fbpx
Notícia

Festival Tempero no Forte 2021: fizemos a nossa seleção

Festival Tempero no Forte 2021 - Reprodução Instagram

Acontece de 25 de novembro até 05 de dezembro, na Praia do Forte, o Festival de Cultura e Gastronomia Tempero no Forte, que já está em sua 15a edição.

Esse ano, o Festival Tempero no Forte tem um tema bem baiano: a pimenta. A ideia do evento é misturar sons e sabores, cultura e gastronomia, com uma pitada especial de pimenta que só a Bahia pode oferecer.

Pensando nisso, os restaurantes participantes são desafiados a conceber pratos exclusivos para o evento com o ingrediente temático em mente nesse pedacinho do paraíso, que tem um ritmo jovem, festivo e extrovertido.

O resultado são criações exclusivas e deliciosas que, junto com shows de músicas instrumentais criam uma atmosfera de festa no vilarejo mais charmoso do Litoral Norte.

Nós do Muito Gourmet fizemos uma curadoria dessas obras de arte criadas pelos Chefs e destacamos algumas aqui para você. Nossa seleção começa com pizzas, segue para carnes e frutos do mar. Não vai faltar nada para você se deliciar.

7 Pizzas

A pizzaria, aberta desde 1997, participa com a criação do Chef Ronilson dos Santos, a 7 Perfeições, uma pizza de queijo brie, com parma crocante e deliciosa geleia artesanal de pimenta.

7 Pizzas - Praia do Forte - 7 Perfeições
Reprodução Instagram

Nomad Pizzaria

Nossa escolha de pizzaria também inclui as duas pizzas concebidas pela Nomad Pizzaria para o Festival Tempero no Forte. A Bianca Chili, com base branca cremosa, mussarela de búfala, bacon, alho confitado e chili aioli ou a Ricota Chili com tomate italiano, mussarela, tomate seco, ricota chili e rúcula são as participantes da festa.

Its Rock & Sport

Em se tratando de carnes os Chefs Fabricia de Jesus e Javier Rozas comparecem com o prato Elvis Presley, sim, ele não morreu e está o Festival. Um suculento bife de chorizo Angus ao molho chimichurri apimentado, com salada colorida e crocantes de raiz é o prato festivo.

Belas Nordestinas

Um prato equilibrado e nordestino, de Supremo de Carne do Sol ao molho de queijo coalho e cachaça, acompanhado de arroz cremoso de pimentas e banana da terra é a criação do Chef Adriano Duarte para o Festival Tempero no Forte 2021.

Restaurante Belas Nordestinas - Chef Adriano Duarte
Reprodução Instagram

Café do Forte

O Filé do Forte é a materialização da criatividade do Chef Davi Bastos. O filet mignon em crosta de pimentas, com molho de frutas vermelhas e mousseline de abóbora cobotiá vem acompanhado de arroz negro trufado.

Café do Forte - Praia do Forte - Ba
Reprodução Instagram

Donana

O restaurante de comida baiana abre a nossa seleção de frutos do mar e apresenta o Eita Caldinho Porreta, caldo de mariscada com camarões, polvo, siri-mole e sururu, servido com torrrada de siri-catado e molho de pimentas variadas.

Refúgio da Vila

O restaurante situado dentro da Pousada Refúgio da Vila, vem ao festival com um prato concebido pelo Chef Fabrício Lemos. O prato leva peixe do dia com farofa de cuscuz, frutos do mar, pimenta de cheiro, aipim e bisque.

Port Royale

O prato, concebido em conjunto pelos Chefs Sheila de Paula e Carlos Menezes, nomeado Xique-Xique, é um filé de cavala grelhado com crosta de gergelim, legumes salteados com molho especial de pimenta e raspas de biribiri.

Polomar

Pertinho da Praia do Forte o agradável restaurante Polomar também comparece ao evento, com uma composição do Chef Angelo Castiglioni. Se trata do Couscous Siciliano, couscous di gamberi, pesce con peperoncino, ou, cuscuz apimentado de camarão e peixe.

Risoteria

Um arroz de bobó de frutos do mar, com picles de pimenta de cheiro doce e bolinho de fumeiro com carpaccio de bacalhau, azeite de pimenta de cheiro e maionese de coentro é a produção do Chef Cadu Moura para o Festival Tempero no Forte.

Risoteria - Praia do Forte
Reprodução Instagram

Sabor da Vila

Única moqueca da nossa seleção, que não podia ficar de fora, selecionamos a Moqueca Sabor da Vila. O prato, idealizado pelo Chef Alex Souza, é uma moqueca de ostra apimentada com lascas de coco fresco.

Sabor da Vila - Praia do Forte
Reprodução Instagram

Além da Gastronomia

Se programe para experimentar essas delícias e também para participar dos shows instrumentais que vão do jazz, blues, à música instrumental brasileira e internacional. Não deixe também de visitar o mercado de arte, artesanato, design e produtos gastronômicos artesanais na Praça da Alegria. E se quiser ver a lista completa basta acessar o site do evento.

Aproveite o Festival para desfrutar da autêntica atmosfera local e se entregue aos encantos da Praia do Forte.

Clube Muito Gourmet
Dicas & Promoções Exclusivas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Por Aí

Puro encantamento: conheça o Baixio

Vale a pena ler também...