fbpx
Turismo

Ecoturismo: Morro de São Paulo e Boipeba terão passeios para a temporada das Baleias Jubarte

Baleias Jubarte
Foto: Ascom Prefeitura de Cairu

São esperados cerca de 20 a 25 mil cetáceos na costa baiana este ano e o fenômeno promete aquecer o turismo no arquipélago.

Já pensou em poder avistar e admirar baleias jubarte, esses mamíferos gigantescos e fascinantes? Emocionante, não é mesmo? Pois a temporada das baleias chegou ao litoral baiano, para onde elas migram em busca de águas mais quentes e propícias para a reprodução.

O número de baleias Jubarte em mares brasileiros aumentou cerca de 20 vezes graças aos trabalhos de recuperação da espécie, que era considerada ameaçada de extinção. O Instituto Baleia Jubarte, responsável pelo acompanhamento e pesquisa da espécie, estima que, neste ano, entre 20 e 25 mil baleias devem passar pelo litoral baiano, cenário muito diferente dos 1.000 animais contabilizados quando o Projeto iniciou suas atividades, em 1988.

A paisagem das ilhas de Morro de São Paulo e Boipeba, no município de Cairu, fica ainda mais bonita com a visita desses grupos de baleias migrantes, fomentando também a atividade turística.

No Arquipélago de Cairu, durante a temporada da visita ilustre, poderão ser realizados passeios de barco exclusivos para observação, unindo pesquisa, turismo e produção de conhecimento. Os passeios serão realizados sempre de forma sustentável e seguindo as normas previstas na Lei Federal 7.643 de 1988, e na Portaria IBAMA 117 de 1996 que regulamentam a atividade no Brasil.

Além de promover o contato com a espécie, a atividade tem impacto positivo e papel fundamental na economia local, como afirma o secretário de turismo de Cairu:

“É mais um roteiro Turístico que será disponibilizado aos nossos visitantes. Mais oportunidade de emprego e renda para os donos de lancha e guia que terão autorização para realizar o passeio de observação.”

Cláudio Brito

Com atenção para a importância de seguir as diretrizes de segurança, para que a observação seja uma atividade responsável e prazerosa para todos, apenas empresas habilitadas poderão realizar o passeio.

Não perca a oportunidade de presenciar esse espetáculo da natureza.

Leia Mais

Clube Muito Gourmet
Dicas & Promoções Exclusivas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.