fbpx
Notícia

Lavagem do Bonfim 2023: Duas excelentes opções para curtir o lado profano de um dia sagrado

Lavagem do Bonfim 2023

Nesse ano de 2023, a tradicional festa da Lavagem do Bonfim ocorrerá no dia 12 de janeiro. Após dois anos sem acontecer, por conta da pandemia decorrente do coronavírus, a festa, amada por baianos e turistas, volta com tudo.

Afinal, o que é a Lavagem do Bonfim?

A festa religiosa acontece sempre na quinta-feira anterior ao segundo domingo de Reis e faz parte do calendário de festas populares da Bahia, tendo seu início no século XVIII, em devoção ao Senhor do Bonfim, uma representação de Jesus Cristo. Repleta de tradições, no dia especial, ocorre o cortejo com a imagem do Senhor do Bonfim e a lavagem das escadarias da Basílica Santuário, feita por baianas com água de cheiro e muitas flores, em um ritual inspirador e belo, carregado de emoção e acompanhado por milhares de fiéis. A Lavagem do Bonfim faz parte das festividades do Senhor do Bonfim que, ao todo, duram 11 dias e é considerada um dos momentos mais especiais.

Qual o trajeto da Lavagem do Bonfim?

Muitas pessoas de todas as idades, nesse dia, fazem a peregrinação que vai da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, na Cidade Baixa, até a Basílica do Senhor do Bonfim, na colina sagrada, um trecho feito a pé e com muita fé. Vestidos de branco, com chapéus nas cabeças e tênis nos pés, os caminhantes realizam o trajeto em homenagem ao Senhor do Bonfim e recebem as bênçãos para o ano que se inicia.

A imensa multidão que forma um tapete de gente ao longo do trecho de 8 quilômetros reúne, como acontece muito na Bahia, gente de todas as classes sociais, políticos, correligionários, esportistas, católicos, autoridades, pagadores de promessas, famílias, organizações, religiosos e religiosas, grupos de amigos, integrantes de religiões de matriz africana, espiritualistas, entidades de classe, grupamentos, enfermos, associações, dentre outros, onde se mistura fé e festa.

Por quê a Lavagem do Bonfim é tão importante?

Para muitos baianos o ano só começa de verdade após as bênçãos da lavagem Senhor do Bonfim, uma vez que ele é o padroeiro popular do Estado, escolhido pela devoção do seu povo.

Na Bahia, inclusive, e este é um fato curioso, é bem comum, por exemplo, levar um carro recém adquirido para ser abençoado na Basílica ao longo de todo o ano. O povo baiano é, de fato, um povo profundamente tocado pela espiritualidade em suas mais diversas formas de expressão.

Em que pese todo o caráter religioso da festividade, o povo baiano também é, por essência, alegre e festivo. Assim, a Lavagem também tem sua parte profana, ou melhor, sua face animada e de celebração. Depois de subir a colina sagrada e pedir proteção e sob as bênçãos do Senhor do Bonfim, as pessoas se reúnem em diversas festas que se espalham não só ao redor da Basílica, mas também por outros locais da cidade.

No dia da Lavagem, inclusive, alguns dos restaurantes de Salvador se preparam para receber com uma programação especial. Então, selecionamos duas boas opções para aproveitar o lado festivo da Lavagem do Bonfim em 2023:

Bonfim do Amado: Feijoada animada promovida pelo Restaurante Amado

Enquanto que no dia da Lavagem do Bonfim, o Restaurante Amado (Contorno) abrirá as suas portas para receber mais uma edição do Bonfim do Amado, a partir das 14h, com uma vista deslumbrante para a baía de Todos os Santos.

Além disso, o Chef Edinho Engel e sua equipe, já estão no preparo da tradicional feijoada carioca, cujo buffet será servido livremente, das 14 às 16h.

Os festejos ficarão ainda mais animados ao som de Alexandre Peixe, Banda Filhos de Jorge e um DJ convidado.

Os ingressos já estão à venda no Sympla e Ticketmaker e custam R$ 180,00 no 1° Lote.

Dessa forma, durante o evento, o público terá à disposição um serviço premium desfrutando da melhor infraestrutura e segurança.

Para deixar a festa ainda mais bonita, a produção sugere que todos os presentes usem roupa na cor branca ou azul para festejar a data e se divertir.

Lavagem do Bonfim no Restaurante Amado
Restaurante Amado – Foto: Reprodução

Varanda do Bonfim: DJ e menu especial no Allê Varanda Bar

O Allê Varanda Bar, no Santo Antônio Além do Carmo, não ficará de fora dos festejos em torno da tradicional Lavagem do Bonfim.

O bar e restaurante funcionará, nesse dia 12 de janeiro, das 15h às 22h com uma programação especial, batizada de “Varanda do Bonfim”.

Além de diversas entradas da casa, como o Allecini, Caldo de Polvo e Polpeta de Bacalhau, o Allê servirá aos clientes um Arroz de Frutos do Mar especial,

As atrações serão uma fanfarra, o DJ residente Santz e o cantor Camilo Doria.

Os convidados, que serão recebidos com um Welcome Drink, podem garantir os ingressos – R$ 100 – no TicketMaker.

É um dia especial para amarrar a fitinha do Bonfim, fazer seus 3 pedidos e aproveitar a comemoração.

Siga o MuitoGourmet no Instagram para mais dicas de Gastronomia em Salvador!

Lavagem do Bonfim no Allê Varanda
Allê Varanda – Foto: Reprodução

Leia Mais

Clube Muito Gourmet
Dicas & Promoções Exclusivas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Gastronomia

Restaurante Portogaia inicia 2023 com Festival de Frutos do Mar

Vale a pena ler também...