fbpx
Turismo

Conheça a Ilha dos Frades, uma das ilhas mais belas de Salvador

Foto: Nathalia Freitas

Passear é tudo de bom, não é mesmo? Principalmente quando escolhemos um lindo lugar para conhecer. O Brasil nos disponibiliza muitas cidades, ilhas e praias paradisíacas para conhecermos, que encantam a todos pelo mundo. Uma dessas ilhas fica em Salvador, na Bahia, e se chama Ilha dos Frades, e tem uma história rica para você conhecer e muitas praias para aproveitar.

Contudo, saber as principais características, informações, referências e quais praias escolher para conhecer de acordo com a sua preferência pode ser uma tarefa árdua, pois nem sempre as informações que precisamos estão juntas, em um só local para consultarmos.

Para te ajudar, separamos tudo o que você precisa saber sobre a Ilha dos Frades e as praias mais procuradas, assim você poderá planejar a sua viagem para esse lindo lugar brasileiro do jeitinho que você sempre sonhou. Vamos lá?

Onde fica a Ilha dos Frades e qual é a sua história?

A Ilha dos Frades, localizada na Baía de Todos os Santos em Salvador, na Bahia, tem oito quilômetros de comprimento, e de acordo com os estudiosos, têm a forma de uma estrela de 15 pontas, oferecendo muitas praias, paisagens, lagos, vegetação típica da mata atlântica e cachoeiras para você aproveitar em seu passeio. Outra característica muito presente na Ilha dos Frades é a religiosidade, herança dos jesuítas que ocuparam a ilha por muito tempo. 

Com a igreja da Nossa Senhora do Loreto e a igreja da Nossa Senhora de Guadalupe, ambas construídas e usadas de forma mais intensa no século XVII, o local entrega um clima de paz e tranquilidade para os moradores e turistas, que com certeza amam conhecer essa construções e saber mais da história do local. 

De acordo com a história, a Ilha dos Frades recebeu esse nome por causa de um naufrágio de um navio com frades no século XVI, bem no local onde se encontra a ilha. Ali, os frades acabaram sendo sacrificados por índios tupinambás que moravam no local. Dizem que o local da ilha era também um ponto de passagem para escravos antes de serem vendidos em Salvador e um local de meditação para os jesuítas.

Há ruínas na Ilha que indicam já ter funcionado uma olaria, localizada em uma das únicas represas artificiais de água doce na comunidade, o que mais chama a atenção dos moradores e turistas ao longo do passeio. Logo, além de ser um passeio para descansar, você aprende muito sobre a história de Salvador e do nosso país!

Leia também: Quando Começa o Verão em Salvador?

Quais são as praias da Ilha dos Frades e suas características?

Depois de conhecer um pouco mais sobre a história da Ilha dos Frades, vamos juntos ver algumas das principais praias para você conhecer, aproveitar e se encantar? Acompanhe.

Praia Nossa Senhora de Guadalupe

Essa é a principal praia da Ilha dos Frades e também a mais famosa e frequentada pelos turistas e moradores da localidade. É a mais famosa por ser a única praia da Ilha dos Frades que é possível visitar contratando o tradicional passeio de escuna, direto com as principais agências turísticas de Salvador. É um local perfeito para relaxar, curtir a natureza e conhecer um pouco mais das paisagens paradisíacas que a Ilha dos Frades tem para nos oferecer. 

Ao chegar na praia para turistar, você pode, ainda, subir o morro da Nossa Senhora de Guadalupe para ver de cima o mar verde claro e água cristalina da praia, que quando está sem ondas, parece uma grande piscina natural. A visão do espetáculo justifica a visita. No morro, também encontramos as ruínas da igreja de mesmo nome, e podemos aproveitar para conhecer mais da história do local.

Essa parte da Ilha dos Frades reserva experiências gastronômicas imperdíveis. Lá está localizado o famoso Restaurante Preta, com linda decoração e culinária de dar água na boca. O local merece uma visita demorada, pois cada cantinho tem um cenário para fotos inesquecíveis. O local conta também com hospedagem exclusiva para quem deseja passar mais tempo no local e desfrutar do silêncio total e do oceano de estrelas durante a noite.

Outra opção gastronômica imperdível deste local é o Tapería Asador. Se você é um amante da boa mesa, não deixe de experimentar a deliciosa paella do local. O restaurante também conta com espaço kids pensado cuidadosamente para as crianças se divertirem. Para os adultos, há drinks especiais que surpreendem.

Praia Nossa Senhora de Guadalupe – Ilha dos Frades – Foto: SCamargos

Praia do Loreto

Com um mar de águas claras e bem calmo, Loreto é conhecida por todos como uma piscina natural na maré baixa, ideal para quem quer descansar e levar as crianças a um local mais seguro para banho e mergulho. Conta com uma vasta mata na parte sul e também uma linda igreja, de Nossa Senhora do Loreto, um dos principais pontos turísticos do local, sendo também o mais visitado da praia.

Essa parte da Ilha dos Frades conta com uma calçadão que te convida a caminhar contemplando as belezas naturais do local.

Contudo, para visitar a praia do Loreto, você precisará de mais disposição e espírito de descoberta, pois o acesso a praia não é nada simples. Você terá que se deslocar até a cidade de Madre de Deus, que fica a 70km de distância de Salvador e de lá pegar um barco do Terminal Marítimo para chegar à praia. Mas com certeza vale a pena o passeio!

Praia da Viração

A Praia da Viração se localiza na Ilha dos Frades na parte central, com belas águas transparentes e morninhas, lembrando muito as piscinas naturais. Com vegetação densa, essa é a praia mais deserta de toda a ilha dos Frades, e o grande motivo disso é a dificuldade de chegar até o local, já que há diversos arrecifes que dificultam o acesso. O acesso também é de barco via a cidade de Madre de Deus, que fica há mais ou menos 1 hora e meia de Salvador, ou direto com lanchas privativas. 

Praia de Paramana

Nessa praia de Salvador é onde encontramos o maior número de nativos na ilha, com um pequeno vilarejo de pescadores, que fazem o local ser ainda mais atrativo para turistas. Sendo uma praia muito movimentada durantes o fins de semana, o local conta com barracas que garantem comida, bebida e artesanato local, com diversos outros atrativos que a tornam uma das praias mais tradicionais da Ilha dos Frades, junto com a praia de Nossa Senhora de Guardalupe.

Uau! São muitas opções ótimas para conhecer na Ilha dos Frades, não é mesmo?

Conheça também a Ilha de Itaparica! 

Para você conhecer mais ideias do que fazer, quais praias escolher e o que conhecer em sua viagem, não deixe de visitar o nosso site.

Até mais!

Atrações Imperdíveis em Salvador

Leia Mais

Clube Muito Gourmet
Dicas & Promoções Exclusivas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Cultura

O que fazer em Salvador: Conheça a Cidade da Música da Bahia

Vale a pena ler também...