O que você verá na matéria
A feira terá 10 expositores e mais de 50 rótulos para degustação
No dia 3 de junho, Salvador se prepara para receber a primeira edição da Feira de Vinhos Naturais do Nordeste, intitulada de “LIVRE”.
O evento ocorrerá na Pousada Boqueirão, no Santo Antônio Além do Carmo, das 15h às 20h. A feira busca valorizar a liberdade e os vinhos de pouca intervenção, livres de venenos, agrotóxicos e padrões, além de se apresentar como um espaço livre para ideias e possibilidades.
Os vinhos naturais possuem a característica de serem livres, vivos e selvagens, e é seguindo esse mesmo caminho que a Feira de Vinhos Naturais pretende se tornar referência no mercado de vinhos, quebrando um pouco o caráter sisudo que o universo do vinho ainda carrega. Mel Romariz, publicitária e uma das criadoras da feira, explica: “Buscamos que a feira seja uma referência no mercado de vinhos, livre para transgredir e desconstruir.”
A ideia do projeto foi idealizada em conjunto com Bernardo Góes, empresário à frente da Virtuoso Vinho, uma curadoria, winebar e distribuidora de vinhos de baixa intervenção. “A ‘LIVRE’ nasce em um contexto em que o consumo de vinhos e produtos orgânicos e naturais cresce em todo o Brasil. O que sinto no dia a dia da Virtuoso é que o Nordeste é um mercado com muito potencial para crescer ainda e os pequenos produtores, que se pautam em uma ideologia sustentável, de menor impacto na natureza, têm muito público para conquistar na região”, afirma Góes.
A feira já possui 10 expositores nacionais e latinos confirmados e oferecerá a degustação de mais de 50 rótulos de vinhos naturais. O ingresso dará acesso ao evento e a uma taça para degustação dos vinhos expostos.
A crescente demanda por vinhos naturais
O mercado de vinhos naturais tem crescido cada vez mais no Brasil, acompanhando uma tendência mundial de busca por produtos orgânicos e naturais. Esse movimento tem ganhado força principalmente entre consumidores que buscam um estilo de vida mais sustentável e saudável.
Os vinhos naturais são produzidos a partir de uvas cultivadas sem a utilização de produtos químicos como pesticidas e herbicidas, além de serem elaborados sem adição de conservantes ou corretivos. Esse processo de produção valoriza a expressão do terroir e a individualidade de cada vinho.
A importância da Feira de Vinhos Naturais do Nordeste
A realização da Feira de Vinhos Naturais do Nordeste é um marco importante para a região, que possui um grande potencial para o desenvolvimento desse mercado. A iniciativa busca estimular o consumo de vinhos naturais e proporcionar uma experiência única para os apreciadores da bebida.
Siga o MuitoGourmet no Instagram para mais dicas de Gastronomia em Salvador!