O que você verá na matéria:
Curta-metragem dirigido por Sabrina Andrade destaca vozes potentes de autoras negras baianas e será exibido na Sala Walter da Silveira com entrada franca
Um verdadeiro mapa afetivo da produção literária negra e feminina na Bahia. Assim pode ser descrito o documentário “Cartografia de Nós”, que estreia no próximo dia 08 de maio, às 19h, na tradicional Sala Walter da Silveira, nos Barris, em Salvador. Com entrada gratuita, a sessão será seguida de um bate-papo com parte da equipe e escritoras participantes.
Idealizado pela escritora e educadora Lorena Ribeiro, do projeto Passos entre Linhas, o curta de quase 40 minutos propõe uma imersão na diversidade criativa das produções literárias feitas por mulheres negras em diversas regiões da Bahia. A exibição presencial será um convite ao público para mergulhar em histórias, territórios e vozes que ecoam resistência, identidade e pertencimento.

Território, identidade e criação: a literatura como ferramenta de transformação
Com direção de Sabrina Andrade e trilha sonora original de Hosanna Almeida e Marcelo Santana, o filme costura entrevistas com autoras de distintas gerações e localidades, como Táina Sena (Itamaraju), Camila Carmo (Amargosa e Ilha de Itaparica), Paula Anias (Sapeaçu), Maria Dolores Rodriguez (Feira de Santana) e a própria Lorena Ribeiro, que transita entre Salvador e Lauro de Freitas.
A cidade de Cachoeira, símbolo histórico e cultural do Recôncavo Baiano, também é apresentada como território simbólico de resistência e fomento à produção artística negra no estado.
“Nosso estado tem muita gente produzindo coisas riquíssimas, mas ainda pouco conhecidas e, por isso, pouco valorizadas”, afirma Lorena. “Criar ao lado dessas mulheres é a confirmação de que juntas realizamos coisas gigantes.”
Um projeto que borda memórias e inspira leitura
Mais do que um documentário, “Cartografia de Nós” é um gesto de permanência. O filme incorpora intervenções artísticas, como o delicado bordado da poeta Tainah Cerqueira, estabelecendo uma conexão poética entre palavra e tecido, entre memória e arte.
Realizado pelo projeto Passos entre Linhas, em parceria com a Aiocá Produções, o curta nasce de uma trajetória iniciada por Lorena Ribeiro em 2016. O projeto se consolidou como uma vitrine da literatura negra nacional, com atenção especial à produção baiana. Em 2019, ganhou corpo como um clube de leitura que, desde 2021, se chama Clube Lendo a Bahia.
A obra foi viabilizada por meio do edital Paulo Gustavo Bahia, com apoio financeiro da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, por meio da Lei Paulo Gustavo, instrumento federal de incentivo ao setor cultural.
- Leia também: Instituto Mãe Stella de Oxóssi é lançado na Bahia e dá início às celebrações de seu centenário
Serviço
Exibição do Documentário “Cartografia de Nós”
Quando: 08 de maio de 2025, às 19h
Onde: Sala Walter da Silveira – R. Gen. Labatut, 27 – Barris, Salvador – BA
Quanto: Gratuito e aberto ao público
Duração: Aproximadamente 40 minutos
Classificação: Livre
Extras: Bate-papo com a equipe após a sessão
Siga o Muito Gourmet no Instagram e fique por dentro de todas as novidades gastronômicas de Salvador!