fbpx
Cultura

O que é Clean Label? Sua importância e vantagens. Nutricionista explica.

O que é Clean Label

Você sabe o que é Clean Label? O termo, que vem ganhando notoriedade ao longo dos últimos anos chama cada vez mais atenção. Para nos esclarecer sobre o tema nessa matéria vamos contar com a orientação de quem realmente entende do assunto.

Antes de descobrirmos juntos com a ajuda da nutricionista Millian Andrade, queremos perguntar uma coisa: Já reparou no rótulo dos produtos que consome? Já notou que alguns deles possuem uma maior quantidade de ingredientes, enquanto outros possuem uma composição mais simples?

O que é Clean Label?

O termo Clean Label ou “rótulo limpo” tem como definição aquele produto com uma rotulagem clara, simples e esclarecedora. Que busca cada vez mais o uso reduzido de aditivos químicos e uma composição mais próxima ao natural, com menor quantidade de ingredientes.

O conceito do Clean Label também está ligado ao uso de ingredientes orgânicos, não transgênicos, livres de alérgenos. Ou seja, os alimentos vendidos devem ser apresentados de forma natural, sem adoçantes artificias, corantes ou conservantes.

Por que o Clean Label é importante?

O uso de aditivos, adoçantes, corantes, saborizadores, dentre outros nas indústrias tem como objetivo promover modificações sensoriais e nutricionais ao produto, representando uma estratégia tecnológica.

Eles são classificados como substâncias químicas adicionadas aos alimentos com intencionalidade, seja para colorir, caracterizar sabores, conservar ou modificar sua textura, mas que, dependendo da sua origem (natural ou sintética), podem causar reações adversas à saúde humana.

Menos é mais

A grande maioria dos consumidores apresentam dificuldade em entender as informações contidas nos rótulos. Seja por conta da utilização de linguagem técnica, ingredientes incomuns, nomes de aditivos ou falta de clareza sobre o que é prejudicial à saúde.

Um rótulo Clean Label não se limita a apenas um produto mais limpo e natural, com menos teor de aditivos químicos artificiais. Mas, também, com a clareza de informações contidas no produto, de forma a facilitar a leitura correta dos pacientes e consumidores na hora de escolher o alimento.

Por enquanto, o único jeito de saber se um alimento é mesmo Clean Label é verificando a lista de ingredientes, que deve ser curta e conter apenas nomes compreensíveis. Na prática, em resumo, quanto menos ingredientes, melhor.

O que o excesso de aditivos artificiais pode ocasionar?

Ultimamente, pesquisas científicas avaliaram a relação do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, com o consumo exacerbado de aditivos alimentares artificiais, com destaque, sobretudo, para os corantes e  conservantes artificiais. Esses seriam os mais associados ao aparecimento desse tipo de déficit cognitivo, sendo que, após uma dieta de exclusão, demonstrou-se uma resposta benéfica mais significativa em crianças.

Nesse sentido, os corantes considerados responsáveis por essas alterações, destacam-se a tartrazina, o caramelo amoniacal e o amaranto como os mais influenciadores.

Outros estudos têm demonstrado que o consumo de adoçantes artificiais e emulsificantes sintéticos pode alterar a microbiota intestinal. Dessa forma, a ingestão pode resultar em um distúrbio intestinal, disbiose e inflamação, favorecendo o desenvolvimento de quadros relacionados à síndrome metabólica.

Quais as vantagens de consumir produtos Clean Label?

Por não conterem componentes químicos nem alergênicos, os produtos Clean Label são muito procurados por quem tem alguma restrição alimentar. No entanto, as pessoas que passam a consumir esse tipo de alimento são beneficiadas, visto que eles contribuem para a nutrição, a saúde, a longevidade, a qualidade de vida e o bem-estar.

Embora a lista de ingredientes seja mais fácil de ler e sejam produtos mais saudáveis, optar pelos Clean Label não diminui a necessidade de inserir alimentos in natura na dieta. Quanto mais natural e com produtos in natura for a alimentação, melhor!

Clube Muito Gourmet
Dicas & Promoções Exclusivas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Cultura

O Guia Michelin e suas famosas estrelas

Vale a pena ler também...