fbpx
Notícia

Semana Internacional do Café comemora 10ª edição com recorde de amostras inscritas para Prêmio Coffee of The Year 2022

Prêmio Coffee of The Year 2022 tem recorde de amostras inscritas

Melhores cafés do Brasil serão anunciados na Semana Internacional do Café, em novembro, com programação especial.

A Semana Internacional do Café 2022 será entre os dias 16 e 18 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte (MG) e terá como tema “Cafés do Brasil: avanços conquistados e os desafios para os próximos 10 anos”.

Uma realização da Café Editora em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Sistema Faemg) e o Sebrae Minas. 

Considerado um dos eventos mais importantes da cafeicultura mundial, a SIC – Semana Internacional do Café, acontecerá em formato 100% presencial, conectando produtores e empresas às necessidades mais atuais de mercado e aos compradores nacionais e internacionais.

A Semana oportunizará a cafeicultores, profissionais, torrefadores, cafeterias e compradores nacionais e internacionais uma nova jornada imersiva pelo atual cenário da cafeicultura brasileira.

Celebrando a sua 10ª edição, a SIC se consolida como um dos maiores eventos mundiais do setor e principal polo de conexão, atualização, conhecimento, oportunidades de negócios, lançamentos de produtos e novas tendências de consumo da bebida no Brasil.

“Chegamos ao décimo ano do evento que tem atuado na mobilização do mercado nacional e pretendemos, nesta edição, trazer um overview de todas as conquistas realizadas nesse período, debater o atual contexto e o futuro do setor, reforçando o protagonismo brasileiro na produção, exportação e consumo de café. Muitas empresas ganharam projeção na feira e atualmente são referências em suas áreas”, comenta Caio Alonso Fontes, diretor de planejamento da Café Editora.

Premiação Coffee of The Year 2022

Atrações de sucesso da SIC também retornam turbinadas. O evento novamente será palco do concurso Coffee of the Year.

A premiação reúne os melhores cafés nacionais na avaliação de especialistas certificados pelo Coffee Quality Institute (CQI), compradores e do público, possibilitando aos empresários, produtores, torrefadores, baristas, classificadores, traders e especialistas conhecerem os principais resultados e novidades da safra 2022, em primeira mão.

Na ocasião, será celebrado não só esse longo período de conexão com o mercado, mas também o alcance de 500 amostras inscritas, das 32 regiões produtoras, o que reflete a crescente diversidade, qualidade e tecnologia dos cafés brasileiros.

Como Funciona o Concurso

A primeira fase do concurso, que inclui as inscrições e envio dos materiais por produtores de todas as regiões, foi encerrada no início de outubro.

Agora, as amostras estão sendo torradas e provadas por profissionais Q-Graders e R-Graders licenciados pelo CQI (Coffee Quality Institute).

Na segunda etapa, já na Semana Internacional do café, as amostras selecionadas serão provadas por compradores e as 15 melhores, sendo 10 do tipo arábica e 5 de canéfora, serão degustadas às cegas pelo público.

“O COY é um grande incentivador do desenvolvimento e aprimoramento da produção nacional, divulgação de novas origens do café e dos pequenos produtores. Se transformou em uma referência para o mercado nacional e apesar de todo esse tempo de realização, as expectativas sempre se renovam a cada edição, quando somos surpreendidos por cafés incríveis e que carregam sempre uma grande história”, explica Caio Alonso Fontes.

As Novidades do Coffee of The Year para este ano

Tradicionalmente, o anúncio dos vencedores era feito no encerramento da SIC. Nesta edição de 10 anos será implementado um novo formato, com revelação dos resultados ainda no último dia de evento, mas na parte da tarde, às 14h, para que assim, os vencedores possam se conectar com compradores e o público durante o evento.

Na sequência, haverá um bate-papo com os grandes campeões e, às 17h, um cupping com os cafés que levaram o título.

Outro ponto importante no COY 2022 é o “SIC IN THE BOX”, projeto em que compradores de cafeterias, torrefações, traders, provadores e outros interessados podem receber caixas com os cafés premiados.

Premiados Coffee of The Year de 2021

A diversidade de regiões marcou a entrega do ano passado, sendo que os quatro primeiros lugares eram de diferentes origens.

Na categoria arábica, o título ficou com Elmiro Alves do Nascimento, da Fazenda Santiago, no Cerrado Mineiro.

Para o arábica fermentação Induzida, a grande vencedora foi Sandra Lelis da Silva, do Sítio Caminho da Serra, em Matas de Minas.

Nos cafés canéfora, Luiz Claudio de Souza, do Sítio Grãos de Ouro, no Sul do Espírito Santo, levou o prêmio e é tricampeão da categoria.

Já para o canéfora fermentação induzida, os três primeiros lugares ficaram com o estado de Rondônia, sendo o primeiro deles com Poliana Perrut, da Chácara Paraná, nas Matas de Rondônia.

Nesse ano a premiação contará apenas com as categorias arábica e canéfora, sendo que os cafés fermentados puderam ser inscritos nas categorias citadas.

SIC: Espaços e Oportunidades

Outros espaços conhecidos e celebrados pelos visitantes também ocuparão o pavilhão do Expominas, caso da Cafeteria Modelo, que simula uma loja para realização de workshops gratuitos sobre gestão e exemplos de negócios, tipos de produtos e tecnologias para comercialização da bebida.

Na Torra Experience, especialistas vao apresentar em cursos, suas habilidades e dicas de torrefação. No espaço Encontro de Mulheres IWCA Brasil (International Women´s Coffee Alliance – Aliança Internacional das Mulheres do Café), ocorrerão palestras realizadas por mulheres que atuam no setor.

Reforçando o panorama de negócios e oportunidades para compradores e expositores, a área de exposição contará com estandes de marcas que são referências no mercado, como Nespresso, Nescafé, Grupo 3 Corações, Melitta, cooperativas, empresas de médio e pequeno portes e, também, aquelas que estão iniciando a trajetória no mercado e poderão ser conhecidas no Espaço Village.  

Com números crescentes, o evento partiu de 13 mil visitantes, em 2013, para 23 mil profissionais qualificados e volume de negócios em R$ 50 milhões na última edição presencial, além de ter experimentado as versões virtual e híbrida, em 2020 e 2021, respectivamente, por conta da pandemia.

Serviço

Evento: Semana Internacional do Café 2022
Data: 16 a 18 de novembro
Local: Expominas
Endereço: Av. Amazonas, 6200 – Gameleira, Belo Horizonte

Leia Mais

Clube Muito Gourmet
Dicas & Promoções Exclusivas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícia

Saiba sobre a primeira edição do Xodó Talks, um bate-papo gratuito sobre café

Vale a pena ler também...