fbpx
Notícia

Aplicativo de Passeio e Vôos Diretos: conheça as facilidades no turismo do Arquipélago de Cairu

Arquipélago de Cairu
Foto: Bruno Arndt

Implantação de inovações como os aplicativos Viva Cairu e TUPA lançam localidade no turismo do futuro.

Voos diretos, agendamento de passeios por app e informações a um clique no smartphone. Essa já é a realidade dos turistas que visitam o Arquipélago de Cairu desde a implantação de inovações tecnológicas como os aplicativos TUPA e Viva Cairu, que em menos de um ano já contam com mais de 316 mil acessos e 800 serviços cadastrados. A iniciativa faz parte de uma série de investimentos da gestão do município para elevar suas localidades ao turismo do futuro, sendo pioneiros na Bahia na utilização de tais tecnologias.

Terceiro destino mais visitado do estado e uma das cinco cidades baianas classificadas na categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro 2022, do Ministério do Turismo (MTur), Cairu tem utilizado estes recursos para facilitar o acesso de turistas às suas ilhas. A implementação destas novas ferramentas rendeu o reconhecimento de pioneirismo por parte do projeto Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), também do MTur.

Entre os anos de 2021 e 2022, os destinos paradisíacos de Cairu — Morro de São Paulo, Boipeba, Garapuá, Moreré, dentre outros — receberam 78% de turistas brasileiros e mais de 22% estrangeiros, conforme dados do app Viva Cairu.

“Assim que o nosso pessoal do planejamento e do turismo apresentaram a ideia dos aplicativos Viva Cairu e TUPA, passamos a encará-los como duas incríveis ferramentas de trabalho. Hoje já colhemos frutos reconhecidos pelo Ministério do Turismo e pelos visitantes, principalmente. Nossa meta é transformar nosso arquipélago no destino mais desejado do estado da Bahia e com esse tipo de suporte tecnológico, com certeza, a alcançaremos em muito menos tempo”, afirma Hildécio Meireles, prefeito do município.

Apps TUPA e Viva Cairu

Recentemente, foram implantados dois aplicativos para facilitar a vida dos turistas no Arquipélago de Cairu. Um voltado para a compra de passeios, que se chama Viva Cairu, e outro para agilizar o pagamento da Taxa de Preservação e Uso do Patrimônio do Arquipélago, a TUPA.

Estes recursos fizeram com que o arquipélago se tornasse referência no Brasil, seja na facilidade do turista comprar passeios, na garantia de que ele terá um bom serviço e, ainda, na fiscalização por parte da prefeitura, que acompanha todo o trajeto do visitante.

Segundo balanço realizado pela prefeitura entre agosto de 2021 e julho de 2022, 316.288 mil turistas acessaram o app TUPA. Já o Viva Cairu tem, atualmente, 814 empreendedores e equipamentos cadastrados, com 98,3 mil vouchers de passeios emitidos.

No futuro, a utilização dos apps disponibilizará também um serviço de “guia” virtual, no qual o turista poderá, através do TUPA ou Viva Cairu, conhecer o destino, ter informações e receber sugestões de passeios, atividades, restaurantes e hospedagens.

Mais Infraestrutura

Além disso, uma dessas novidades implantadas no município, em 2022, foi a inauguração de voo regular da empresa Abaeté Linhas Aéreas, que sai de Salvador para Morro de São Paulo, partindo do Aeroporto Luís Eduardo Magalhães. O trajeto agora conta com dois voos diários, com duração de apenas 22 minutos.

Principal destino no município, Morro de São Paulo iniciou, em abril, a implementação da rede de telefonia e energia subterrânea pela concessionária Neoenergia Coelba. O projeto tem prazo de três anos e pretende fortalecer a distribuição local e remover fiação visível a fim de valorizar a paisagem de Morro.

Leia Mais

Clube Muito Gourmet
Dicas & Promoções Exclusivas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícia

Chef Vini Figueira realiza curadoria para o Festival Gastronômico e Cultural de Morro de São Paulo

Vale a pena ler também...