fbpx
Na Rua

Falafel: O que é? E onde comer em Salvador? Nós te mostramos!

Falafel - O que é e onde comer em Salvador
Foto por Daria Nepriakhina no Unsplash

Nessa matéria, nós vamos te explicar o que é o Falafel e onde você pode comer esse prato milenar e delicioso do oriente médio. Vamos começar com um enigma? Tente adivinhar. As dicas são: é um bolinho frito feito de feijão com temperos especiais; é uma comida de rua muito gostosa e popular; deve ser servido quente e é crocante por fora e macio por dentro.

Adivinhou? Isso mesmo, é o nosso acarajé. Ué, mas a gente não ia falar de falafel? Meus caros amigos, o falafel, arriscamos dizer, é o irmão oriental do nosso acarajé, dada as imensas semelhanças entre eles. Se você fosse árabe, provavelmente diante do nosso enigma teria respondido sem pestanejar: falafel!

O que é Falafel?

O irmão do acarajé, que se chama falafel, é um bolinho feito de grão de bico e/ou de feijão, bem temperado e é uma comida super popular não só no oriente médio, mas também na Europa e nos Estados Unidos.

Com uma crocância especial por fora e um interior suculento e com uma coloração verdinha, resultado das ervas frescas utilizadas para temperar, o falafel tem origem controversa. Atualmente, a versão mais aceita tem sido a de que o prato foi criado pelos egípcios no século I D.C. e hoje é mundialmente famoso, especialmente entre os vegetarianos.

O bolinho não contém glúten e, apesar de ser frito, é um alimento muito saudável. Simples em sua essência e feito com poucos ingredientes, o falafel aguça o paladar. Servido com um molho tahine ou mesmo acompanhado de salada com vegetais crus, o falafel é rico em proteínas vegetais, sendo uma excelente opção à proteína animal (como vamos te mostrar, usam até para substituir a carne do hambúrguer).

É verdade que cada país que consome o falafel tem a sua receita própria. Seja no Líbano, Israel, Turquia, Egito, Jordânia, Palestina, Síria, Iraque ou no Iran o bolinho faz um sucesso absoluto, especialmente como uma comida que se come na rua. Os franceses e nova iorquinos fazem filas quilométricas para experimentar o prato, em seus endereços mais famosos.

A receita do falafel leva poucos ingredientes, mas demanda uma dose de paciência, uma vez que os grãos de bico, que não podem ser em conserva, devem ficar de molho durante uma noite inteira. Após, serão transformados em uma massa homogênea, temperados com ervas e gergelim e, em seguida, serão fritos resultando em bolinhos irresistíveis.

Onde Comer em Salvador um delicioso Falafel?

Em Salvador, você pode provar a receita original libanesa no Restaurante Arabesque, que vem servido com tahine.

Já o Pasárgada serve os bolinhos como entrada, acompanhado de molhos, ou como prato principal, sendo uma excelente opção para o jantar.

O Zaatar é um pequeno restaurante dedicado ao falafel e shawarma. Os bolinhos são acompanhados de salada crua e fresca, além de molhos. Uma outra opção é a que traz o falafel embalado no pão pita e recheado com uma variedade de iguarias.

O Falafel é tão versátil que é servido também como petisco na Cervejaria Art Malte, em uma pequena porção que vai muito bem com um chopp gelado.

Agora, se você quiser, pode experimentar também o falafel na Hamburgueria Cazzola. É surpreendentemente delicioso o hambúrguer que vem com um falafel no lugar da carne. Saboroso e vegetariano, vale a pena experimentar.

Aqui no Muito Gourmet acreditamos ter encontrado o irmão mais velho do acarajé e do abará baianos. O falafel, sem dúvidas, completa a família saborosíssima de uma maneira muito especial. Se ainda não conhece, experimente!

Onde?

Aqui estão os endereços de onde você pode se deliciar com Falafel em Salvador:

Arabesque Empório Árabe – Rua das Dálias, 505 – Pituba

Pasárgada – Praça Brigadeiro Faria Rocha, 44a – Rio Vermelho

Zaatar – Rua Ramalho Ortigão, 30 – Pituba

Cervejaria ArtMalte – Rua Feira de Santana, 354 – Rio Vermelho

Cazolla Gastrô Burguer Beer – Av. Paulo VI, 1828 – Pituba

Gosta de comida árabe? Veja essa nossa seleção de Restaurante Árabe em Salvador: 3 opções que irão te levar às Arábias.

Fonte: Humus101.

Clube Muito Gourmet
Dicas & Promoções Exclusivas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Em Casa

5 opções de delivery de acarajé em Salvador para não se arrepender

Vale a pena ler também...