fbpx
Cultura

5 Dicas Para Aprender Um Idioma Sozinho

5 dicas para aprender um idioma sozinho
Foto por Jan Antonin Kolar / Unsplash

Já pensou em aprender um idioma sozinho? Sabemos que essa não é uma tarefa fácil, mas com certeza é algo possível e, com as cinco dicas (e a bônus) que vamos te apresentar hoje com certeza será menos difícil e bem mais divertido.

Paixões movem o mundo. E de certo modo, todos nós sabemos disso. Seja a paixão por gastronomia, pela cultura, por viajar, pela música, por alguém, ancestralidade ou até mesmo por sentir um fascínio inexplicável por determinado país podem te fazer ter vontade de aprender um idioma novo.

É bem verdade que nem sempre é viável se matricular em um curso ou contratar um professor particular, por motivos diversos. É verdade também que existem vários métodos conhecidos e livros que te auxiliam nessa jornada, principalmente no que se refere à gramática. Mas as dicas que vamos te mostrar aqui vão facilitar a criação de uma atmosfera favorável ao aprendizado (e servem também para quem está fazendo um curso seja EAD ou presencial).

Veja as nossa dicas:

1. Ambiente de Imersão

Criar um ambiente de imersão é algo fundamental para o aprendizado e familiarização de um novo idioma. Para começar a sua imersão no idioma da sua escolha sugerimos configurar o computador e celular (tanto o sistema operacional, como programas tipo Waze) para o idioma desejado. Isso vai fazer com que você se habitue cada vez mais com palavras e pronúncias no seu novo idioma e isso irá trazer para mais perto do seu dia-a-dia o idioma da sua escolha.

2. Duolingo

Com o Duolingo você consegue iniciar o seu aprendizado em quase qualquer idioma. Mesmo a versão gratuita do aplicativo vai te proporcionar um aprendizado de forma descontraída, de modo bastante intuitivo e de valor prático. Com ele em poucas semanas, você consegue não passar aperto em outro país e se comunicar minimamente. Se fizer por meses, a evolução será exponencial. Ele é baseado em estudos que afirmam que, praticando um pouco todo dia (uns 10 minutinhos), você tem um bom desenvolvimento no idioma que pretende aprender. Realmente vale a pena!

3. Músicas, Filmes e Séries

Busque filmes e séries em no idioma desejado e os assista preferencialmente com a legenda também neste idioma. Essa dica vai te ajudar a entender o contexto em que as palavras são usadas, expressões locais e absorverá mais da cultura, etc. No início, pode parecer um pouco difícil e até um pouco desmotivador, mas em pouco tempo tudo vai ficando mais fluido.

4. Redes Sociais e Podcasts

Pesquise e siga nas redes sociais os principais jornais da língua que deseja aprender. Siga também perfis de professores/escolas que normalmente postam pílulas diárias com expressões, verbos e curiosidades. Procurar assuntos no youtube do seu interesse (por exemplo, se quer aprender italiano, pode procurar por italianos ensinando receitas). Também costumam existir alguns Podcasts específicos para iniciantes nos mais diversos idiomas.

5. Músicas e LyricsTraining

Então depois de criar um ambiente de imersão e estar praticando no Duolingo, outra boa forma de aumentar o contato com o idioma é justamente pela música. Busque artistas e playlists no seu streaming de música favorito para “acostumar o ouvido” e ainda aprender palavras, frases e contextos que serão bastante úteis (se ouvir as músicas enquanto lê as letras, melhor ainda).

Tem também um Site/App chamado “LyricsTraining”, que funciona como um karaokê, onde você preenche as palavras que estão faltando na letra da canção enquanto as ouve de acordo com um nível escolhido. Uma forma bem divertida de aprender e testar sua compreensão.

Dicas Bônus: Seja curioso

Ser curioso ajuda muito no aprendizado. Pense no conhecimento como um novelo de lã: o aprendizado vem ao desenrolar o fio. E quanto mais curiosos somos, mais o desenrolamos. Ou seja, você pode começar ouvindo uma música e uma palavra te chamar atenção. Você vai pesquisar o significado dessa palavra, que vai te levar à um contexto histórico e esse contexto pode te levar à origem de um prato típico ou o porque uma cidade tem determinado nome. Use a sua curiosidade ao seu favor e seja um eterno aprendiz.

Últimos Posts

Clube Muito Gourmet
Dicas & Promoções Exclusivas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Turismo

O que fazer em Salvador: um roteiro para o Farol da Barra

Vale a pena ler também...