fbpx
Turismo

Quando Começa o Verão em Salvador?

Quando começa o verão em Salvador?
Foto por twenty20photos.

Saber quando começa o verão em Salvador é importante para quem deseja visitar a capital baiana.

Assim como no restante da Bahia e de quase todo o Brasil, o clima de Salvador é tropical. Ele se caracteriza pelas elevadas temperaturas e pelo alto grau de umidade, perfeito para quem gosta de curtir uma praia.

O início do verão, isso é, do fenômeno astronômico conhecido como Solstício de Verão, ocorre em dezembro no Hemisfério Sul.

Mas, o verão em Salvador começa, de fato, no período em que ocorrem algumas celebrações, festas e a chegada de turistas. Saiba tudo sobre o verão em uma das cidades mais incríveis da Bahia.

Quando começa o verão em Salvador?

Para organizar qualquer viagem, um dos passos mais essenciais é avaliar quais são as melhores datas.

Em Salvador, uma das estações preferidas para passar as férias é o verão, e isso vale para várias outras cidades brasileiras. Na cidade que abriga o Pelourinho, um dos pontos turísticos mais conhecidos da Bahia, o clima de verão dura praticamente o ano todo.

O que significa que você mesmo pode escolher quando o seu verão em Salvador vai começar. Mas, de modo mais específico, o verão se inicia em 21 de dezembro e termina no dia 20 de março.

Como é o clima em Salvador?

As temperaturas são consideravelmente constantes durante o decorrer do ano. As máximas variam entre 32°C no verão e 29°C no inverno, que ocorre nos meses de julho a agosto. Já as temperaturas mínimas variam entre 24°C no inverno e 26°C no verão. Além disso, a média anual de horas de sol da cidade de Salvador é de 2.400 horas.

A água do mar está quase sempre bem aquecida e agradável, possuindo temperaturas entre 28°C e 25°C durante todo o ano. Aliás, por se tratar de uma região litorânea, o clima em Salvador é bem controlado pela brisa do mar.

Principais atrações e pontos turísticos de Salvador

Para quem deseja visitar Salvador, o que não pode faltar na lista de pontos turísticos é o charmoso Pelourinho. A UNESCO reconheceu o Centro Histórico da capital da Bahia como Patrimônio da Humanidade. O bairro é cercado de construções dos séculos XVII e XVIII que caracterizam o local.

Portanto, o Pelourinho é uma das atrações mais imperdíveis da cidade. Por isso, se tiver a oportunidade, não deixe de passar por lá.

Porém, existem outras atrações que são de tirar o fôlego e causar experiências únicas e incríveis. Por isso, se quiser ter férias de verão com tudo de bom que tem em Salvador, é melhor pesquisar bastante e ficar por dentro do assunto.

E foi pensando nisso que elaboramos a lista a seguir. Veja:

Rio Vermelho

O Rio Vermelho é um dos bairros mais populares de Salvador e está repleto de ótimos bares, restaurantes e hotéis, além de possuir uma cena cultural impressionante.

Em fevereiro, enquanto ainda dura o verão, o bairro da capital é o lugar onde ocorre a famosa Festa de Iemanjá, uma das celebrações mais tradicionais da Bahia.

Além disso, o bairro é muito conhecido por ter uma vida noturna bem agitada. Um dos principais pontos do bairro é o antigo Mercado Rio Vermelho, também chamado de Ceasinha, lugar de encontro entre vários jovens e turistas.

Ilha de Itaparica

A Ilha de Itaparica é o verdadeiro Caribe Baiano. Ela é a maior ilha da Baía de Todos os Santos e abriga dois municípios: Itaparica e Vera Cruz.

Lá se encontram várias praias muito frequentadas e também águas claras e tranquilas. Além do mais, quem deseja ir até à ilha pode aproveitar um passeio de ferry boat ou lancha, as duas maneiras mais rápidas de chegar até lá.

Farol da Barra 

Não tem como falar de Salvador sem citar 3 dos pontos turísticos mais conhecidos: Pelourinho, Elevador Lacerda e o Farol da Barra.

O Farol fica em uma localização privilegiada que proporciona uma das vistas mais belas da Baía de Todos os Santos.

Veja a uma excelente opção de roteiro de um dia pelo Farol da Barra.

Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM

Para os amantes de arte, o Museu de Arte Moderna da Bahia é o principal espaço para a arte contemporânea no estado, e também um dos mais importantes do Brasil.

Praia da Barra

Considerada em 2007 como a 3ª melhor praia do mundo, a Praia da Barra fica localizada entre o Forte de São Diogo e o Forte de Santa Maria. Possui aproximadamente 600 metros de faixa de areia, além das águas calmas e claras. 

Praia do Porto da Barra

É uma das praias mais movimentadas e populares da capital. Sua orla possui diversas opções de bares, hotéis e restaurantes que fazem o bairro ser badalado durante qualquer período do dia. 

Como suas águas são calmas e tranquilas a todo momento, a Praia do Porto da Barra é ideal para quem está com crianças.

Praia de Itapuã

A Praia de Itapuã é um dos pontos turísticos que não podem faltar na sua lista de atrações imperdíveis de Salvador. O bairro de Itapuã fica no lado leste da capital baiana, quase saindo da cidade.

Além do Farol localizado na praia, você ainda conta com as lindas águas verdes, areia clara, coqueiros e as piscinas naturais.

Ponta do Humaitá

Considerado um dos melhores pontos de Salvador para se observar o pôr do sol, a Ponta do Humaitá é um lugar excelente para admirar a grandiosidade da Baía de Todos os Santos. Um pequeno farol, um convento e uma simples igreja proporcionam todo o charme do local.

Morro do Cristo 

O Morro do Cristo possui uma encantadora estátua do Cristo Redentor na sua região mais alta, por isso recebe este nome. Aos finais de semana, é um ótimo local para quem gosta de utilizar a área verde para praticar atividades ao ar livre, na companhia de amigos ou família.

O que levar na mala para Salvador?

Depois de todas essas informações sobre o clima no verão em Salvador, com certeza os itens mais essenciais para a viagem não são um mistério. Especialmente no verão, o clima em Salvador é bem quente.

Por esse motivo, podemos começar citando a importância de levar um protetor solar e usar sempre que for sair durante o dia. 

Durante o período de incidência solar o calor é mais elevado. Por isso, passar as férias na cidade requer muitas roupas frescas e também os itens de praia, cruciais para tomar sol e banho de mar nas águas quentes do litoral baiano. Dessa forma, escolha as melhores roupas de banho e algumas peças mais leves.

Aliás, para quem gosta de praticar esportes e atividades ao ar livre, é importante lembrar dos tênis e também de roupas apropriadas para isso.

Leve também algumas roupas mais sociais, por que você provavelmente irá em um restaurante à noite ou em encontros mais formais.

Além disso, é fundamental arrumar as malas levando em consideração a quantidade de dias que você irá passar em Salvador.

Cuidados antes da viagem

Tomar alguns cuidados antes de viajar é importante para qualquer que seja o seu destino. Principalmente nos dias de hoje, atentar-se às documentações e outros fatores é crucial para saber se está tudo em dia e conforme o indicado.

Por isso, veja agora alguns dos cuidados que deve tomar antes da sua viagem:

  • Mantenha toda a sua documentação em dia
  • Leve na mala alguns itens essenciais de primeiros socorros
  • Tem uma ideia do clima do seu destino e verifique a previsão do tempo
  • Organize-se financeiramente. É importantíssimo quando se trata de emergências
  • Verifique a existência de eventuais problemas que possam bagunçar a sua viagem
  • A carteira de vacinação? É importante que esteja atualizada, principalmente enquanto vivemos com a ameaça da covid-19

Se vai se hospedar em um hotel ou pousada, não deixe de pesquisar ou perguntar as exigências para a hospedagem no estabelecimento. Além disso, procure esclarecer quaisquer dúvidas que você tenha sobre o destino escolhido. É um passo fundamental para ter uma viagem mais agradável e satisfatória, dentro daquilo que você espera.

Atividades Incríveis em Salvador

Últimas matérias

Clube Muito Gourmet
Dicas & Promoções Exclusivas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Turismo

Ilha de Itaparica: Como Ir? Saiba como chegar neste Paraíso Baiano

Vale a pena ler também...