A cor rosa retornou, não como um modismo hollywoodiano, mas como um símbolo de apoio e conscientização. A cor que foi vista como uma tendência de moda, agora retorna, como um símbolo de apoio e solidariedade em uma causa nobre: o já nosso conhecido Outubro Rosa.
Esse movimento global visa conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, uma das doenças que mais afeta as mulheres em todo o mundo.
Neste mês, diversos estabelecimentos e instituições se unem para apoiar a causa, e um deles é o La Pasta Gialla, na Pituba. Parte da renda obtida com a venda desses pratos será destinada ao Instituto Oncoguia, uma associação sem fins lucrativos que auxilia pacientes com câncer em diversos aspectos.
Desta vez, o chef Sergio Arno desenvolveu quatro receitas únicas, com o Tagliatelle Rosa de Hibisco como protagonista. Criado a partir de uma infusão da flor de hibisco, esse ingrediente especial confere aos pratos uma coloração que simboliza a luta contra o câncer de mama.
Os clientes podem saborear a massa ao Molho Alfredo com Camarões Salteados e Raspas de Limão Siciliano, ao Creme de Gorgonzola com Iscas de Filé Mignon Flambadas, ao Ragu de Linguiça com Erva Doce e Molho Pomodoro, ou ao Creme de Cogumelos Mistos e Queijo Burrata.
Outubro Rosa: o rosa para além da modinha
O rosa que inundou as redes sociais recentemente, impulsionado pelo filme da Barbie e na Bahia com a polêmica causada pelo marketing do pigmentado artificialmente, agora se transforma em uma poderosa ferramenta de conscientização e apoio. É um lembrete de que, juntos, podemos enfrentar desafios sérios e importantes.
O Outubro Rosa é uma oportunidade para lembrar a todas as mulheres da importância da prevenção e da detecção precoce do câncer de mama.
É um momento para lembrar que, em nossa sociedade, a solidariedade e a conscientização são cores que nunca saem de moda.
Não é sobre uma cor. É uma causa.
Siga o MuitoGourmet no Instagram para mais dicas de Gastronomia em Salvador!