Restaurante Francês Comemora Aniversário com Eventos ao Longo do Ano

O Chez Bernard está completando 60 anos neste mês de julho. A casa, fundada em 1963 pelo chef parisiense Bernard Goethals (1935-2009), permanece até hoje como um ícone da cozinha francesa em Salvador, a capital baiana.

Sob a liderança do casal Verônica e Ademar Lemos desde 2018, o Bernard – como é carinhosamente chamado pelos clientes fiéis – continua forte, valorizando a tradicional culinária francesa, com o talentoso chef belga Laurent Rezette à frente.

Celebrando com Estilo

Para comemorar essa ocasião especial, os proprietários estão preparando uma série de eventos que começará na próxima segunda-feira, dia 17.

Um jantar especial em nove etapas será oferecido aos chefs que representam a diversificada gastronomia da cidade.

No dia seguinte, 18 de julho, o Chez Bernard celebrará o aniversário junto aos profissionais de imprensa, que sempre foram parceiros e contribuíram para a disseminação da clássica cozinha do restaurante.

Durante toda a semana, até sexta-feira, dia 21, o espaço receberá convidados, amigos, parceiros e colaboradores para três noites consecutivas, com um menu especial destacando os pratos clássicos da casa.

Participe das Celebrações

O público em geral também poderá aproveitar as celebrações.

Durante toda a semana, de 17 a 21 de julho, o mesmo menu especial preparado para a ocasião estará disponível no andar superior do restaurante, mediante reserva, por um valor de R$ 179,00 por pessoa.

Além disso, ao longo do ano, várias ações estão sendo planejadas e serão implementadas todos os meses, até dezembro de 2023, para comemorar esse ano tão importante.

Um Pouco da História do Chez Bernard

Bernard Goethals (1935-2009), formado pela Escola Hoteleira de Paris, chegou à Bahia em 1958, onde trabalhou no Hotel da Bahia por mais de um ano.

Em seguida, assumiu o bar do renomado Hotel Themis, localizado no Centro de Salvador. Ele se apaixonou por uma baiana e pela cidade, e juntos, decidiram viver na Rua Gamboa de Cima, nº11, com uma bela vista da baía.

Essa casa se transformou no restaurante que conhecemos hoje como Chez Bernard, inaugurado em 10 de julho de 1963.

No final dos anos 60, Bernard fez parceria com seu concunhado Guilardo Marques, e o modesto bistrô passou por uma reforma.

Em 1976, seu sócio comprou a parte de Bernard e associou-se a Albérico Pedreira, mantendo a sociedade por 44 anos, até vender o estabelecimento para o grupo Odebrecht.

Em 2018, o restaurante foi adquirido pelo casal Verônica e Ademar Lemos. Os novos proprietários renovaram o espaço, atualizaram a decoração e reinauguraram o restaurante com o chef Laurent Rezette no comando da cozinha.

Em 2021, o Chez Bernard recebeu o prêmio Top Of Mind como o restaurante de alto padrão mais lembrado pelos soteropolitanos. Em 2022, o estabelecimento se destacou na 49ª posição entre os 100 melhores restaurantes do Brasil, segundo a Revista Exame Casual.

O chef Laurent Rezette

Laurent Rezette, embaixador na América Latina do The Mastercook of Belgium, é uma referência em alta gastronomia na Bahia. Ele vive em Salvador há mais de 20 anos e atualmente lidera a cozinha do Chez Bernard, dando continuidade à tradição do restaurante. Laurent participa do desenvolvimento e treinamento de profissionais da gastronomia, e sua cozinha combina ingredientes locais com técnicas clássicas, proporcionando pratos tradicionais e criativos.

Menu de Celebração

Apéritif (Aperitivo)
Soupe à l’oignon (Sopa de cebola)
Entrée (Entrada)
Crevettes roses à la Fernand Point (Camarões grelhados e flambados em Pastis, molho bisque e pimenta verde com folhado recheado de cogumelos)
Plats principaux (Pratos principais)
Confit de carnard avec une sauce parfumée à la truffe et pomme dauphine (Coxa de pato e seu molho perfumado com trufa e sonho de batata)
Sorbet Yuzu (sorvete)
Filet mignon et ses trois sauces classiques (Filé mignon e seus molhos tradicionais Béarnaise, Bordelaise e Au Poivre – pimenta verde)
Séléction de fromages (Seleção de queijos)
Reblochon, chabichou e lua cheia

Desserts (Sobremesas)
Crêpe suzette flambée et sa glace vanille de la chapada diamantine (Crepe suzette flambado com sorvete de baunilha da Chapada Diamantina)
Profiterole à la pistache (Profiterole de pistache)

Siga o MuitoGourmet no Instagram para mais dicas de Gastronomia em Salvador!

Categorizado em: