O Dia Nacional da Mandioca, comemorado em 22 de abril, é uma oportunidade para celebrar a importância desse alimento versátil e valioso presente na cultura alimentar do Brasil. Reconhecida pela ONU como o alimento do século XXI, a mandioca é um ingrediente fundamental na gastronomia do Restaurante Casa de Tereza e do Tabuleiro da Chef.

Dia da Mandioca: um pouco da história e curiosidades

A mandioca é uma planta nativa da América do Sul, cultivada há mais de 10 mil anos pelos povos originários. É um alimento muito versátil, utilizado na produção de farinhas, féculas, polvilhos e diversos pratos típicos da culinária brasileira, como a tapioca, o beiju, a macaxeira e o escondidinho.

Além de ser um alimento nutritivo e saboroso, a mandioca tem grande importância econômica para o Brasil, sendo um dos principais produtos agrícolas do país. A mandioca é utilizada na produção de etanol, ração animal, papel, celulose, entre outros produtos.

A mandioca é um ingrediente presente em diversas cozinhas do Brasil e é conhecida por diferentes nomes em cada região do país. Em algumas partes do país, é chamada de macaxeira, enquanto em outras é conhecida como aipim ou maniva. É um alimento versátil, até em como é chamado a depender da região, e que está presente em diversos pratos típicos da culinária brasileira.

A Chef Tereza e a Mandioca

A chef Tereza Paim inclui a mandioca em diversos pratos, como acompanhamento das moquecas da casa, a base do Bobó de camarão, caldinhos, entre outros. Para a chef, a mandioca é a raiz do Brasil, um produto dominado pelos nossos povos originários e que é consumido de várias maneiras em todo o mundo. Segundo Tereza, a mandioca é o ingrediente-mãe da cozinha brasileira.

O Tabuleiro da Chef (@tabuleirodachef), loja online de produtos assinados por Tereza Paim, oferece uma das grandes paixões da chef: as farofas. Produzidas com insumos de agricultores familiares da capital baiana, as farofas são feitas com um blend de três farinhas de mandioca da Bahia e são exportadas para fora do Brasil.

chef tereza paim e a mandioca

Bolinho de mandioca, carne-seca e queijo coalho

Que tal celebrar o Dia Nacional da Mandioca preparando um delicioso Bolinho de mandioca, carne-seca e queijo coalho? Confira abaixo a receita de Tereza Paim, que está em seu livro “Na Mesa da Baiana – Receitas, histórias, temperos e espírito tipicamente baianos”.

Receita

Rendimento: 20 porções Tempo de preparo: 1h

Ingredientes

  • 1kg de mandioca descascada e cortada em pedaços
  • 150g de farinha de trigo
  • 100g de manteiga
  • 3 ovos
  • 250g de queijo parmesão ralado
  • 100ml de leite
  • Sal a gosto
  • 150g de queijo coalho picadinho
  • 150g de carne-seca desfiada
  • 200g de farinha de rosca
  • 1l de óleo para fritar
  • Água (quanto baste)

Modo de preparo

  1. Em uma panela funda, leve a mandioca ao fogo alto com pouca água (somente o suficiente para cobrir os pedaços). À medida que a água for evaporando, coloque água fria para dar um choque térmico, o que ajuda a mandioca ficar mais tenra.
  2. Quando a mandioca estiver tenra, desligue o fogo e escorra a água (mas não jogue fora).
  3. Passe a mandioca cozida, ainda morna, por um moedor para formar uma pasta.
  4. Em uma tigela, misture a pasta da mandioca ainda morna, com a farinha de trigo, a manteiga, os ovos, o parmesão, o leite e o sal. Em seguida, sove essa massa por mais ou menos 15 minutos. Se achar que ela ainda está muito dura, inclua um pouco de água do cozimento (30ml a cada vez), sovando e checando a textura até estar macia.
  5. Divida a massa em pedaços e molde os bolinhos, recheando cada um com o queijo coalho picadinho e a carne-seca desfiada.
  6. Coloque os bolinhos sobre uma assadeira e leve ao congelador por 20 minutos.
  7. Retire do congelador, molhe cada bolinho em um pouco de leite e em seguida empane com a farinha de rosca, cobrindo todos os lados.
  8. Aqueça o óleo em uma panela ou frigideira funda.
  9. Frite os bolinhos submersos em óleo bem quente e sirva.
bolinho de mandioca

Ao seguir esta receita, você terá um delicioso Bolinho de mandioca, carne-seca e queijo coalho para celebrar o Dia Nacional da Mandioca. Aproveite essa iguaria e celebre a riqueza cultural do nosso país!

Siga o MuitoGourmet no Instagram para mais dicas de Gastronomia em Salvador!

Categorizado em:

Marcado em:

,