O que você verá na matéria
As festas de fim de ano estão chegando e, com elas, as oportunidades de celebrar com a família e os amigos ao redor de uma mesa farta e bem decorada. Mas surge a dúvida: com que vinho brindar?
Para ajudar nessa missão, a sommelière Carol Souzah, de Salvador, reuniu 7 sugestões de rótulos perfeitos para harmonizar com os pratos típicos de Natal e Réveillon, levando em conta o clima tropical da Bahia. Confira as dicas e eleve seu brinde!
Natal: tradição com frescor
O Natal é marcado por receitas tradicionais como peru, tender e farofas. Para harmonizar com esses pratos e ainda refrescar o paladar no calor de Salvador, aposte em vinhos leves e de boa acidez:
- Espumantes brut ou extra brut
São coringas para a ceia! Com acidez alta e leveza, combinam com praticamente todos os pratos natalinos e trazem frescor ao momento. - Brancos aromáticos
Um Sauvignon Blanc chileno ou um Riesling alemão são ótimos para equilibrar a gordura das farofas e do tender. Eles trazem acidez e aromas frutados que realçam os sabores da ceia. - Rosés secos
Aposte em um Provence francês ou em um rosé nacional da Serra Gaúcha. Além de frescos e elegantes, harmonizam muito bem com carnes brancas e saladas tropicais, tão comuns no Natal baiano.
Réveillon: energia e leveza no brinde da virada
A festa da virada pede vinhos descontraídos e versáteis, perfeitos para pratos leves como peixes e frutos do mar. Aqui estão as sugestões da sommelière:
- Espumantes brut
Sempre versáteis, eles são os protagonistas do Réveillon. Além de acompanharem bem entradas e pratos principais, são indispensáveis no brinde da meia-noite. - Vinho Verde
Esse clássico português conquista pelo frescor, com acidez vibrante e leve efervescência. É ideal para entradas e pratos com frutos do mar. - Tintos leves
Prefere vinhos tintos? Opte por um Pinot Noir chileno ou um Gamay da França. Esses rótulos são delicados e podem ser servidos ligeiramente gelados, garantindo leveza mesmo no calor. - Sobremesas: Moscatel ou Vinho do Porto
Para doces como rabanadas ou pavês, escolha um espumante Moscatel. Já sobremesas com chocolate encontram um par perfeito no Vinho do Porto, com sua doçura equilibrada.
Leia também: 1ª Mostra de Cachaças na Bahia Acontece em Janeiro de 2025
Dica da Sommelière
Por fim, Carol Souzah ressalta: “Escolha rótulos que cabem no seu bolso e tragam alegria à mesa. O vinho é mais do que uma bebida; é um convite à convivência e à celebração.” Que as festas sejam recheadas de boas histórias e brindes inesquecíveis.
Feliz Natal e um próspero Ano Novo!
Siga Muito Gourmet no Instagram e descubra mais dicas incríveis para as festas de fim de ano!
Arriscada e sensata, numa harmonização de coisas elementos aparentemente díspares como se faz com vinhos e bons petiscos. Sensatez para sugerir o acessível sem perder o bom gosto; arriscada nas harmonizações dos trópicos. A somelier da terra do dendê e maresia!