fbpx
Turismo

O que fazer em Salvador em 5 dias

Forte São Marcelo | Foto: Felipe Dias / Unsplash

Viajar é um dos maiores sonhos de consumo da nossa vida, não é mesmo?

Uma das cidades mais visadas para turismo hoje em dia, por ser além de bela um local com muita história, é a cidade de Salvador na Bahia.

Contudo, muitas vezes, depois de planejarmos um destino, nos pegamos ao pensar em como aproveitar ao máximo o local e quais são as programações e lugares que não podemos deixar de visitar em nossa viagem.

Se você está passando por isso, não precisa mais se preocupar.

Separamos em um guia completo um roteiro de o que fazer em Salvador em 5 dias. Vamos lá?

Dia 1: Dia de focar no centro turístico

Começar a viagem a Salvador pelo centro turístico é a melhor pedida, pois assim já estará a par da história da cidade e de tudo que é mais interessante. Conhecendo a parte cultural do local primeiro, você terá um contato mais compreensivo com a culinária e outros itens da cultura da região.

Uma sugestão é começar o seu passeio pelo Mercado Modelo, que é o mais famoso e bonito da cidade. Ali você encontra desde alimentos típicos até souvenirs para levar aos seus queridos ao fim da viagem, além de instrumentos musicais baianos, doces típicos como a deliciosa cocada baiana, etc. Atualmente, o Mercado encontra-se em reforma, mas continua a funcionar em uma tenda ao lado da construção original. Essa é só a primeira parada e você já sai encantado!

Depois desse passeio, ao lado do mercado você encontra o Elevador Lacerda, que une a área mais alta do Pelourinho com a área mais baixa da cidade. Lá, você poderá percorrer as áreas históricas de Salvador.

Elevador Lacerda e a vista da Baía de Todos os Santos

Ao fim do passeio de elevador, chega um dos pontos altos do primeiro dia de viagem a Salvador, que é conhecer e explorar o famoso Pelourinho, chamado de “Pelô” de forma carinhosa pelos baianos. O coração da cidade carrega consigo diversos restaurantes, lojas e cenários de tirar o fôlego.

Pelourinho – Centro Histórico de Salvador

Aqui, você não precisa ter pressa para acabar o passeio, pois o Pelourinho é cheio de lugares, ruas e pessoas a conhecer, não é à toa que é um dos principais pontos turísticos da Bahia.

Leia também:

Dia 2: Conhecendo outras regiões de Salvador

O dia 1 já rendeu muitas emoções, não é mesmo? Por isso, o roteiro do dia 2 sugere continuar explorando as vielas, ruas e lugares encantadores da sua viagem a Salvador. A escolha fica a seu critério, visto que a cidade oferece muitas opções de lazer e locais para conhecer, desde praias até centros comerciais.

Uma das praias de maior destaque entre os turistas é a Praia do Flamengo, que fica na divisa entre a cidade de Salvador e Lauro de Freitas, bem pertinho do aeroporto. 

A Praia do Flamengo é linda e cheia de atrações, trazendo boas ondas para os surfistas aproveitarem, o que não impede o banho seguro para banhistas, moradores e turistas. Há também barracas e quiosques especiais para você almoçar ou fazer um lanche com o gostinho da culinária baiana. 

E por falar em culinária, confira a nossa seleção especial de Onde Comer em Salvador uma boa Moqueca: 5 opções para não errar para experimentar essa iguaria da gastronomia baiana.

Dia 3: Conhecendo um pouco mais as praias de Salvador

No dia 3 sugerimos que seu roteiro continue focado em conhecer as demais praias de Salvador, que são com certeza um dos pontos fortes da cidade. Outra praia tão linda e cheia de atrações como a Praia do Flamengo que falamos acima é a Praia do Forte, que também fica pertinho do Aeroporto.

É perfeita para visitar durante a sua estadia ou perto da hora de voltar para casa!

Lá você conhecerá melhor o Projeto Tamar, que resgata e cuida de animais marinhos e também poderá relaxar ao som das ondas e curtir a água limpa e quentinha que só temos na Bahia.

Leia também:

Dia 4: Dia de explorar as ilhas de Salvador

Como você pode ver, há muito o que fazer em Salvador em 5 dias. Agora que você já conhece melhor os centros turísticos e as praias, que tal conhecer as ilhas de Salvador? Com certeza será um momento único em sua vida!

Você pode usar a sua imaginação para incrementar o seu passeio, contratando passeios fechados de barco, lancha, catamarã, escuna, etc. Assim, a sua viagem fica ainda mais completa e interessante!

São muitas as ilhas a explorar, e uma das mais chamativas e belas é a Ilha dos Frades, um local super reservado e com a sua natureza preservada. Ela recebe poucos visitantes por dia, por isso, é preciso se planejar antes do passeio.

Essa ilha oferece aos turistas e moradores das redondezas uma água limpa, quentinha e no tom esverdeado, uma visão realmente inesquecível! 

Há também a Ilha de Itaparica e a Ilha da Maré, que formam a Baía de Todos os Santos. Também vale a pena conhecer!

Dia 5: Encerre o passeio com descanso e o que faltou ser visto em Salvador

A sua viagem a Salvador está chegando ao fim, e apostamos que foi uma aventura incrível, não é mesmo?

Provavelmente o cansaço está tomando conta, logo, o melhor é descansar e curtir o que ainda não deu tempo de ser visto. Caso não queira se deslocar demais, poderá fazer um repeteco dos lugares que mais gostou na cidade, que tal?

Se durante os cinco dias não deu tempo de conhecer todas as praias que queria, uma sugestão é dar uma passadinha na praia de Itapuã, famosa pela música de Vinícius de Moraes e Toquinho. Além de ser um lugar lindo e inspirador, tem água quentinha e calma para um banho relaxante de mar!

Com vontade de visitar o acervo de museus da cidade? Confira a nossa seleção e Conheça os Melhores Museus de Salvador – Bahia .

Caso também não tenha tido tempo, vale a pena visitar a Basílica do Nosso Senhor do Bonfim, uma das igrejas mais tradicionais da cidade. Construída em meados do século 18, sua estrutura mantém muito da sua originalidade e dos traços barrocos e rococó, e claro, traz em sua fachada as famosas fitinhas coloridas do Senhor do Bonfim.

Igreja do Nosso Senhor do Bonfim

Ufa!

Em cinco dias deu pra conhecer muita coisa em Salvador, não é mesmo?

Para você conhecer mais ideias do que fazer em sua viagem, não deixe de visitar o nosso site para ver mais opções de atrações e ideias de passeio em Salvador.
Para quem fará uma viagem mais curta, recomendamos a leitura: O que fazer em Salvador em 1 dia: um roteiro básico e eficiente. E para quem ainda não sabe onde ficar em Salvador, pode conferir a nossas Dicas de Hotéis.

Atrações Imperdíveis em Salvador

Leia Mais

Clube Muito Gourmet
Dicas & Promoções Exclusivas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Turismo

O que fazer em Salvador em 1 dia: um roteiro básico e eficiente

Vale a pena ler também...