fbpx
Na Rua

4 Restaurantes no Santo Antônio Além do Carmo

Restaurantes no Santo Antônio Além do Carmo
Antique Bistrô. Reprodução Instagram

Primeiramente podemos dizer que se você procura um Restaurante no Santo Antônio Além do Carmo, além de uma surpreendente experiência gastronômica, você terá uma imersão pela história de Salvador.

Certamente a primeira capital do Brasil guarda segredos históricos imperdíveis para seus visitantes. Por certo que um deles é o histórico bairro do Santo Antônio Além do Carmo, que tem um nome curioso por estar ligado à própria história de formação da cidade.

Para quem não sabe, Salvador já foi, no século XVI, uma cidade murada, ou seja, ao redor de toda a cidade, havia uma muralha, com entradas, ou portas, como a de Santa Catarina e a de Santa Luzia.

A Igreja e o Convento do Carmo, por sua vez, foram construídos fora dos muros da cidade, daí surge o nome Santo Antônio Além do Carmo, ou seja, além dos limites iniciais da cidade.

Atualmente o bairro do Santo Antônio Além do Carmo é um dos bairros mais charmosos da cidade, florescendo culturalmente a cada dia e com estabelecimentos instalados em casarões incríveis, com uma vista de tirar o fôlego.

Estando lá, não perca a oportunidade de apreciar o casario colonial, um local super encantador para tirar fotos. E por falar em foto, já que está pertinho, aproveite para registrar também a escadaria da Igreja do Passo, icônica por ter feito parte de uma das cenas do emocionante filme O Pagador de Promessas, em 1962.

Igreja do Passo por Felipe Havok
Igreja do Passo por Felipe Havok

Assim, preparamos uma lista dos melhores e imperdíveis restaurantes no fascinante e imperdível Santo Antônio Além do Carmo:

Pysco Restaurante-Bar

O restaurante italiano Pysco tem tudo a ver com o bairro. Com uma cozinha ao mesmo tempo clássica com toques modernos, o cardápio do local tem opções para todos os gostos.

Com música ao vivo no pôr do sol e uma varanda com uma vista lindíssima, todos os seus sentidos vão ser estimulados com os deliciosos pratos que saem da cozinha.

Nossa dica vai para a refrescante burrata em pêra assada, com lâmina de amêndoa tostada e crispy de parma, como entrada. Destacamos também a seleta carta de vinhos, pensada para a experiência do local, com variedade de vinhos brancos, mais frutados e com aromas de frutas cítricas, ideais para a ocasião.

Antique Bistrô

O Antique Bistrô é uma excelente escolha. O local optou por deixar as paredes com as antigas pedras à vista, dando um ar memorável e original ao local.

É da varanda, no entanto, que o visitante pode apreciar incríveis vistas panorâmicas espetaculares da cidade cercada pela Baía de Todos os Santos.

Esse restaurante é o refúgio perfeito para reunir os amigos, tomando saborosos drinks originais, como o Afrodite e o Caipibluelé, que vem com um refrescante picolé, ideal para o verão baiano.

Para comer, você não vai errar se resolver aceitar uma das sugestões do Chef e experimentar, por exemplo, o costelão do chef.

Cafélier

Logo ao atravessar a porta do Cafélier, você será transportado para uma atmosfera visual e estética única, pensada em cada detalhe pelo artista plástico Paulo Vaz, que comanda o local. Há peças decorativas garimpadas que dão alma e personalidade ao lugar, sendo que cada cantinho é encantador.

No cardápio de quem busca apenas uma pausa, além de cafés, você também encontrará chás, chocolates e doces. Para comer, também estão disponíveis sopas, omeletes, sanduíches e petiscos.

Para quem busca uma opção mais elaborada, no cardápio também é possível escolher entre uma variedade de massas, com destaque para o aromático penne ao pesto.

A hora fascinante é a do pôr do sol na concorrida varanda, que se debruça sobre a baía de todos os santos e lembra a todos como é bom viver. Imperdível.

Casa Castanho na Casa Boqueirão

A mais nova integrante na nossa seleção é a Casa Castanho, instalada na Casa Boqueirão.

O cardápio se concentra no que dá certo. Sua escolha será certeira se optar por experimentar uma das tostadas ou um dos tostex acompanhados de café.

Opte pela versão de arantini, uma comida típica da Sicília italiana, que vem a ser um bolinho de risoto de limão e parmesão, acompanhado de aioli de hortelã e seja surpreendido pela releitura baiana do prato.

Também estão disponíveis alguns vinhos, tábua de frios acompanhada de mel com favo e waffle de pão de queijo. O local é erfeito para tomar café da manhã, fazer um delicioso brunch e aproveitar um pôr do sol incrível.

Na Casa Boqueirão, uma loja conceito, você também vai encontrar moda, arte, gravuras, fotos, livros, mapas e muito mais. Não desperdice a chance de levar um souvenir para casa deste local cheio de personalidade e muita história para contar.

Se você, como nós, ficou curioso com a muralha que rodeava a cidade de Salvador, vamos dar uma dica imperdível de passeio. É possível ver um dos trechos do muro no museu da Gastronomia Baiana, parte integrante do Complexo SENAC Pelourinho. Vale a visita!

Por último, vale a pena também conhecer a nossa seleção com 5 Restaurantes com Vista para o Mar em Salvador, está imperdível!

Clube Muito Gourmet
Dicas & Promoções Exclusivas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Na Rua

5 restaurantes com vista para o mar em Salvador

Vale a pena ler também...