fbpx
Turismo

O que fazer em Salvador sozinha? Roteiro e dicas

Foto: Matheus Cardoso

Vai viajar para a Bahia e quer descobrir o que fazer em Salvador sozinha? Já vou adiantando que não vão faltar opções.

A cidade é perfeita, em todos os sentidos. Seja acompanhada ou sozinha, conhecer de perto os seus encantos pode impressionar você.

Por isso, elaboramos um roteiro que vai te deixar encantada e tornar incrível a sua viagem a Salvador.

O que fazer em Salvador sozinha: Roteiro completo

Salvador está cercada de belas praias e atrações turísticas de tirar o fôlego, e por isso a melhor opção é organizar um roteiro dos lugares que você quer visitar.

A cidade possui diferentes alternativas para quem quer fazer um passeio sozinha e aproveitar as férias.

A verdade é que, sozinha ou não, temos certeza que você terá muito o que fazer em Salvador. Veja agora as melhores opções de passeios da região:

Pelourinho, o cartão postal de Salvador

Não tem como falar de Salvador sem lembrar de um dos maiores cartões postais da Bahia, o Pelourinho.

É o bairro mais famoso da cidade, e um dos melhores pontos turísticos da região. Suas construções coloridas, a movimentação e diversas igrejas tornam o bairro charmoso e muito atrativo.

Além do mais, o Pelourinho abriga alguns dos mais importantes museus e praças da cidade, como o Museu Afro-brasileiro e a Praça da Sé, que foi reaberta recentemente.

E para quem gosta de arquitetura ou religião, as igrejas do Pelourinho não decepcionam. A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e a Igreja e Convento de São Francisco, por exemplo, são algumas das mais encantadoras da região.

Pelourinho – Foto: Celso Hashimoto/Unsplash

Praias de Salvador

Na cidade o que não faltam são boas opções de praia para curtir o clima quente e gostoso da Bahia.

Qualquer praia que você escolher para passar o seu dia em Salvador vai te agradar. Aliás, cada uma delas possui um charme especial, garantindo belas paisagens e muita diversão.

Uma das melhores e mais famosas de lá é a Praia do Farol da Barra, que é um encanto e abriga outro ponto turístico bem conhecido: o Forte de Santo Antônio.

Além disso, outras praias excelentes para visitar sozinha em Salvador são as praias de Itapuã, Ondina e a do Porto da Barra.

Você também pode ir até a Ilha de Itaparica ou visitar a formosa Baía de Todos os Santos, dois passeios imperdíveis.

Basílica Nosso Senhor do Bonfim

A Basílica Nosso Senhor do Bonfim é uma atração religiosa imperdível em Salvador. A arquitetura do templo é neoclássica do século XVIII, e segue os lindos padrões do movimento artístico francês, chamado de rococó.

Toda essa formosura ainda é complementada por milhares de fitinhas coloridas que ficam logo na entrada da basílica.

Várias pessoas amarram suas fitinhas de Nosso Senhor do Bonfim ali todos os dias, e fazem seus pedidos. É uma tradição que pode te surpreender e é uma das coisas que você pode fazer em Salvador sozinha.

Tradicionais fitas na Igreja do Senhor do Bonfim – Foto: Marianna Smiley/Unsplash

Mercado Modelo

O famoso Mercado Modelo também é um ótimo ponto turístico para visitar sozinha quando for a Salvador.

Lá você pode conhecer e comprar artesanato, roupas e doces de diferentes tipos. Além disso, pode se alimentar no restaurante que fica no andar de cima.

Apesar de encontrar-se em obra de requalificação, no momento, o Mercado continua parcialmente aberto para visitas.

Mercado Modelo – Foto: Matheus Seiji/Unsplash

Elevador Lacerda

Assim que visitar o Mercado Modelo você pode ir até o Elevador Lacerda, ou vice-versa, a ordem é você quem decide.

O elevador fica logo em frente ao mercado, e por um valor simbólico de 15 centavos você pode descer e ir ao mercado ou subir até a Cidade Alta.

Elevador Lacerda – Foto: Cleverson Magalhães/Unsplash

Farol da Barra

O Farol da Barra já é encantador à primeira vista, e tudo melhora conforme você vai conhecendo o local. 

O monumento oferece uma vista incrível para o mar que o rodeia, além de estar cercado por um gramado tranquilo e agradável, onde muitas pessoas se sentam para aproveitar o dia e o cenário natural.

A estrutura pertence ao Forte de Santo Antônio da Barra, que abriga tanto o Farol da Barra quanto o Museu Náutico da Bahia. Como você pode ver, são várias atrações turísticas bem pertinho umas das outras.

Você pode visitar a Praia do Farol da Barra, ir até o museu, fazer uma visita ao farol e depois observar a vista e a tranquilidade no gramado em volta.

E para quem gosta de apreciar o pôr do sol, nada melhor do que passar por lá no finalzinho da tarde. Além de ver o sol se pôr, você ainda pode admirar a vista da Baía de Todos os Santos. Um passeio completo para quem vai viajar sozinha para Salvador.

Farol da Barra – Foto: Julian/Unsplash

Onde se hospedar em Salvador sozinha? 

Salvador é uma cidade grande e contém uma imensa variedade de hotéis e pousadas, para os mais variados gostos e bolsos. Por isso, você encontra hotéis 5 estrelas e outros mais econômicos.

Então, antes de viajar, determine o quanto você está disposta a pagar pela hospedagem, considerando a razão da sua viagem. O ideal é pesquisar na internet e fazer um orçamento.

Porém, além de determinar que tipo de lugar você vai se hospedar, escolha uma opção que fique mais próxima dos lugares que você vai visitar. Como estará sozinha, um hotel mais acessível acaba sendo a opção mais segura e econômica. 

Uma super dica que podemos te dar é que você escolha uma hospedagem fora do Centro Histórico, já que o local obriga você a fazer deslocamentos extensos. Além disso, essa área da cidade está sempre cheia de guias turísticos e vendedores ambulantes. Você não vai querer pessoas te perseguindo enquanto faz o seu passeio.

Se você optar por ficar na Barra e curtir as praias e atrações do bairro, temos duas sugestão de hospedagem: o Monte Pascoal Praia Hotel e o Hit Hotel.

Mas, se preferir o badalado Rio Vermelho, um bairro mais noturno e o polo gastronômico de Salvador, você pode se hospedar no Novotel Salvador Rio Vermelho.

E para ficar próxima a uma das regiões mais famosas da cidade, o Pelourinho, bons lugares para se hospedar são o Hotel Casa do Amarelindo e o Bahia Café Hotel.

Onde comer em Salvador

A culinária da Bahia é única e maravilhosa, e Salvador é uma das melhores cidades para experimentar os pratos típicos do estado.

Você pode saborear diversas delícias da região, desde deliciosos acarajés aos suculentos frutos-do-mar.

Existem vários restaurantes na cidade, para agradar todos os paladares. Tem opções gastronômicas para quem gosta de comida japonesa, para quem deseja tomar um bom café da manhã, para quem aprecia a culinária italiana e para os que amam uma boa moqueca.

Melhores épocas para visitar Salvador sozinha

Salvador é o tipo de cidade que agrada em qualquer época do ano. Porém, para pessoas que querem curtir as praias e evitar dias chuvosos, é bom dar uma olhada nisso.

Por isso, saiba que os meses de abril, maio e junho são os mais chuvosos da região. Então, se deseja aproveitar o sol talvez seja conveniente evitar essas épocas. 

Em contrapartida, para quem quer economizar, é justamente nesses meses que a cidade fica mais barata.

O verão costuma deixar a cidade cheia de turistas e moradores locais, que curtem o clima ensolarado da capital. É também uma época excelente para quem quer aproveitar o carnaval baiano.

Quantos dias ficar em Salvador?

Isso fica a seu critério. Mas, ficando 1 dia ou 10, saiba que não vai faltar o que fazer em Salvador sozinha.

Porém, se o seu tempo for curto, você pode dar uma olhada em um roteiro básico e eficiente do que fazer em Salvador em 1 dia.

Dicas para a viagem

Organize sua mala de viagens

Leve tudo que for necessário! Não se esqueça de levar comprovantes e cópias dos seus documentos pessoais atualizados.

Além disso, é importante verificar se esses documentos são válidos, isso é, se você tem um RG, passaporte ou carteira de motorista com data de vencimento maior do que a previsão do fim da sua viagem.

Os kits de medicamentos também são de extrema importância, principalmente se você sofre de alguma condição específica.

Por isso, coloque em sua mala alguns remédios para dor de cabeça, muscular, e outros que você julgar necessários. É válido lembrar que esses medicamentos devem ser carregados em uma mala de mão, já que devem ficam em locais acessíveis caso você precise usar.

Guarde uma parte do seu dinheiro no hotel

Se prepare adequadamente antes de sair do hotel para fazer um passeio. Uma das maneiras de fazer isso é cuidando do seu dinheiro.

Da mesma forma que você não deve sair sem dinheiro em espécie, ou seja, apenas com cartões de crédito, o ideal é que também não saia carregando toda sua grana por aí. Dê preferência a notas pequenas e moedas.

Além disso, leve para sua viagem uma quantidade de dinheiro maior do que os custos definidos no seu orçamento, afinal, imprevistos acontecem e o melhor é estar prevenida.

Se planeje e informe conhecidos

Ao viajar sozinha você estará correndo alguns riscos, então o ideal é que você avise a familiares ou amigos que está indo para uma viagem.

É uma maneira de aumentar sua segurança e prevenir que pessoas conhecidas fiquem preocupadas com você.

Se preferir, fale sobre o tempo que vai ficar fora e a que lugares você irá. Não deixe de telefonar para pessoas importantes quando já estiver na cidade.

Atente-se ao uso celular

Não fique de bobeira usando o celular em público em Salvador, afinal, a cidade é grande e assim como acontece em todas elas, a capital baiana também enfrenta problemas com assaltos.

Por isso, não fique andando com o celular na mão. Se for tirar fotos, preste muita atenção ao seu redor, principalmente se estiver saindo à noite.

Viajando sozinha, é claro que você deverá evitar ao máximo andar em becos e ruas escuras ou com pouco movimento. Nessa situação você poderá ficar vulnerável a todo tipo de coisa, então previna-se.
Preparada para viajar sozinha para Salvador e curtir tudo o que tem de bom na cidade? Agora, que tal saber quando começa o verão em Salvador? Você pode conferir isso nesta matéria.

Atrações Incríveis em Salvador

Leia Mais

Clube Muito Gourmet
Dicas & Promoções Exclusivas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Na Rua

Os 5 melhores lugares para tomar café da manhã em Salvador

Vale a pena ler também...