O dia 1o de novembro é dedicado ao Dia Mundial do Veganismo. A data existe para dar destaque e colocar uma luz sobre essa forma de viver a vida com atenção e consciência ao consumo.
Muito mais do que uma decisão acerca do que colocar no prato, o veganismo é uma verdadeira filosofia de vida. Então a ideia é tentar consumir, ao máximo, produtos de origem vegetal, seja para vestir, como para comer.
Essa prática de vida envolve uma decisão individual de impacto incrivelmente positivo. Ao refletir sobre os produtos consumidos, o adepto do veganismo se torna mais consciente dos impactos de suas escolhas na sociedade. Rejeitar produtos testados em animais e que envolvam, em quaisquer de suas etapas, a morte de um animal, abre espaço para o debate dos animais enquanto sujeitos de direitos.
Além disso, ao consumir produtos de origem vegetal, o adepto da prática contribui para um Planeta mais sustentável. Ter uma alimentação mais verde implica promover uma cadeia produtiva que utiliza, em seu processo, menos água potável e emite menos carbono na atmosfera. Ser vegano tem também implicações climáticas positivas.
Os impactos para a saúde são inegáveis quando o vegetarianismo vem acompanhado de uma dieta equilibrada e saudável. É possível, até mesmo, ser um atleta de alto rendimento e ser adepto da prática, como nos mostra o campeão de Fórmula 1, Lewis Hamilton e muitos outros.
Nesse sentido, vale a pena conferir na Netflix o documentário Dieta de Gladiadores. As informações vão deixar você pensando em entrar para o clube. Confira!
E se você gostou dessa matéria e quer ler mais, acesse a nossa sessão de Cultura.
[…] pode servir como uma luva para aqueles que desejam adotar uma transição gradual e crescente ao vegetarianismo, já que não desejam mergulhar de cabeça e abruptamente em uma dieta puramente baseada em […]