fbpx
Turismo

36 horas em São Paulo: NY Times destaca nossa gastronomia e cultura

Museu do Ipiranga - Foto: Elements

O jornal americano destacou um itinerário de 36 horas na cidade paulista com museus e restaurantes indispensáveis para o turista.

No último dia 24 de novembro, o The New York Times publicou um destaque sobre o Brasil, mais especialmente, recomendou um roteiro de 36 horas na cidade de São Paulo sugerindo espaços culturais, de compras e também de gastronomia.

É bem curioso ler sobre o nosso país sob a perspectiva de outros olhares, especialmente no que diz respeito ao que é destacado como local de interesse em um itinerário de um turista.

A verdade é que São Paulo, de fato, é uma cidade imensa, com milhões de habitantes, uma metrópole urbana barulhenta, movimentada e divertida, com muita comida de rua e muita cultura e arte para ser vista e experimentada, o que a torna objeto de grande interesse por todo o mundo.

Junto a tudo isso, a cidade de São Paulo é também a que mais recebe estrangeiros no país e concentra, dentre as suas milhares de opções de restaurantes, amostras da culinária de diversas regiões do país.

Diante disso, uma boa lista com dicas é indispensável para quem pretende conhecer melhor a cidade e o ter contato com um pouco do resto do país através dela.

Vamos conferir alguns dos destaques da seleção feita pelo artigo, sem deixar de acrescentar o nosso pitaco gastronômico ao final.

36 horas em São Paulo: Cultura

Como o artigo destaca, nesse bicentenário da Independência do Brasil, vale uma visita ao Museu no Ipiranga para entender melhor a formação do país. Recém reaberto após uma ampla reforma, o museu agora conta com novas exposições, especialmente a “Mundos do Trabalho”, que apresenta a atuação de trabalhadores em diferentes atividades e períodos da história do Brasil.

Um segundo destaque vai para o Museu Afro Brasil, localizado dentro do Parque Ibirapuera, também um local obrigatório para quem visita a cidade. O Museu “conserva, em 11 mil m2 um acervo com mais de 8 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XVIII e os dias de hoje. O acervo abarca diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiros, abordando temas como a religião, o trabalho, a arte, a escravidão, entre outros temas ao registrar a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira.” A visita é imperdível.

NY Times 36 horas em São Paulo: Museu Afro Brasil
Museu Afro Brasil – Foto: Reprodução

36 horas em São Paulo: Gastronomia

Já que a ida ao Museu Afro Brasil vai alimentar a alma do visitante com muita cultura, a sugestão é a de reservar uma mesa no Selvagem, que traz diversos pratos da culinária brasileira para alimentar o corpo na hora do almoço.

Os sabores brasileiros estão no centro das criações do Chef Filipe Leite em um local completamente novo e integrado ao bosque onde está localizado, também dentro do Parque Ibirapuera, como o Museu. O local é também um bom refúgio do barulho da cidade.

NY Times 36 horas em São Paulo: selvagem
Polvo grelhado com arroz vermelho de porco na rapadura, acompanhado de vinagrete de abacaxi – Foto: Reprodução

Na cidade onde ir à padaria é um programa quase que obrigatório, o destaque é a Zestzing Padaria Artesanal. Eleita por duas vezes consecutivas, nos anos de 2021 e 2022, pela Veja São Paulo como o melhor endereço da cidade, o grande destaque é o seu croissant, perfeitamente folhado e amanteigado na boca. O local é uma boa opção para um lanche da tarde.

36 horas em São Paulo: Croissant da Zestzing
Croissant da Zestzing – Foto: Reprodução

Continuando a jornada pelos sabores do país inteiro nesta cidade que reúne muitos deles, um jantar amazônico, ou melhor, um jantar multicultural com tempero acreano, é o que pode ser encontrado na Casa Tucupi. Com pratos inspirados na culinária do norte do país, a comida é surpreendentemente preciosa e singular. No local, é obrigatório provar o tacacá, um caldo que faz formigar a boca e uma sobremesa de sorvete com formigas.

NY Times 36 horas em São Paulo: casa tucupi
Sorvete com Formiga Saúva – Foto: Reprodução

Levando em conta a forte influência da imigração japonesa em sua culinária, não poderia faltar um restaurante de comida com inspiração no Japão, ou seja, nem pense em visitar a cidade sem conhecer um dos endereços destinados à esta culinária. A escolha é o restaurante comandado por Jun Sakamoto cujo omakase tem um dos melhores custo benefício da cidade e no qual você se sentirá como um convidado especial do Chef.

NY Times 36 horas em São Paulo: Jun Sakamoto omakase
Jun Sakamoto – Foto: Reprodução

Por fim, dentre as seleções, está o restaurante situado em um dos mais novos e confortáveis hotéis de São Paulo, o Rosewood Hotel, o Taraz , cuja gastronomia é assinada pelo Chef Felipe Bronze e é uma escolha luxuosa. Com foco na brasa e no carvão, o restaurante conta com opções de carnes grelhadas de alta qualidade e é uma bela amostra de preparos na parrilla ou no churrasco.

NY Times 36 horas em São Paulo: Taraz e Rosehood Hotel
Taraz – Foto: Reprodução

Desculpa aí, NY Times

Essas foram alguns dos locais da seleção do The New York Times, mas nós aqui do Muito Gourmet sentimos falta de um restaurante italiano no itinerário. Isso porque a cidade de São Paulo foi também fortemente influenciada pela chegada de imigrantes vindos da Itália no século XIX e que deixaram a sua marca na gastronomia do país. Assim sendo, o Shihoma Pasta Fresca é o nosso acréscimo à lista com massas que despertam prazeres gastronômicos.

A cidade de São Paulo é um local para comer, comprar, fazer negócios e consumir cultura e merece uma visita muito mais demorada do que as 36 horas propostas, mas a lista elaborada pelo The New York Times dá uma boa sugestão de itinerário para quem quer sentir o espírito do local.

NY Times 36 horas em São Paulo: Shihoma Pasta Fresca
Shihoma Pasta Fresca – Foto: Reprodução

Siga o MuitoGourmet no Instagram!

Leia Mais

Clube Muito Gourmet
Dicas & Promoções Exclusivas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Turismo

Ilha da Madeira é o 'Melhor Destino Insular do Mundo' pela oitava vez consecutiva

Vale a pena ler também...