InícioGastronomiaChef Andrea Nascimento recebe Prêmio Maria Felipa em Salvador

Chef Andrea Nascimento recebe Prêmio Maria Felipa em Salvador

PUBLICADO EM

Reconhecimento celebra a trajetória de resistência e excelência da chef negra no cenário gastronômico de Salvador

Na fervilhante cena do Rio Vermelho, onde o aroma dos temperos baianos se mistura ao som do mar, a chef Andrea Nascimento, do Solar Gastronomia, acaba de alcançar mais um marco em sua trajetória.

Nesta quinta-feira, 25 de julho, ela será homenageada com o Prêmio Maria Felipa, uma das mais importantes honrarias concedidas a mulheres negras que se destacam na luta por direitos e contra o racismo no Brasil.

A cerimônia ocorre às 17h, no Centro de Cultura da Câmara de Salvador, e marca o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, bem como o Dia Nacional da Mulher Negra.

A premiação é conduzida pela vereadora Ireuda Silva (Republicanos), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e vice-presidente da Comissão de Reparação.

“Uma felicidade poder ser honrada e premiada. Como empresária e chef negra, a luta é constante na busca do nosso posicionamento e independência”, afirma Andrea, cuja trajetória une talento culinário com ativismo e empreendedorismo de impacto.

Do fogão à resistência: quem é Andrea Nascimento?

Figura central da cozinha do Solar Gastronomia, Andrea Nascimento comanda um dos restaurantes mais emblemáticos de Salvador. Sua cozinha mistura técnica refinada e sabores ancestrais, com atenção especial à valorização de ingredientes afro-baianos e à formação de novas gerações de cozinheiras negras.

Não à toa, seu nome agora se junta à lista de mulheres inspiradoras que já foram contempladas pelo Prêmio Maria Felipa, como a embaixadora de Gana no Brasil, Abena Busia; a defensora dos direitos das mulheres negras na ONU, Kenia Maria; e a cantora e atual ministra da Cultura, Margareth Menezes.

O legado de Maria Felipa: resistência feminina na história baiana

Inspirando o prêmio que leva seu nome, Maria Felipa de Oliveira foi uma marisqueira e pescadora da Ilha de Itaparica que, em 1823, liderou um levante com mais de 200 pessoas – entre mulheres negras, tupinambás e tapuias – contra as tropas portuguesas durante a luta pela Independência da Bahia. Seu grupo incendiou cerca de 40 embarcações inimigas, tornando-se símbolo da resistência popular e feminina no estado.

A homenagem à chef Andrea, portanto, carrega não apenas um reconhecimento individual, mas também um elo com a ancestralidade e a força de tantas mulheres negras que moldaram, e continuam moldando a identidade cultural da Bahia.

Andrea Nascimento é destaque no Prêmio Maria Felipa 2024
Andrea Nascimento é destaque no Prêmio Maria Felipa – Foto: Leonardo Freire

Siga o Muito Gourmet no Instagram e fique por dentro de todas as novidades gastronômicas de Salvador!

Últimos Artigos

Três Tipos de Degustadores: Qual Deles É Você?

Por que algumas pessoas sentem mais sabores que outras? Descubra que tipo de degustador...

Festival Baiano de Cafés 2026 põe as mulheres agricultoras no centro do café da Bahia

Maior evento de cafés especiais do estado acontece em agosto, no Trapiche Barnabé, com...

Rumo ao Hexa: Onde Assistir à Copa do Mundo 2026 Bebendo Bem em Salvador

Da Barra a Lauro de Freitas, o colunista Dan Morais reúne bares e restaurantes...

Descobrindo Gaillac, taça por taça: uma viagem ao sudoeste da França

Nossa sommelière Carol Souzah percorre o sudoeste francês e encontra em Gaillac uvas ancestrais...

leia mais

Três Tipos de Degustadores: Qual Deles É Você?

Por que algumas pessoas sentem mais sabores que outras? Descubra que tipo de degustador...

Festival Baiano de Cafés 2026 põe as mulheres agricultoras no centro do café da Bahia

Maior evento de cafés especiais do estado acontece em agosto, no Trapiche Barnabé, com...

Rumo ao Hexa: Onde Assistir à Copa do Mundo 2026 Bebendo Bem em Salvador

Da Barra a Lauro de Freitas, o colunista Dan Morais reúne bares e restaurantes...