fbpx
Notícia

Golpistas no Instagram copiam perfis de restaurantes para enganar usuários

Golpistas no Instagram copiam perfis de restaurantes para enganar usuários
Golpistas no Instagram copiam perfis de restaurantes para enganar usuários

Em tempos de mídias sociais, os criminosos estão se engajando cada vez mais no meio eletrônico e sofisticando os seus golpes maliciosos. Recentemente, golpistas no Instagram usam nomes de restaurantes para enganar usuários. A rede social que possui mais de 110 milhões de contas de usuários no Brasil, tem sido um terreno muito explorado por foras da lei.

Os criminosos costumam criar contas falsas, e estão cada dia mais profissionais nessa tarefa. Muitas vezes, essas contas falsas possuem milhares de seguidores e copiam os dados das contas oficiais dos restaurantes para melhorar a aparência de autenticidade, tudo com o objetivo de enganar as pessoas.

Confira aqui as etapas do golpe dos criminosos, como fugir de suas armadilhas e onde denunciar:

Fachada

Com o objetivo de ludibriar a todos, os golpistas no Instagram utilizam nomes nas contas que são muito similares aos das originais, acrescentando somente um ponto, um traço ou um caractere discreto. À primeira vista, parece ser o restaurante verdadeiro.

Além disso, copiam as fotos, os destaques e stories do perfil original, com links para o site oficial, criando um clone do real.

Os perfis falsos seguem, no mais das vezes, contas que são verificadas e possuem pertinência com o ramo da gastronomia. Por exemplo, as contas falsas costumam seguir páginas de notícias relacionadas ao mundo da gastronomia e de outros restaurantes, o que aumenta a confiabilidade do perfil enganoso. Acreditem, isso acontece todos os dias no nosso Instagram e bloqueamos e denunciamos diariamente essas contas falsas.

Entretanto, é importante estar atento aos detalhes da apresentação do perfil. Não poucas vezes, o perfil falso tem erros de grafia e alguns pequenos erros de edição de fotos. Enfim, tudo aparece de forma muito sutil de forma que não diminui a credibilidade do perfil.

Nesse caso, as aparências de fato, enganam.

Em razão disso e infelizmente, confiar somente na aparência não é recomendável, já que a encenação está cada vez mais sofisticada e, de fato, captura a atenção. Isso torna muito difícil a eleição do critério de aparência do perfil para excluir contas falsas.

Isca

Uma vez que a potencial vítima não consegue distinguir o golpista no Instagram somente pela aparência do perfil, o próximo passo para seduzir e enganar a pessoa é convencê-la de que existe uma vantagem, um ganho, pelo fornecimento de um mínimo de informações.

Os marginais miram com foco e disciplina. Antes de entrar em contato com a vítima, analisam quais os restaurantes que ela segue, curte e interage e cruzam esses dados com os perfis falsos que criam.

Aqui é importante ficar atento que, na grande maioria dos casos, a iniciativa do contato começa pelo bandido. Ora, os restaurantes não costumam enviar mensagens privadas para seus clientes e dar o primeiro passo no contato, o que já demonstra que é preciso ter cuidado nessas interações.

Entretanto, a conversa fiada do golpista no Instagram também pode ser iniciada até mesmo nos comentários abertos no próprio site oficial do restaurante. Publicamente o perfil falso interage com os seguidores do perfil oficial no próprio perfil real e, dado que os nomes são, no geral, muito similares, a vítima não se dá conta de ter sido abordada por criminosos.

Seja qual for o método, saiba que o delinquente sempre se apresentará de forma educada, polida e convincente. O teatro é completo.

De fato, o usuário acaba acreditando ter sido contactado pelo restaurante. A isca está lançada.

Promessa de vantagem

Uma vez que o contato está estabelecido, o bandido captura a atenção da vítima e, a partir daí, irá tentar levar a mesma a se envolver em uma trama bem estabelecida, da qual sairá com alguma vantagem.

As contas falsas se utilizam de algumas estratégias, quais sejam: sorteios, promoções, almoço grátis, bônus, jantar gratuito, brindes e cupons de desconto. As promessas de vantagens oferecidas são inúmeras e o criminoso confia que a vítima deixará a razão de lado ao ser apresentada a um grande ganho.

O criminoso, por exemplo, promete um cupom de desconto no restaurante, mas, para o envio desse, pede o nome e o telefone da vítima. De posse desses dados, o bandido tentará completar o golpe clonando o Whatsapp da pessoa.

Outro golpe possível envolve o roubo de dados sigilosos da própria conta de Instagram da vítima. De outro lado, pode também ocorrer o pedido de pagamento de valores para participação em sorteios e promoções.

Nessa etapa o criminoso confia que a sua vítima vai chegar a desconfiar da trama, mas, com o objetivo de ludibriar e enganar, o falso restaurante vai tentar levar a pessoa a pensar que o ganho é maior do que os custos envolvidos. Provavelmente tentará fazer com que a pessoa enganada pense e resolva por impulso e rapidamente, sem refletir muito.

Golpistas no Instagram copiam perfis de restaurantes para enganar usuários

Sua desconfiança é a sua melhor aliada

A maior defensora de que dispomos para evitar golpes de falsos perfis de restaurante é a desconfiança. Já que sabemos que como dizem os ditados não existe almoço grátis e quando a esmola é demais, o santo desconfia, é sempre importante parar um pouco e duvidar.

Uma estratégia para descobrir qual o perfil verdadeiro é desconfiar daquele que apareceu procurando uma interação e fazer uma busca pelo nome do restaurante no Instagram. Muito provavelmente, aparecerá mais de um perfil com o mesmo nome e logomarca, pois os perfis falsos se multiplicam muito a cada dia.

Outra postura é a de desconfiar de benefícios oferecidos e ligar para o restaurante para checar as informações antes de fornecer qualquer dado. Atente para o fato de que o perfil falso poderá ter também um telefone falso, sendo os motores de busca da internet a ferramenta mais indicada para encontrar esse número de telefone.

Outra dica importante é se informar quais os principais golpes da atualidade. Como a bandidagem se renova a cada dia, precisamos estar atentos. Atualmente, há um golpe no qual o objetivo final é o de clonar o WhatsApp da vítima para pedir dinheiro “emprestado” aos seus contatos mais próximos. Desconfie de qualquer solicitação de quem quer que seja que peça o seu código de confirmação da conta de WhatsApp. Esse código de confirmação é pessoal e instranferível, além de sigiloso e jamais deve ser compartilhado com terceiros que o solicitam.

O Instagram não é uma terra sem lei

O ambiente virtual do Instagram, entretanto, não está fora dos limites da lei. Os cibercriminosos são tão bandidos quanto aqueles que aplicam o conhecido golpe do bilhete premiado no país afora.

Nesse caso, é importante utilizar-se dos meios e canais oficiais para denunciar o crime, a fim de que os responsáveis possam ser criminalmente responsabilizados. Isso porque a mera existência do perfil falso já configura crime.

Nesse sentido, a orientação para os estabelecimentos que possuem contas de Instagram clonadas é a de comunicar a polícia cada perfil falso encontrado, formalizando um boletim de ocorrência. Dessa forma, uma investigação poderá ser iniciada pela autoridade policial.

Além desse caminho, o Procon Bahia também possui um canal para receber denúncias, sendo que os restaurantes devem denunciar ao órgão a existência de tais perfis falsos na rede social, pois representam uma potencial ameaça aos consumidores.

O perfil falso também pode ser denunciado dentro da própria plataforma do Instagram, que dispõe de meios internos para controlar a autenticidade de identidades. É importante utilizar as ferramentas de denúncia existentes na própria rede social.

A informação é também uma poderosa aliada, podendo os restaurantes divulgarem em suas redes sociais os perfis clonados, alertando a sua comunidade para ficar atenta.

Uma assessoria jurídica especializada pode ajudar bastante os estabelecimentos nessa denúncia, sendo possível a provocação do Poder Judiciário para a solução da contenda. Reunir provas, como prints da conta falsa, ajudarão a comprovar em juízo a existência das cópias fraudulentas.

Nos casos em que a vítima cai no golpe do estelionatário no Instagram, também é importante registrar o correspondente Boletim de Ocorrência perante a autoridade policial para que o criminoso seja desmascarado e responda criminalmente por seus atos.

Golpistas no Instagram copiam perfis de restaurantes para enganar usuários
Golpistas no Instagram copiam perfis de restaurantes para enganar usuários

Outras Matérias

Quer sugerir uma matéria? Entre em contato com a gente.

Clube Muito Gourmet
Dicas & Promoções Exclusivas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Cultura

O que é Clean Label? Sua importância e vantagens. Nutricionista explica.

Vale a pena ler também...