fbpx
Cultura

Você sabe o que é um Restaurante Bib Gourmand?

O que é um restaurante Bib Gourmand? - Foto: Reprodução

Bib Gourmand? O que vem a ser isso? A gente explica pra você.

Bib Gourmand, ou simplesmente Bib, é mais uma classificação do Guia Michelin de restaurantes, aquele guia sobre o qual falamos aqui.

A classificação foi criada pelo prestigiado guia gastronômico para abranger aqueles restaurantes com boa qualidade e bom preço associados em uma combinação ideal.

A categoria foi elaborada em 1997 e nela figuram restaurantes que conseguem fazer o que parece ser impossível em se tratando de gastronomia de qualidade: equalizar um preço razoável com uma culinária deliciosa.

Estão aptos a serem considerados como Bib aqueles cuja cozinha consegue alcançar a almejada simplicidade gastronômica, o que pode ser bem complicado. Cozinhar de forma simples e saborosa é um grande desafio e um árduo caminho que merece uma categoria particular e especial.

Os estabelecimentos prestigiados, ao contrário do que poderia se pensar, passam pela mesma cuidadosa de avaliação pelos inspetores do Guia. Apesar de não ser o mesmo que receber uma estrela, entrar na categoria também é difícil e exige, especialmente do Chef responsável, muito talento.

Os restaurantes com esta distinção possuem preços mais acessíveis quando comparados aos mais luxuosos e estrelados do guia. Os valores médios dos custos para essa categoria não levam em conta um patamar fixo para o mundo inteiro, mas sim os valores médios dos preços praticados em cada país que abriga um desses estabelecimentos.

A identificação desses estabelecimentos se dá pelo incônico boneco Michellin, o Bibendum, ou simplesmente Bib, daí o seu nome. O simpático bonequinho Bib ganha ainda o sobrenome Gourmand, palavra em francês que designa aquele que ama a boa mesa. Em bom português Bib Gourmand poderia ser traduzido como Bib Guloso.

Sem grandes luxos, afetações ou requintes dispensáveis os Bib Gourmands aliam bom preço e cozinha de qualidade, tornando essa seleção ideal para uma refeição mais descontraída e acessível, afinal, quem não quer comer bem sem esvaziar os bolsos, não é verdade?

Quantos restaurantes Bib Gourmand existem no Brasil?

São 37 estabelecimentos com o selo Michelin de qualidade e custo-benefício, todos eles localizados no eixo Rio-São Paulo. É um número relativamente alto se comparado ao número de restaurantes estrelados, onde são 14 no total, 4 com detentores de duas estrelas os outros 10 com apenas uma, também distribuídos entre as duas capitais do sudeste.

Conheça a lista completa deles aqui:

Leia Mais

Clube Muito Gourmet
Dicas & Promoções Exclusivas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.