fbpx
Na Rua

Sandro Borges, o Chef da Varanda Gourmet apresenta a sua Prometida

Sandro Borges - Varanda Gourmet
Foto: Di Salusttiano l Artwork Studio

Sandro Borges é autodidata e considera-se herdeiro do dom da sua avó, a qual exerce imensa influência sobre sua culinária. Começou cozinhando para amigos, para retribuir gentilezas e hoje comanda um dos restaurantes mais aconchegantes e intimistas do Rio Vermelho.

As influências

Todos os pratos do cardápio do chef Sandro são baseados em sua memória gustativa. Dentre eles estão, principalmente, os pratos típicos do interior da Bahia, Um mix com a culinária portuguesa e espanhola e fundamentos da francesa. “É uma comida que acalenta”, segundo ele, pois, mesmo com o toque de requinte europeu, não deixa de valorizar a culinária do sertão baiano. Por exemplo, Sandro sempre dá preferência aos produtos regionais e de agricultura familiar, buscando conhecer e agregar novos ingredientes, provenientes do interior da Bahia.

O Restaurante e A Prometida

Há cerca de cinco anos, sua esposa ao perceber o seu dom e talento para a cozinha, o incentivou a começar um negócio no ramo alimentício. Sandro Borges, então deixou de lado sua antiga profissão, na área de marketing político, para se dedicar exclusivamente à gastronomia.

O carro-chefe do cardápio do Varanda Gourmet é o galeto desossado e recheado chamado de ‘A Prometida’, receita que o chef vivia prometendo fazer para os colegas (daí o nome), ao mesmo tempo que trabalhava com campanhas políticas e que nunca tinha tempo de cumprir. Da mesma forma que essa promessa, só veio se concretizar em seu restaurante, que tem um conceito mais sertanejo e regional, com uma proposta diferenciada e mais reservada: portas fechadas e atendimento apenas com reserva.

Desde sua inauguração, a crítica especializada vem tecendo elogios, não só pelo atendimento e ambiente mais familiar, como também pela deliciosa e peculiar culinária.

Em resumo, hoje o restaurante que funciona na varanda de casa, entrega o que todos procuram, a tal “comida de verdade”.

Em pouco tempo de carreira, o chef Sandro Borges participou de diversos festivais muito bem conceituados no mercado, como o Fogo e o Tempero da Bahia, uma vez que vem sempre se aprimorando, com o estudo e o desenvolvimento de técnicas e fundamentos gastronômicos.

A Prometida – Varanda Gourmet – Rio Vermelho – Salvador

A Prometida

O prato consiste em um Galeto maragogipano desossado, recheado com fumeiro, banana da terra e queijo. Acompanha batatas rústicas assadas no forno com páprica defumada e manteiga de garrafa.

Créditos e agradecimentos: ArtWork Studio
Foto Sandro Borges: Di Salusttiano
Foto Prato: Imagens do acervo pessoal publicado nas redes sociais.


Leia mais…

Clube Muito Gourmet
Dicas & Promoções Exclusivas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Na Rua

Conheça a história do Seu França (e seu famoso Arroz de Polvo)

Vale a pena ler também...