InícioColunaSob o Sol: 4 vinhos para o verão que vão surpreender no...

Sob o Sol: 4 vinhos para o verão que vão surpreender no Carnaval

PUBLICADO EM

spot_img

Muito Gourmet e a Nova Coluna de Carol Souzah

Os vinhos para o verão têm tudo a ver com o clima vibrante de Salvador. Entre ensaios, bloquinhos e festas que tomam conta da cidade, a energia da estação atinge seu ápice no Carnaval, a celebração mais esperada do ano. E, se o calor e a folia pedem bebidas refrescantes, por que não um bom vinho?

No Muito Gourmet, seguimos com a honra de contar com Carol Souzah em nossa equipe de colunistas, trazendo conhecimento e paixão para tornar o universo dos vinhos cada vez mais acessível ao público soteropolitano. Nesta edição, que antecede o Carnaval, ela traz uma seleção de rótulos surpreendentes e perfeitos para o verão, provando que há um vinho para cada momento da folia – seja na praia, nos camarotes ou nos encontros animados com os amigos.

De espumantes naturais a tintos refrescantes, passando pelos intrigantes vinhos laranja, Carol apresenta opções leves, vibrantes e cheias de personalidade, ideais para curtir o calor baiano. Prepare sua taça e brinde a estação mais festiva do ano!


Sob o Sol: Surpreendentes Vinhos para o Verão

Já tem um tempinho que, no verão baiano, vejo taças de vinhos e espumantes por aí, seja na taça ou na lata, na praia, nos ensaios de verão, festas, bloquinhos e até no Carnaval, onde, no meio de tantas ofertas de bebidas, vêm ganhando seu espaço.

Particularmente, adoro ver novos costumes ganhando força, e já que o verão de Salvador não dá trégua, a gente também não! Enquanto o sol brilha forte e as festas tomam conta da cidade, é hora de repensar os vinhos que nos acompanham.

Ao contrário do que muitos acreditam, o vinho tem a capacidade única de acompanhar e se moldar às sensações de cada estação. No verão, buscamos refrescância, leveza e vivacidade. Se você ainda associa o calor apenas a vinhos brancos e rosés básicos, está na hora de sair do óbvio e descobrir rótulos surpreendentes, refrescantes, vibrantes e cheios de energia, assim como o nosso verão de dias quentes e noites animadas.

Se é para brindar ao calor, que tal conhecer opções inusitadas e cheias de personalidade?

Espumante Pet Nat

Espumante feito pelo método ancestral de vinificação, é descomplicado e levemente turvo. O Pet Nat é a escolha perfeita para quem quer um brinde com frescor e autenticidade. Experimente os brasileiros da vinícola Casa Viccas: o branco feito da uva Glera ou mesmo o Pet Nat rosé da Vivente Vinhos, um blend de Pinot Noir e Chardonnay. Diferente de outros espumantes, o Pet Nat é engarrafado antes do término da fermentação alcoólica, resultando em uma bebida de borbulhas delicadas e refrescante.

Vinho Laranja (Brancos de maceração prolongada)

Feito a partir de uvas brancas que passam mais tempo em contato com as cascas, esse vinho segue exatamente o mesmo método usado na vinificação de tintos, o que lhe confere características únicas.
Com coloração que pode variar do alaranjado ao âmbar, possui leves taninos e uma textura incrível. Os “laranjinhas” harmonizam bem com carnes de porco, peixes, frutos do mar e, pasmem, são a harmonização perfeita para comidas com dendê, como acarajé e moquecas. E você, já provou um?

Rosés encorpados e cheios de vida

Aposte em rótulos vibrantes, com notas de frutas vermelhas frescas e acidez marcante. Um bom rosé da Campanha Gaúcha ou um português da região do Alentejo pode ser o par perfeito para o calor. Para quem gosta de vinhos com mais corpo, indico os vinhos rosés da uva Garnacha da região de Navarra, na Espanha. São conhecidos por sua cor vibrante, frescor, aromas intensos e estrutura, sendo ótimos até para refeições mais encorpadas.

Vinhos tintos de sede

E se eu te disser que os tintos também podem botar a cara no sol? O segredo é escolher rótulos leves e suculentos, que você pode beber com facilidade, sem sentir o peso do álcool ou dos taninos excessivos. Geralmente feitos com uvas como Gamay, Pinot Noir e Cinsault, esses tintos são ideais para o calor do verão e podem (e devem) ser servidos ligeiramente resfriados. Frutados, com boa acidez e poucos taninos, são uma excelente opção para os dias quentes.

Vocês estão de prova, no calor da Bahia – e no Carnaval de Salvador –, o vinho sempre encontra o seu lugar. Pegue sua taça, escolha um vinho que lhe faça sorrir e aproveite a estação mais festiva do ano!

por carol souzah

Sobre Linha Editorial e a Carol Souzah

Carol Souzah é sommelière, jornalista e nova colunista do Muito Gourmet.

A sommelière abordará inovações no mundo dos vinhos, curiosidades, harmonizações, aspectos socioeconômicos, sustentabilidade, ética na produção e muitas dicas.


Siga o Muito Gourmet no Instagram e fique por dentro de todas as novidades gastronômicas de Salvador!

Últimos Artigos

Santiago promove jantar harmonizado com vinhos da Casa Ferreirinha

Evento no dia 1º de abril reúne rótulos do Douro a pratos ibéricos em...

Ayrà Bar estreia no Rio Vermelho com fusão de sabores e música

Novo bar do chef Ícaro Rosa e da cantora Elen Luz traz fusão de...

Chef baiano Manoel Franklin vence Que Seja Doce com sabor do nosso cacau

A riqueza do cacau baiano ganhou destaque nacional pelas mãos do chef Manoel Franklin,...

Chef Marco Caria ministra Masterclass de Pizza Contemporânea em Salvador

Evento contará com a presença do especialista italiano Gianluca Strafile O cenário gastronômico de Salvador...

leia mais

Santiago promove jantar harmonizado com vinhos da Casa Ferreirinha

Evento no dia 1º de abril reúne rótulos do Douro a pratos ibéricos em...

Ayrà Bar estreia no Rio Vermelho com fusão de sabores e música

Novo bar do chef Ícaro Rosa e da cantora Elen Luz traz fusão de...

Chef baiano Manoel Franklin vence Que Seja Doce com sabor do nosso cacau

A riqueza do cacau baiano ganhou destaque nacional pelas mãos do chef Manoel Franklin,...