fbpx
Na Rua

As 4 Melhores Pizzas ao estilo Napolitano em Salvador

Foto: Rene Strgar / Pexels

Quer uma Pizza napolitana em Salvador? Te apresentamos as quatro melhores de estilo napolitano que você pode encontrar na capital baiana.

Pizza é tudo igual. Se você quiser arrumar uma briga na Itália, experimente dizer isso, rs. Por lá, existem pelo menos dois tipos mais famosos de pizza que rivalizam pela preferência, a de Roma e a de Nápoles. E as diferenças entre elas são significativas.

Para quem saboreia, a pizza romana é mais fininha e mais crocante, mais parecida com a que estamos mais acostumados a ver no Brasil. Já a napolitana é mais macia e com massa um pouco mais grossinha e com bordas generosas, já que o objetivo aqui é que a fatia, ao ser manuseada, dobre como uma folha de papel, ou seja, deve ser elástica e maleável. Ficou curioso? Vamos conhecer melhor a pizza que vem lá de Nápoles e pode ser saboreada, em uma releitura, aqui em Salvador.

DNA de Nápoles

A vera pizza napoletana, como dizem os italianos de Nápoles, são aquelas que possuem características únicas de forma, sabor e aroma.

Desde 1984, como o objetivo de preservar a tradição, foi fundada a Associazione Verace Pizza Napoletana, que estabelece os ingredientes, forma de preparo e características finais da pizza e concede o selo de Verace Pizza Napoletana à pizzaria que os atende rigorosamente.

Assim, para ser considerada como napoletana de verdade, tudo começa com os ingredientes, sendo que a sua massa somente pode ser composta de farinha de trigo 0.0, sal, água e fermento, nada mais. Até mesmo a umidade da massa tem percentuais limitados pelas normas.

Outra importante característica e que faz muita diferença no resultado final, é o tempo de fermentação da massa. Ela precisa descansar e crescer por um tempo que não pode, jamais, ser inferior a oito horas.

Abrir a massa também tem uma técnica específica e deve ser feita diretamente com as mãos pelo pizzaiolo, sem rolo, de maneira que o resultado final da pizza é sempre em um formato inesperadamente único.

No que diz respeito ao recheio, para título de certificação existem apenas duas opções, simples e deliciosas: Marinara e Marguerita. Aliás, todos os ingredientes empregados para dar sabor à pizza devem necessariamente ser italianos, mais especificamente da região de Nápoles.

Pizza Napoletana – Foto: Rene Strgar / Pexels

Montada a pizza, essa precisa ser assada em um forno redondo, cujo diâmetro não pode ser superior a 140 cm. O forno tem características peculiares que o tornam bem similar a uma cabeça de um personagem do jogo AmongUs e a tradição manda que seja aquecido por lenha.

Realmente as exigências para ganhar o selo de autenticidade são inúmeras e muitas vezes difíceis de conseguir. De fato, no nosso país, há apenas algumas poucas pizzarias que atendem a todas as normas e fazem jus ao selo. Isso, entretanto, não significa que não seja possível, em Salvador, experimentar, saborear e repetir uma boa pizza estilo napoletana.

Para te ajudar, fomos às principais pizzarias da cidade que servem esse estilo de pizza e elaboramos uma lista com os melhores locais onde você vai se deliciar com essa iguaria italiana. Vamos à nossa seleção:

Isola dei Sapori

Comandada por dois irmãos italianos, o restaurante Isola dei Sapori serve uma deliciosa pizza estilo napolitana no jantar.

Lá é possível experimentar os dois sabores mais icônicos, Marguerita e Marinara, como manda o figurino, com um molho de tomate de dar água na boca.

O local também conta com atendimento atencioso e uma deliciosa varanda para apreciar o mar do Rio Vermelho. Imperdível.

Casa Nero

A Casa Nero é o ambiente perfeito para comer uma pizza com a família e amigos. O ambiente climatizado e o atendimento cortês garantem a melhor experiência.

Não deixe de experimentar a saborosa combinação da pizza napolitana com uma burrata, de entrada.

PI.ZZA

A decoração do interior da PI.ZZA lembra um galpão industrial com intervenções artísticas em suas paredes de concreto armado.

Esse é o único local da cidade em que a pizza é servida em dois tamanhos, o tradicional, de 4 fatias e outro de 8 fatias.

A pizzaria conta com três unidades, uma no Rio Vermelho, que visitamos, e as outras duas, nos bairros da Barra e Jaguaribe.

Cosí

A descontração da pizzaria Cosí combina em tudo com o bairro onde se localiza, no Rio Vermelho.

Inteiramente decorada com a iconografia pop, a atmosfera é jovem, relaxada e convida a um bom papo entre amigos. O local também é perfeito para um encontro a dois.

Chegue cedo para pegar um dos melhores lugares no disputado terraço com linda vista para o mar e o céu estrelado.

Disclaimer: Essa é a nossa lista dos melhores locais para apreciar uma pizza estilo napolitana em Salvador. Para elaborar a mesma, visitamos todas as pizzarias selecionadas pessoalmente e pagamos a nossa conta, tudo isso para te garantir uma avaliação isenta e crítica e te permitir fazer as melhores escolhas.

Fonte: L’Associazione Verace Pizza Napoletana (AVPN).

E se você, assim como a gente, adora a culinária italiana, que tal conferir:

Leia Mais

Clube Muito Gourmet
Dicas & Promoções Exclusivas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.