fbpx
Na Rua

Onde Comer em Salvador uma boa Moqueca: 5 opções para não errar

Onde Comer em Salvador uma boa Moqueca: 5 opções para não errar
Reprodução Instagram: Casa de Tereza

Em primeiro lugar queremos dizer que foi delicioso preparar essa lista para te mostrar onde comer uma deliciosa moqueca em Salvador. Em segundo lugar, afirmamos que nessas 5 opções espalhadas pela cidade a chance de erro é zero!

A moqueca está para os soteropolitanos assim como a água está para os peixinhos do mar: ninguém aqui consegue viver sem ela. Isto é, o prato é sinônimo de refeições fartas e tradicionais em família ou entre amigos e é motivo de muito orgulho por aqui em razão da sua tradição culinária.

A iguaria é uma escolha certa nas mesas da cidade e faz parte da identidade de Salvador, já que carrega um quê de tradição inato e representa um verdadeiro mergulho na cultura baiana. Provavelmente, a sua origem está ligada ao encontro de culturas tão distintas quanto indígena, africana e européia, resultando não apenas em um delicioso prato capaz de agradar aos mais exigentes paladares, como também um símbolo regional.

A forma como é preparada, com leite de côco e azeite de dendê, em panela de barro, é única da moqueca baiana. Em outras palavras, não há no mundo nada igual. Já que hoje já ganhou diversas versões como a moqueca de peixe, de arraia, de siri com polvo e de camarão (e até de ovo), sendo qualquer das opções uma experiência aromática e saborosa.

Certamente a aventura fica completa com os acompanhamentos da moqueca: pirão, farofa, feijão fradinho e pimenta. De fato, montar um prato bem arrumadinho, com cada coisa em seu lugar é de encher os olhos.

Ah! Agora só mais uma coisinha! A moqueca é um prato para comer acompanhado e para repetir e repetir e repetir… Por isso, aproveite!

Assim, aqui vai um pequeno guia para apreciar uma deliciosa moqueca em Salvador:

Casa de Tereza

O Casa de Tereza é um daqueles restaurantes no qual não se trata de comida, mas de arte.

A chef que comanda a casa, Tereza Paim sabe fazer da complexa mescla de ingredientes da mais alta qualidade, pratos saborosíssimos respeitando as origens culturais da culinária baiana.

O local ainda reúne obras de diversos artistas plásticos baianos, fazendo uma junção entre arte e gastronomia capaz de agradar a todos os cinco sentidos ao mesmo tempo.

Aqui cada canto tem o seu encanto. Simplesmente imperdível.

Onde? Rua Odilon Santos, 45 – Rio Vermelho.

Dona Mariquita

De fato, aqui além da moqueca deliciosíssima, estão presentes também outras especialidades regionais, inclusive com grande influência indigena e africana. Aliás, forte na cozinha patrimonial da Bahia, o restaurante serve uma imperdível e única salada de peguari com caju e coco verde: original!

A Chef Leila Carreiro busca inspiração na cozinha baiana ancestral e surpreende com sabores tradicionais em preparações admiráveis. Ao fazer um resgate de ingredientes e receitas originais, o resultado é inigualável e surpreendente.

Onde? Rua do Meio, 178 – Rio Vermelho.

Donana

Ao pedir uma moqueca no Donana se prepare. Ela não só virá para a mesa em uma travessa de barro fumegante como também virá exalando o melhor perfume que uma comida pode ter. Certamente é amor à primeira garfada.

Com unidades na Praia do Forte, Vilas do Atlântico e em Salvador o restaurante conta com atendimento atencioso e entradinhas especiais. Vale a visita.

Onde? Brotas, Villas do Atlântico e Praia do Forte.

Ki Mukeka

As especialidades regionais baianas estão todas presentes no menu do Ki Mukeka.

Uma boa forma de começar é pedir uma casquinha de siri de entrada, ou, se preferir a experiência completa, peça um acarajé ou abará com camarão.

Aliás, no cardápio existem opções vegetarianas, o que também coloca o restaurante entre uma das boas opções para grandes grupos, ao agradar diferentes paladares.

Dessa forma, a experiência será perfeita se a sobremesa escolhida for a cocada, que pode ser saboreada nas opções branca e preta.

Onde? Armação, Itapuã e Pituba.

Yemanjá

Desde 1974, o restaurante Yemanjá serve moqueca aos apreciadores da culinária baiana.

Aberto todos os dias, para o almoço e jantar, o local recebe, com atendimento atencioso, aqueles que procuram uma moqueca tradicional.

Onde? Av. Ovtávio Mangabeira, 4661 – Armação.

Para beber, acompanhando a sua moqueca, uma cerveja gelada é a sua melhor escolha. Para quem ainda não completou 18 anos ou prefere uma bebida que parece ter sido concebida para fazer par romântico com a moqueca a melhor escolha é uma Coca-cola. Cai muito bem.

Comer uma moqueca em Salvador é uma sublime experiência culinária. Definitivamente, é uma das refeições obrigatórias para se fazer na cidade.

E se estiver pensando em pedir uma comida regional baiana em casa, vale a pena ler essa nossa matéria de Comida baiana delivery em Salvador. Bom apetite!

Clube Muito Gourmet
Dicas & Promoções Exclusivas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Em Casa

5 opções de delivery de acarajé em Salvador para não se arrepender

Vale a pena ler também...