fbpx
Cultura

O que fazer em Salvador: Conheça a Cidade da Música da Bahia

Cidade da Música | Foto: Reprodução / Divulgação

Se o Estado da Bahia pudesse emitir sons, lindas melodias seriam ouvidas saindo dessa terra inspiradora.

Muitos talentosos compositores nasceram no estado, que sempre teve como principal patrimônio o seu povo com o talento que demonstra para a boa música. Resumindo, a Bahia é um estado musical, como poucos lugares do mundo o são.

O museu Cidade da Música da Bahia tem como objetivo justamente mostrar um pouco dessa imensa produção sonora baiana para quem o visita. A visita é inspiradora.

O Casarão dos azulejos

A começar pelo local onde foi instalado, o belo casarão impressiona.

O espaço, com fachada coberta por lindos azulejos azuis e janelas ogivais, construído na segunda metade do século XIX, foi inteira e cuidadosamente restaurado para dar abrigo ao museu.

Seu lindo exterior convida à contemplação.

Os três acordes

Na sua parte interna, o belo prédio musical é divido em três acordes, ou melhor, três andares repletos de experiências interativas e sensoriais.

Fique atento na dica para a compra do ingresso, pois há condições especiais para estudantes, idosos e moradores da cidade. Não esqueça de levar o seu smartphone para garantir a interatividade.

Um passeio turístico pela música

O primeiro andar é dedicado a um passeio pelos bairros da cidade e a história da música produzida em cada um deles. É surpreendente ver que a cidade, em muitos de seus bairros possui uma musicalidade riquíssima.

É muito suingue pela cidade inteira.

Senta que lá vem história

Já o segundo andar conta muitas Histórias da Música em confortáveis cabines. A imersão é didática e vem acompanhada de muita informação e cultura.

Destacamos a sala dedicada à Orquestra Sinfônica da Bahia que mostra os instrumentos que compõem uma orquestra e conta com informações valiosas sobre os mesmos. É muito interessante de ver e ouvir.

Em todos os andares há menção a novos artistas, provando que Salvador está na vanguarda musical e há sempre novidades por aqui. Em constante renovação, a música baiana produz novos artistas a todo momento. Dedique um tempo a conhecê-los e não vai se arrepender.

Solte a sua voz

Já o terceiro andar é o local para criar, interagir e transformar. Há estúdios em que é possível experienciar como funciona uma mixagem de uma música, uma verdadeira imersão na produção.

Esse andar é o mais divertido de todos, pois é a hora de soltar a voz e gravar um clipe musical, com direito a efeitos visuais nos estúdios de karaokê. Imperdível!

Antes de sair, dê uma passada na biblioteca e descubra um acervo dedicado à cultura baiana. Se tiver a oportunidade, também tome um café na cafeteria, o local é bem agradável e acolhedor.

Conheça, aproveite e se divirta nessa visita à Cidade da Música da Bahia, uma verdadeira celebração à música!

Para quem está afim de turistar em Salvador, recomendamos a leitura: O que fazer em Salvador em 1 dia: um roteiro básico e eficiente.

Outras Atrações Imperdíveis em Salvador

Leia Mais

Clube Muito Gourmet
Dicas & Promoções Exclusivas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Por Aí

10 Atrações imperdíveis em Foz do Iguaçu

Vale a pena ler também...