Forte?
A Praia do Forte é um dos destinos mais procurados na Bahia.
Ela fica localizada no Município de Mata de São João e seu acesso se dá pela Linha Verde/ BA 099, no litoral ao Norte de Salvador, ficando a aproximadamente 80 quilômetros da capital baiana.
Desse modo, a melhor forma de chegar até lá é pela estrada, que é bem conservada, sinalizada e duplicada nos dois sentidos. Isso porque o aeroporto mais próximo é o de Salvador. Do aeroporto até a Praia é possível contratar transfer direto, com vans ou carros em agências de turismo.
Igualmente, existe ainda a opção de alugar um carro no aeroporto de Salvador. Entretanto, pegar um carro e ir com ele até lá, pode significar que ele ficará apenas estacionado no destino. Isso porque, em Praia do Forte, tudo fica a alguns passos de distância, de modo que, se o destino é somente esta praia, o carro pode ser dispensado. A vila é bem equipada e conta com bancos, farmácias, lojas, mercadinho e principalmente bons restaurantes.
Entretanto, se a ideia é a de conhecer outras praias próximas, o aluguel do carro pode ser uma boa opção. De outro lado, é bom considerar que pode ser um pouco difícil estacionar. A Uber funciona normalmente na Praia do Forte e também há ônibus que fazem a ligação com outros pontos próximos.
Quando ir para a Praia do Forte da Bahia?
A melhor época do ano para visitar a Praia do Forte é a com menos chuvas, entre os meses de agosto a março. Na verdade, o verão é a alta temporada do local e tudo fica bem movimentado, sendo o melhor destino para ver e ser visto.
Aliás, durante o verão, os baianos são como andorinhas que migram para o litoral norte do Estado em busca de praias paradisíacas como as de Praia do Forte, tornando o destino um ponto de encontro.
Quantos dias e o que fazer na Praia do Forte?
4 dias são ideiais para conhecer todas as praias, passear, descansar e aproveitar a gastronomia local. Dá tempo de visitar o Projeto Tamar, tomar banho de mar nas praias que banham a Praia do Forte, que tem águas mornas e calmas, passear pela vila e relaxar em uma rede na sombra tomando água de côco.
Uma das praias que pedem a visita é a praia do Papa Gente, que na maré baixa proporciona um delicioso banho de mar. Ainda há muitas praias deliciosas ao longo da faixa de areia, com corais que as protegem das ondas mais fortes e que formam piscininhas, ideias para as crianças. A Praia do Lord é uma dessas que formam agradáveis piscinas naturais na maré baixa.
Vale a pena fazer uma visita às ruínas do Castelo Garcia D’Avila, remanescente do período colonial brasileiro, sem deixar de lado a memória de tudo o que lá ocorreu.
Além de tudo isso, a Reserva Sapiranga também reserva boas opções de passeios e trilhas.
O que levar na mala e como se locomover na Praia do Forte?
O clima na Praia do Forte (Bahia) é praiano. Assim, a vila da Praia do Forte tem uma atmosfera descontraída e relaxada, de modo que seus visitantes costumam usar chinelos e sandálias para ir a quase todos os lugares.
Do mesmo modo, roupas leves e coloridas estão em conformidade com o ar relaxado da Praia do Forte. Outra coisa que não pode faltar na mala é um bom protetor solar, além de chapéu e óculos escuros.
Durante o verão também costumam acontecer shows e festas com estrelas da música baiana dando um tom animado à vila praiana, portanto ponha na mala algo confortável para esses momentos de descontração.
Assim, verdade seja dita, ao visitar o local esqueça o sapato alto, uma vez que as ruas são de calçamento de paralelepípedos e convidam a caminhadas relaxantes. Inclusive, uma charmosa igrejinha na beira do mar é um lindo local para fotos no qual se chega apenas caminhando.
Além disso, a locomoção dentro da Praia do Forte também pode ser feita de bicicleta e bicicletas táxi, afinal, carros não são permitidos na rua principal.
Da mesma forma, na rua principal da vila, onde ficam os principais restaurantes e lojas, além de algumas pousadas, há um calçamento que é acessível inclusive para pessoas com dificuldade de locomoção e que usam cadeira de rodas, sendo também ideal para carrinhos de bebês.
Onde se hospedar na Praia do Forte – Bahia?
Na Praia do Forte oferece uma variedade de opções de hospedagem para todos os gostos e orçamentos. Aqui estão algumas sugestões de lugares para se hospedar e aproveitar ao máximo a sua estadia:
Tivoli Ecoresort
O Tivoli é um luxuoso resort localizado bem no coração da Praia do Forte. Ao se hospedar no local, além de todas as comodidades de um confortável hotel, você estará pertinho de tudo.
O local oferece quartos espaçosos e confortáveis, com vista para o mar. O resort também possui várias piscinas, spa, academia, campos de tênis e um excelente restaurante. É uma ótima opção para quem procura conforto e luxo durante sua temporada na Praia do Forte.
Iberostar Selection
No Iberostar, você pode desfrutar de uma variedade de opções gastronômicas em um dos seis restaurantes ou cinco bares, relaxar nas cinco piscinas, cuidar do corpo e da mente no SPA Sensations, tudo isso em sistema All Inclusive.
Se você é fã de golfe, pode jogar no campo de 9 buracos com 36 pares, projetado por P.B. Dye. As crianças também possuem uma programação especial no Star Camp.
O hotel tem acesso direto à praia e os seus quartos também possuem vista para o lindo mar da Bahia. Tudo isso em um único espaço, permitindo que você se conecte tanto consigo mesmo quanto com o meio ambiente.
Pousadas e Airbnb
Se você estiver procurando por uma opção mais econômica, existem muitas pousadas e opções de aluguel de temporada, como Airbnb, na Praia do Forte. Essas opções geralmente oferecem quartos simples, mas limpos e confortáveis, e podem ser uma ótima escolha para aqueles que desejam economizar dinheiro enquanto viajam.
Além disso, as pousadas e aluguel de temporada geralmente oferecem uma atmosfera mais autêntica e uma chance de se misturar com a comunidade local.
Onde comer na Praia do Forte?
São muitas as opções, sendo assim, escolher uma delas dependerá muito das suas preferências. Separamos as nossas sugestões em 4 categorias para facilitar as coisas para você.
Todavia, independente da sua escolha, temos certeza que sairá satisfeito. Então, vamos lá?
Café da Manhã na Praia do Forte
É importante lembrar que as pousadas e hotéis da Praia do Forte oferecem deliciosos cafés da manhã com produtos regionais, como, por exemplo, beijus feitos da hora e requeijão frito.
De outro lado, se você procura um lugar para tomar a primeira refeição do dia na Vila, a indicação é o Casa da Nati.
Aqui o café da manhã é servido por quilo e tem muitas delícias regionais, como cuscuz e bolos. É uma boa maneira de começar o dia!
Comida Baiana na Praia do Forte
Então, não poderíamos começar por outra senão pela tradicional comida baiana, não é verdade?
Souza Bar
Sem dúvidas, o mais famoso restaurante da Praia do Forte. Além disso, um point tradicional e badalado no happy hour.
Seu carro chefe é o bolinho de peixe, que é conhecido como o melhor da Bahia. Aliás, o bolinho de peixe do Souza está para a Praia do Forte, assim como o acarajé está para Salvador, você não pode sair de lá sem provar a receita original.
Além disso, não faltarão opções da culinária baiana no menu.
Durante o verão, o local é parada obrigatória, graças a boa música e as deliciosas caipifrutas.
- Leia também: Puro encantamento: conheça o Baixio.
Sabor da Vila – Restaurante do Zequinha
Zequinha trabalha com comida caseira, como aquela que estamos acostumados a comer em casa, feita com carinho de mãe.
Assim, do prato mais simples, como arroz e feijão, aos mais especiais, como a famosa moqueca da casa, todos merecem uma oportunidade.
Além disso, o restaurante fica na rua principal da vila e funciona desde 1994, mais uma prova da sua qualidade.
Donana
Uma vez na Praia do Forte, na Bahia, tem que comer uma comida local, não é mesmo? Então experimente a moqueca de camarão do Donana.
Além disso, como entrada, nossa recomendação é casquinha de siri.
O ambiente é super agradável e o preço justo.
Ademais, é uma excelente oportunidade para um passeio a dois ou ainda para um momento especial em família.
Restaurantes Italianos na Praia do Forte
Para os apaixonados pela culinária italiana também não faltam opções!
Taverna Paradiso
Dizem por aí que este é o melhor restaurante italiano de toda a vila. A bruschetta e o fettuccini com frutos-do-mar são boas escolhas, e a burrata artesanal uma boa pedida.
Ainda, um excelente atendimento e uma carta de vinhos adequada são seus diferenciais.
Antes de entrar, dê uma olhada no cardápio que fica logo na frente do restaurante, pois ele está entre os mais caros do local.
Il Cantuccio
Quer saber onde comer na Praia do Forte sem gastar tanto? Esta pode ser uma boa opção.
Escondidinha em uma viela e instalada em uma pequena casa, está esta Piccola Cuccina Italiana.
Aqui, os pratos são bem preparados e os valores justos para pratos individuais com frutos-do-mar.
Um bom lugar tanto para o almoço como para o jantar.
Polomar
O Polomar entra nessa seleção por ser um dos melhores italianos da região, muito embora não fique dentro da Praia do Forte, mas a alguns quilômetros de lá.
O restaurante tem uma linda vista panorâmica de um belíssimo campo de pólo. Sua decoração é charmosa e sua gastronomia inspirada nos melhores pratos mediterrâneos.
Até então, é uma das mais chamosas e sofisticadas opções.
Todavia, há apenas algumas mesas disponíveis, portanto, em alta temporada, é preciso reservar uma mesa.
Pizzarias na Praia do Forte
E que tal uma boa pizza? Vamos às sugestões de pizzaria na Praia do Forte.
Vinopizza
Comida italiana de qualidade, ambiente aconchegante e um atendimento atencioso é o que você encontrará ao visitar o Vinopizza.
Gnocchi, ravioli ou penne com diferentes molhos estão disponíveis, muito embora o carro chefe seja mesmo a pizza em deliciosos sabores.
Além disso, a carta de vinhos é bem variada.
Pizza Itália
Certamente você irá se surpreender com a pizza da Pizza Itália.
As pizzas são preparadas por Angelino Tuzzolino, um simpático siciliano que marca presença no local, sempre checando como estão os clientes.
Um cardápio variado e delicioso, e um atendimento cortês são seus diferenciais.
A pizza tem massa fina e lembra mesmo a tradicional pizza italiana. Aproveite a visita para experimentar o limoncello.
7 Pizzas
Tudo bem, se ainda não conseguiu escolher onde comer na Praia do Forte, temos ainda mais uma sugestão. Vamos de pizza novamente. O espaço costuma estar cheio, portanto chegue cedo.
A sua pizza de camarão é famosa, segundo alguns clientes a melhor pizza de camarão que você vai encontrar.
O preço é compatível com pizzarias de alto padrão.
O atendimento também chama atenção, bem como o ambiente, bem aconchegante.
O lugar em si é maravilhoso, não deixe de visitar!
Cafés e Sorvetes
É claro que não poderíamos deixar de indicar uma cafeteria e uma sorveteria na região. Fique a vontade para dar uma passadinha em cada uma, você certamente não irá se arrepender.
Tango Café
O Tango Café é um dos mais tradicionais da vila, por isso, não poderíamos deixá-lo de fora da nossa lista de onde comer na Praia do Forte. A casa é tradicional e está aberta desde 1994, e o cardápio variado e delicioso.
O café coado na hora na própria mesa tem um belo aroma.
As tortas e sanduíches também não ficam para trás, mas também a original empanada argentina e os croissants merecem destaque.
Calma que tem mais, os preços são justos e os atendentes receptivos e atenciosos.
Crema
Uma unidade da sorveteria Crema está localizada na rua principal da vila, adoçando o fim da tarde na Praia do Forte.
Não deixe de experimentar os sabores pistache e neríssimo.
É uma excelente pedida para os dias de calor e dolce far niente.
Siga o MuitoGourmet no Instagram para mais dicas de Gastronomia em Salvador!
Leia Mais
- Casa de Tereza oferece Caruru de Cosme e Damião o ano inteiro
- Cöa completa 1 ano no Rio Vermelho com nova estrutura e menu exclusivo
- Gero Salvador abre as portas no Hotel Fasano com proposta casual e refinada
- Manoel Beato ministra Masterclass no Fasano Salvador com vinhos da Quinta dos Avidagos
- Como um fungo está revolucionando a gastronomia e o combate ao desperdício
[…] Leia também: Praia do Forte: Guia completo com dicas de atividades e lugares para comer. […]
[…] Leia também: Praia do Forte: Guia completo com dicas de atividades e lugares para comer. […]