fbpx
Notícia

Origem conquista 12º lugar entre os melhores restaurantes do mundo em prêmio do Traveler’s Choice Best of the Best 2022

Origem conquista 12º lugar entre os melhores restaurantes do mundo em prêmio do TripAdvisor
Chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca - Foto: Leonardo Freire

Fora do eixo Rio-São Paulo, casa dos chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca aparece em segundo lugar entre os sulamericanos.

Quem aí curte uma lista de melhores do mundo? Nós aqui adoramos e ficamos muito felizes de dar essa notícia: o restaurante Origem acaba de entrar para a lista de restaurantes preferidos dos usuários do TripAdvisor em todo o mundo.

A casa mais autoral do casal de chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca conquistou a 12º colocação global – e a 2ª na América do Sul – entre os estabelecimentos de alta gastronomia no Traveler’s Choice Best of the Best 2022.

A Premiação

O selo de maior honra do Tripadvisor aponta o seleto grupo de restaurantes, hotéis, experiências e destinos mais indicados pela plataforma internacional, incluindo apenas 1% da rede de hospitalidade global. Fora do eixo Rio-São Paulo, o Origem é um dos dois únicos restaurantes brasileiros entre os 25 mais bem colocados, ao lado apenas do portador de duas estrelas Michelin, o carioca Oro, de Felipe Bronze, que ficou em segundo lugar.

A premiação leva em conta as avaliações, classificações e itens compartilhados por viajantes no período de um ano, certificando aqueles estabelecimentos que receberam críticas positivas de maneira mais consistente. Entre as opiniões sobre o Origem destacadas pelo TripAdvisor estão frases como “excepcional sabor de cozinha brasileira” e “uma experiência gastronômica de outro mundo”. Nos recortes sul-americano e brasileiro, o Origem aparece na segunda posição.

O Origem

Inaugurado em 2016, o Origem nasceu com o objetivo de resgatar a identidade gastronômica da Bahia, aliando ingredientes regionais e frescos com técnicas contemporâneas de culinária.

O chef Fabrício Lemos e a chef-pâtisserière Lisiane Arouca escolheram sua cidade natal, Salvador, para instalar o restaurante, mas os variados cardápios que criam quase que diariamente – servidos exclusivamente como menu degustação – propõem um passeio para além das fronteiras da capital, buscando unir sabores dos cinco biomas e 27 territórios de identidade baianos para apresentar o melhor da Bahia além do dendê.

Chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca - Foto: Leonardo Freire
Chefs Fabricio Lemos e Lisiane Arouca – Foto: Leonardo Freire

Eu vim da Bahia

Uma biografia escrita pelos sabores da Bahia além do dendê. O atual menu do Restaurante Origem, em Salvador, conta um pouquinho das histórias de vida dos baianos Fabrício Lemos e Lisiane Arouca em pratos que resgatam a identidade gastronômica da terra Natal do casal. Batizada de “Eu vim da Bahia”, a degustação foi inspirada em experiências individuais e episódios vividos por Fabrício e Lisiane, que buscaram referências em suas memórias afetivas e trajetórias profissionais para criar novas receitas com ingredientes regionais e técnicas da gastronomia contemporânea. Uma trilha sonora com clássicos da música baiana – disponível online – completa a experiência (ouça aqui). 

Dos 14 anos vividos nos Estados Unidos – onde se formou pela tradicional escola de gastronomia Le Cordon Bleu e ganhou experiência na luxuosa rede de hotéis The Ritz-Carlton – às expedições pelos diversos biomas e territórios de identidade da Bahia com o Instituto Ori, o caminho de Fabrício Lemos está refletido em pratos como a carne do sol com farofa de garimpeiro, mousseline de godó e cortadinho de palma que encerra, eventualmente, a parte salgada do menu. Já as sobremesas de Lisiane Arouca têm o sabor da infância em Amargosa, cidade do interior do estado onde a chef-pâtissière cresceu.

O couvert e a paleta de cabrito (paleta de cabrito, baião de dois, farofa de Licuri e espuma de queijo), por exemplo, fazem parte da história do casal. Os encontros dos então namorados costumavam ter os pães preparados por Lisiane servidos com o confit de tomate de Fabrício, e os dois já falavam em oferecer essa combinação no couvert do restaurante que sonhavam abrir juntos. O Origem virou realidade graças à venda de muito arroz nordestino e bolo de pote – que aparece em versão totalmente comestível entre as sobremesas do menu – nas feiras de rua. Já a paleta de cabrito representa o amor em comum do casal pelo sertão, para onde já viajaram inúmeras vezes. A carne de bode é a estrela da culinária no território semiárido.

São muitas as histórias contadas nas 13 etapas do menu, do shot de boas-vindas às sobremesas. E hoje, seis anos depois de abrirem juntos o primeiro restaurante a servir apenas menu degustação de Salvador, Fabrício Lemos e Lisiane Arouca comandam também à la carte Ori e o minibar Gem, além de operar o Omí e assinar todo o conceito gastronômico do Fera Palace Hotel.

Leia Mais

Clube Muito Gourmet
Dicas & Promoções Exclusivas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Opinião

Restaurante com fila: ir embora ou esperar?

Vale a pena ler também...