Vinho chileno mais aclamado e premiado, Don Melchor tem 10 de suas safras no hall dos 100 melhores vinhos do mundo

O renomado enólogo Enrique Tirado, da Vinícola Concha y Toro, desembarca em Salvador para apresentar a safra 2019 do vinho Don Melchor. A degustação, realizada em parceria com a Cabral & Sousa, será realizado nesta segunda, dia 13.

Don Melchor é o primeiro vinho ícone da indústria chilena. Representa a essência de Puente Alto, berço dos grandes cabernets do Chile que desponta em igualdade de grandeza à terroirs consagrados (a famosa crítica Jancis Robinson considera similar à Pauillac, em Bordeaux).

Sua safra 2019 é o reflexo de sua origem e do rigoroso trabalho liderado pelo craque Enrique Tirado, por entender cada detalhe do terroir e obter sua melhor expressão. É composta por 92% Cabernet Sauvignon, 5% Cabernet Franc, 2% Merlot e 1% Petit Verdot, e passou 15 meses em barricas de carvalho francês, 72% novas e 28% de segundo uso.

Segundo Tirado, diretor técnico e enólogo da Viña Don Melchor, a marca busca a melhor expressão de cada uma das videiras dentro da vinha, a fim de alcançar em cada colheita a beleza do equilíbrio do terroir de Puente Alto. “Essa é minha verdadeira obsessão. Uso todo o conhecimento e tecnologia como ferramentas para alcançar um maior entendimento, mas acima de tudo, observar e sentir cada planta e cada vinho é o que nos permite alcançar o equilíbrio perfeito em cada colheita”, diz ele.

A iniciativa reflete a aposta da Concha y Toro, terceira maior vinícola do mundo em volume, no potencial do mercado brasileiro para o consumo de vinhos premium, a partir de 150 reais.  Hoje o Brasil é o quarto maior mercado, atrás do Reino Unido, Estados Unidos e China. A meta é que ocupe o primeiro lugar neste segmento.

Sobre Don Melchor

O vinhedo Don Melchor tem desempenhado importante papel na história moderna do vinho chileno. Localizado na Cordilheira dos Andes, margem norte do Rio Maipo, no Vale do Maipo, a 650 metros acima do nível do mar, o vinhedo remonta a meados do século XIX, quando as primeiras variedades francesas pré-filoxera foram importadas da França. Atualmente é formado por 127 hectares, divididos em sete lotes, dos quais 90% correspondem à Cabernet Sauvignon, 7,1% à Cabernet Franc, 1,9% à Merlot, e 1% à Petit Verdot.

Sobre Enrique Tirado

O enólogo Enrique Tirado, atual Diretor Técnico e Enólogo do vinhedo Don Melchor desenvolveu uma longa e distinta trajetória na Vinícola Concha Y Toro. Ingressou em 1993 como encarregado das marcas premium da companhia, e a partir daí assumiu como enólogo gerente, a responsabilidade pelas marcas super premium e ultra Premium, incluindo Don Melchor. Foi sua extraordinária sensibilidade enológica, junto com seu incansável rigor, dedicação e estudo dos diferentes terroirs, que o permitiu ser designado em 1997 enólogo exclusivo de Don Melchor, o vinho ícone proveniente do destacado e reconhecido vinhedo de Puente Alto, localizado aos pés da Cordilheira dos Andes, na margem norte do Rio Maipo.

Sobre a Viña Concha Y Toro

Com mais de 135 anos de história, a Viña Concha y Toro é empresa líder no segmento de vinhos. Segundo dados da consultoria Wine Intelligence, atualmente é a maior exportadora de vinhos da América Latina e uma das principais marcas de vinho do mundo presente em mais de 130 países.

Sediada em Santiago do Chile, possui 12.313 hectares de vinhedos plantados nos melhores vales vitivinícolas do Chile, Argentina e Estados Unidos. Tem 13 escritórios de vendas em seus principais mercados ao redor do mundo. Em 2021, a Viña Concha y Toro tornou-se uma Certified B Corporation, concedida para as empresas comprovadamente comprometidas com a agenda ESG. No Brasil, a VCT, filial e distribuidora do Grupo Concha y Toro, representa no país todos os produtos das vinícolas Concha y Toro, Trivento (Argentina)e Bonterra, na California.

Siga o MuitoGourmet no Instagram para mais dicas de Gastronomia em Salvador!

Categorized in:

Tagged in:

, ,