O que você verá na matéria
Sócios do restaurante fizeram uma viagem gastronômica a Portugal em busca de novas opções de pratos que agradassem ao público vegano e vegetariano.
A adaptação do vegetarianismo na sociedade vem aumentando em favor das causas animais e das questões ambientais. No Boteco Português, a culinária vegetariana ganhou espaço através da grande demanda que surgiu desde a inauguração do restaurante, em 2020, e segue sendo um dos princípios do empreendimento: trazer pratos vegetarianos inspirados nas delícias da culinária portuguesa, que sejam do agrado dessa parcela do público.
A primeira receita vegetariana a fazer parte do cardápio do Boteco foi “Peixinhos da Horta”, prato típico português apetitoso e irresistível, atribuído à região de Lisboa e Vale do Tejo , que mais parecem iscas de peixes. Este petisco é preparado com feijão-verde em tempura, envolto em polme e é, posteriormente, frito em óleo, colocado numa temperatura elevada, acompanhado de tomate e pepino confitado, pão caseiro e molho tártaro artesanal. É uma culinária tão fantástica que é capaz de transformar um ingrediente tipicamente feito para saladas, na “estrela” de um petisco adorado dentro e fora de Portugal. Mas, para trazer pluralidade e diversidades de receitas vegetarianas no estabelecimento, logo novos pratos surgiram para compor as opções.
“Na nossa última viagem gastronômica para Portugal este foi um dos principais objetivos: buscar novas opções veganas e vegetarianas para nosso cardápio” diz Everty Rocha, um dos sócios do empreendimento.
Das passagens por restaurantes tradicionais, em Portugal, surgiram novas ideias que foram implantadas no menu do Boteco. São adaptações dos pratos típicos portugueses para versões vegetarianas. Hoje, entre as opções de receitas sem carne animal, o Boteco Português oferta a “Francesinha vegetariana” (Sanduíche feito com mix de cogumelos, mussarela de búfala, acompanhado do molho francesinha tradicional do Porto), inspirada na “Francesinha Portuguesa”, que contém carne em sua composição original.
Já a versão da receita “Pica Pau” (Febras de porco em vinhas d’alho, cortadas em aperitivo com mostarda em grão acompanha azeitonas marinadas, batatinhas a murro, pão caseiro e molhos artesanais) foi transformada no “Picado de Cogumelos”, trazendo a opção vegetariana e vegana do típico prato português com um mix de cogumelos salteados no azeite de oliva extra virgem, salsa e vinho branco, servido com broa de milho e pão artesanal.
A “Açorda de Legumes” é a versão vegetariana da “Açorda de Camarão” (Camarões salteados envolvido com uma base de pão caseiro e uma gema de ovos por cima), adicionando os legumes no lugar dos camarões, sendo uma das receitas mais fiéis em relação ao prato de inspiração.
O Boteco Português também traz em seu cardápio o “Arroz de Cogumelo”, uma adaptação do famoso “Arroz de Pato”. A receita traz a substituição da proteína animal pelos cogumelos – iguaria bastante utilizada nas receitas vegetarianas em Portugal –, refogado com arroz, vinho branco e regado ao azeite de oliva. Além de ser uma opção vegetariana, é também vegana por não utilizar nenhum alimento de origem animal.
Siga o MuitoGourmet no Instagram!
Serviço
Boteco Português
Endereço: R. Borges dos Reis, 16 – Rio Vermelho / Salvador – BA,
Funcionamento: Terça à Quinta: 12h às 23h / Sexta e Sábado: 12h às 01h / Domingo: 12h às 21h
Contato: (71) 3565-0599
Leia Mais
- Sabores de Salvador 2024: Conheça os Finalistas, os Jurados e Participe da Votação Popular
- Premiação Sabores de Salvador 2024: Votação popular se inicia e Jurados são revelados no Sábado (16)
- Preta Tira Chapéu Reabre Nesta Terça (12) no Centro Histórico de Salvador
- Festival de Ostras celebra parceria entre Proa Cervejaria e Cia do Sertão na Pituba
- Verão 2025 no Fasano Salvador: Música, Drinks e a Magia da Baía de Todos os Santos
[…] Leia também: Boteco Português oferece adaptações vegetarianas das receitas lusitanas. […]
[…] Leia também: Boteco Português oferece adaptações vegetarianas das receitas lusitanas. […]
[…] Leia também: Boteco Português oferece adaptações vegetarianas das receitas lusitanas. […]