O que você verá na matéria:
Chef Fabrício Lemos apresenta o Arroz de Kirimurê em aula-show no dia 5 de abril
A identidade gastronômica da Bahia ganha destaque na 4ª edição do Bahia Origem Week 2025, que acontece entre os dias 3 e 6 de abril, no Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio. E um dos grandes nomes da cozinha autoral baiana, o chef Fabrício Lemos, participa pela primeira vez do evento com uma receita que traduz o compromisso com o território e as raízes culturais da região.
No sábado, 5 de abril, às 19h, o público poderá acompanhar, ao vivo, a execução do Arroz de Kirimurê, prato que integra o menu do restaurante Orí e homenageia o trabalho das marisqueiras da Baía de Todos-os-Santos — mulheres que vivem da extração de ostras, aratus, mariscos e do cultivo de algas, além da produção artesanal de bijuterias e cosméticos naturais.
“Essa receita é inspirada na Aliança Kirimurê, organização que apoia comunidades de marisqueiras, e sempre que posso, levo esse tema comigo. Para além da técnica e do sabor, é uma forma de valorizar quem sustenta a base da cadeia produtiva dos nossos frutos do mar”, afirma o chef Fabrício.
Uma cozinha de território, afeto e sofisticação
Com formação sólida pela tradicional escola francesa Le Cordon Bleu e passagens por cozinhas internacionais de prestígio, Fabrício Lemos construiu uma trajetória marcada pela sofisticação técnica e pelo compromisso com os ingredientes e saberes da Bahia.
É chef e proprietário de casas como Origem, Ori, Minibar Gem, Segreto, Omí e o restaurante do Fera Palace Hotel, incluindo também seu rooftop e bar. Recentemente, inaugurou o Megiro, no Horto Florestal, ampliando ainda mais sua presença na cena gastronômica de Salvador.
Entre os reconhecimentos que coleciona, destacam-se o título de Chef do Ano pela Veja Comer & Beber Salvador e, mais recentemente, o prêmio na edição 2024 do Sabores de Salvador. Também figura no prestigiado The Best Chef Awards e mantém o restaurante Origem no ranking dos 50 Melhores Restaurantes da América Latina.
Sua participação no Bahia Origem Week reforça o protagonismo da gastronomia baiana no cenário nacional e internacional, evidenciando uma cozinha que une excelência técnica, identidade e propósito.
Um festival que valoriza o melhor da Bahia
O Bahia Origem Week integra também o Chocolat Festival e a Expo Pesca e Aquicultura, reunindo iniciativas voltadas à gastronomia, agricultura familiar, pesca sustentável, inovação e cultura alimentar. A programação inclui aulas-show, feira de produtos artesanais, rodas de conversa e experiências imersivas para o público.
A entrada é gratuita, mediante doação de 1Kg de alimento não perecível, em apoio à campanha Bahia Sem Fome.
SERVIÇO
O que: Bahia Origem Week – Chocolat Festival – Expo Pesca e Aquicultura
Onde: Centro de Convenções Salvador (Av. Octávio Mangabeira, 5.490 – Boca do Rio)
Quando: De 03 a 06 de abril de 2025
Horário: Das 14h às 22h
Entrada gratuita mediante doação de 1Kg de alimento não perecível
Siga o Muito Gourmet no Instagram e fique por dentro de todas as novidades gastronômicas de Salvador!