O que você verá na matéria
Em tempos de mídias sociais, os criminosos estão se engajando cada vez mais no meio eletrônico e sofisticando os seus golpes maliciosos. Recentemente, golpistas no Instagram usam nomes de restaurantes para enganar usuários. A rede social que possui mais de 110 milhões de contas de usuários no Brasil, tem sido um terreno muito explorado por foras da lei.
Os criminosos costumam criar contas falsas, e estão cada dia mais profissionais nessa tarefa. Muitas vezes, essas contas falsas possuem milhares de seguidores e copiam os dados das contas oficiais dos restaurantes para melhorar a aparência de autenticidade, tudo com o objetivo de enganar as pessoas.
Confira aqui as etapas do golpe dos criminosos, como fugir de suas armadilhas e onde denunciar:
Fachada
Com o objetivo de ludibriar a todos, os golpistas no Instagram utilizam nomes nas contas que são muito similares aos das originais, acrescentando somente um ponto, um traço ou um caractere discreto. À primeira vista, parece ser o restaurante verdadeiro.
Além disso, copiam as fotos, os destaques e stories do perfil original, com links para o site oficial, criando um clone do real.
Os perfis falsos seguem, no mais das vezes, contas que são verificadas e possuem pertinência com o ramo da gastronomia. Por exemplo, as contas falsas costumam seguir páginas de notícias relacionadas ao mundo da gastronomia e de outros restaurantes, o que aumenta a confiabilidade do perfil enganoso. Acreditem, isso acontece todos os dias no nosso Instagram e bloqueamos e denunciamos diariamente essas contas falsas.
Entretanto, é importante estar atento aos detalhes da apresentação do perfil. Não poucas vezes, o perfil falso tem erros de grafia e alguns pequenos erros de edição de fotos. Enfim, tudo aparece de forma muito sutil de forma que não diminui a credibilidade do perfil.
Nesse caso, as aparências de fato, enganam.
Em razão disso e infelizmente, confiar somente na aparência não é recomendável, já que a encenação está cada vez mais sofisticada e, de fato, captura a atenção. Isso torna muito difícil a eleição do critério de aparência do perfil para excluir contas falsas.
Isca
Uma vez que a potencial vítima não consegue distinguir o golpista no Instagram somente pela aparência do perfil, o próximo passo para seduzir e enganar a pessoa é convencê-la de que existe uma vantagem, um ganho, pelo fornecimento de um mínimo de informações.
Os marginais miram com foco e disciplina. Antes de entrar em contato com a vítima, analisam quais os restaurantes que ela segue, curte e interage e cruzam esses dados com os perfis falsos que criam.
Aqui é importante ficar atento que, na grande maioria dos casos, a iniciativa do contato começa pelo bandido. Ora, os restaurantes não costumam enviar mensagens privadas para seus clientes e dar o primeiro passo no contato, o que já demonstra que é preciso ter cuidado nessas interações.
Entretanto, a conversa fiada do golpista no Instagram também pode ser iniciada até mesmo nos comentários abertos no próprio site oficial do restaurante. Publicamente o perfil falso interage com os seguidores do perfil oficial no próprio perfil real e, dado que os nomes são, no geral, muito similares, a vítima não se dá conta de ter sido abordada por criminosos.
Seja qual for o método, saiba que o delinquente sempre se apresentará de forma educada, polida e convincente. O teatro é completo.
De fato, o usuário acaba acreditando ter sido contactado pelo restaurante. A isca está lançada.
Promessa de vantagem
Uma vez que o contato está estabelecido, o bandido captura a atenção da vítima e, a partir daí, irá tentar levar a mesma a se envolver em uma trama bem estabelecida, da qual sairá com alguma vantagem.
As contas falsas se utilizam de algumas estratégias, quais sejam: sorteios, promoções, almoço grátis, bônus, jantar gratuito, brindes e cupons de desconto. As promessas de vantagens oferecidas são inúmeras e o criminoso confia que a vítima deixará a razão de lado ao ser apresentada a um grande ganho.
O criminoso, por exemplo, promete um cupom de desconto no restaurante, mas, para o envio desse, pede o nome e o telefone da vítima. De posse desses dados, o bandido tentará completar o golpe clonando o Whatsapp da pessoa.
Outro golpe possível envolve o roubo de dados sigilosos da própria conta de Instagram da vítima. De outro lado, pode também ocorrer o pedido de pagamento de valores para participação em sorteios e promoções.
Nessa etapa o criminoso confia que a sua vítima vai chegar a desconfiar da trama, mas, com o objetivo de ludibriar e enganar, o falso restaurante vai tentar levar a pessoa a pensar que o ganho é maior do que os custos envolvidos. Provavelmente tentará fazer com que a pessoa enganada pense e resolva por impulso e rapidamente, sem refletir muito.
Sua desconfiança é a sua melhor aliada
A maior defensora de que dispomos para evitar golpes de falsos perfis de restaurante é a desconfiança. Já que sabemos que como dizem os ditados não existe almoço grátis e quando a esmola é demais, o santo desconfia, é sempre importante parar um pouco e duvidar.
Uma estratégia para descobrir qual o perfil verdadeiro é desconfiar daquele que apareceu procurando uma interação e fazer uma busca pelo nome do restaurante no Instagram. Muito provavelmente, aparecerá mais de um perfil com o mesmo nome e logomarca, pois os perfis falsos se multiplicam muito a cada dia.
Outra postura é a de desconfiar de benefícios oferecidos e ligar para o restaurante para checar as informações antes de fornecer qualquer dado. Atente para o fato de que o perfil falso poderá ter também um telefone falso, sendo os motores de busca da internet a ferramenta mais indicada para encontrar esse número de telefone.
Outra dica importante é se informar quais os principais golpes da atualidade. Como a bandidagem se renova a cada dia, precisamos estar atentos. Atualmente, há um golpe no qual o objetivo final é o de clonar o WhatsApp da vítima para pedir dinheiro “emprestado” aos seus contatos mais próximos. Desconfie de qualquer solicitação de quem quer que seja que peça o seu código de confirmação da conta de WhatsApp. Esse código de confirmação é pessoal e instranferível, além de sigiloso e jamais deve ser compartilhado com terceiros que o solicitam.
O Instagram não é uma terra sem lei
O ambiente virtual do Instagram, entretanto, não está fora dos limites da lei. Os cibercriminosos são tão bandidos quanto aqueles que aplicam o conhecido golpe do bilhete premiado no país afora.
Nesse caso, é importante utilizar-se dos meios e canais oficiais para denunciar o crime, a fim de que os responsáveis possam ser criminalmente responsabilizados. Isso porque a mera existência do perfil falso já configura crime.
Nesse sentido, a orientação para os estabelecimentos que possuem contas de Instagram clonadas é a de comunicar a polícia cada perfil falso encontrado, formalizando um boletim de ocorrência. Dessa forma, uma investigação poderá ser iniciada pela autoridade policial.
Além desse caminho, o Procon Bahia também possui um canal para receber denúncias, sendo que os restaurantes devem denunciar ao órgão a existência de tais perfis falsos na rede social, pois representam uma potencial ameaça aos consumidores.
O perfil falso também pode ser denunciado dentro da própria plataforma do Instagram, que dispõe de meios internos para controlar a autenticidade de identidades. É importante utilizar as ferramentas de denúncia existentes na própria rede social.
A informação é também uma poderosa aliada, podendo os restaurantes divulgarem em suas redes sociais os perfis clonados, alertando a sua comunidade para ficar atenta.
Uma assessoria jurídica especializada pode ajudar bastante os estabelecimentos nessa denúncia, sendo possível a provocação do Poder Judiciário para a solução da contenda. Reunir provas, como prints da conta falsa, ajudarão a comprovar em juízo a existência das cópias fraudulentas.
Nos casos em que a vítima cai no golpe do estelionatário no Instagram, também é importante registrar o correspondente Boletim de Ocorrência perante a autoridade policial para que o criminoso seja desmascarado e responda criminalmente por seus atos.
Outras Matérias
- Casa de Tereza oferece Caruru de Cosme e Damião o ano inteiro
- Cöa completa 1 ano no Rio Vermelho com nova estrutura e menu exclusivo
- Gero Salvador abre as portas no Hotel Fasano com proposta casual e refinada
- Manoel Beato ministra Masterclass no Fasano Salvador com vinhos da Quinta dos Avidagos
- Como um fungo está revolucionando a gastronomia e o combate ao desperdício
Quer sugerir uma matéria? Entre em contato com a gente.