fbpx
Notícia

A Bahia marca presença no 26° Salão do Chocolate de Paris

Salão Mundial do Chocolate e do Cacau em Paris
Salão Mundial do Chocolate e do Cacau em Paris

Entre os dias 28 de outubro de 01 de novembro de 2021, em Paris, aconteceu a vigésima sexta edição do famoso Salon Mondial du Chocolat et du Cacao (Salão do Chocolate de Paris), ou seria melhor dizer o Show Mundial do Chocolate e do Cacau?

O evento, que reuniu, durante cinco dias, produtores de cacau, chefs pâtissiers e chocolatiers amadores e profissionais, exposições de esculturas e até um espaço infantil, foi uma verdadeira festa dedicada à esta maravilha da gastronomia.

Experiências:

Com oficinas de chefs renomados, o público pôde presenciar a preparação das melhores receitas com o ingrediente, ao vivo. Até mesmo as crianças foram contempladas e puderam participar de oficinas e experimentar, com suas famílias, uma introdução ao universo mágico do chocolate, com experiências lúdicas e gustativas.

Chocolate também é arte

No ano de 2021, o chocolate e a arte encontraram-se também na homenagem dos chocolatiers ao célebre quadro de Pablo Picasso, Guernica. Com a reunião de mais de 40 profissionais e com a utilização de mais de 500 quilos de chocolate, o salão homenageou, com uma obra inteiramente doce, essa obra de arte icônica. É de adoçar os olhos.

Não estaríamos na França se nesse grande evento a alta costura também não estivesse presente. Um desfile inteiramente de vestidos de chocolate acontece há mais de 25 anos e propõe essa combinação entre as duas linguagens. A experiência rende sempre interessantes combinações entre o doce, a moda e também a música, já que as modelos apresentam-se junto com cantores que tornam tudo mais divertido e descontraído.

De olho na nova tendência mundial de crescimento de cholatiers artesanais, o salão também dedicou parte de seu espaço aos países produtores das sementes de cacau, como a Venezuela, Peru, Madagascar e Haiti. As nozes de cacau também possuem terroir, ou seja, há personalidade e singularidades especiais em cada local produtor, resultando em produtos únicos. Todos os paladares são contemplados, ninguém fica de fora desse amor pelo chocolate!

A Bahia estava lá!

Salon Mondial du Chocolat et du Cacao – Foto: Ascom/Seplan

A Bahia, como destacado produtor de chocolate brasileiro, esteve presente no Salão do Chocolate de Paris com um estande , de estrutura moderna dedicado ao cacau aqui produzido, marcando presença também com seu chocolate gourmet que a todos impressionou. Com ainda mais destaque para o Sul da Bahia, região especialmente dedicada ao cultivo do cacau levou uma seleção de chocolates especiais e nozes produzidas com o terroir baiano.

Clique aqui para ler mais notícias da coluna “Por aí”.

Clube Muito Gourmet
Dicas & Promoções Exclusivas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Na Rua

Conheça as Melhores Cafeterias de Salvador: Onde encontrar a sua nova cafeteria favorita

Vale a pena ler também...