fbpx
Por Aí

Puro encantamento: conheça o Baixio

Baixio
Foto: Humberto Filho

Baixio no Litoral Norte da Bahia, no distrito de Esplanada, um dos segredos mais bem guardados, tem se tornado, a cada ano, mais e mais visitado. Não é para menos, já que o local ainda guarda as características rústicas de uma pequena vila pouco habitada e cercada de belezas naturais de tirar o fôlego. Aqui há um charme rústico e natural, sem agitação comercial.

Fala, mas fala Baixio, no meu ouvidinho pra ninguém ouvir…

Cenário espetacular

Antes de tudo, vamos começar pela sua praia quase deserta, que convida a caminhadas no pôr do sol, já que tudo aqui em Baixio é tranquilo e leva à contemplação. Apesar das fortes ondas que quebram ritmadamente na praia de mar agitado, há um cantinho especial de encontro do rio Inhambupe com o mar, que é simplesmente imperdível. A natureza, ainda em seu estado mais preservado, encanta os banhistas que relaxam nas águas calmas, quentinhas e rasas. Além disso, o local é perfeito para as crianças aproveitarem para observar variedades de conchinhas, pedrinhas e outros tesouros na areia. O acesso é fácil, mas o local ainda não conta com muita estrutura de bares e restaurantes.

Baixio também é um destino que oferece lagoas simples e ao mesmo tempo, belas. Azul, Verde e Panela são as 3 principais delas, cujos passeios são oferecidos pelos agentes de turismo do local. Uma vez mais, o encanto fica por conta da paisagem selvagem, ou seja, a ideia aqui, é relaxar, boiar e aproveitar a tranquilidade do local. Dá para passear de caiaque e também observar os peixinhos na água quase cristalina. Imperdível!

Belas cachoeiras

O destino ainda guarda outras surpresas incríveis. Você não pode perder o banho de cachoeira, nas cachoeiras dos Índios e Oitis, uma experiência única e refrescante. A chegada se dá pela própria Linha Verde (BA – 099), sendo que ambas cobram ingressos individuais na entrada. As trilhas são de fácil nível e podem ser acessadas também por crianças. Ambas contam com piscinas que facilitam um banho revigorante e cercado por árvores nativas da Mata Atlântica. Simplesmente deslumbrantes!

Onde comer e se hospedar

Se todos esses passeios deixaram você com vontade de experimentar a culinária local, sugerimos o restaurante da Pousada Aldeola, que fica em frente ao mar e possui cardápio eclético. O local, aliás, também é uma boa escolha de hospedagem.

Bem pertinho dali também está o Nano Beach Club, na praia de Subaúma, um clube de praia com boa música, bons drinks e cenários perfeitos para lindas fotos. O clube conta com piscina e tem serviço atencioso e boa comida. A praia é praticamente privativa, o que dá mais charme ainda ao local.

Finalmente, ao deixar o Baixio, apostamos que você vai querer falar baixinho dele para todo mundo poder vir conhecer esse pedacinho de simplicidade rústica no litoral norte da Bahia.

Para mais locais especiais como esse, veja a nossa coluna Por Aí! Nos vemos no próximo destino.

Clube Muito Gourmet
Dicas & Promoções Exclusivas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Por Aí

Um hotel fazenda para toda a família pertinho de Salvador: conheça o Mirage

Vale a pena ler também...