O que você verá na matéria
O novo Restaurante Guarany ficará no Prédio do Cine Glauber Rocha
No próximo dia 1º de junho, os empresários Rafael Casqueiro, Tato Rodrigues, Kim Nery, Filipe Ratz e o chef Pedro Meireles vão inaugurar o Restaurante Guarany, no histórico prédio onde atualmente funciona o Cine Metha – Glauber Rocha, em frente à Praça Castro Alves. Essa iniciativa não apenas resgata a história do edifício, mas também valoriza a cultura e a região de Salvador.
Com uma vista deslumbrante da Baía de Todos os Santos, o Guarany conta com projeto das talentosas arquitetas Marina Cunha e Monique Cardim. Além disso, o restaurante terá a liderança do chef Pedro Meireles, que acumula experiências em renomados estabelecimentos, como o premiado Restaurante Manga, no Rio Vermelho, em Salvador, e o aclamado Atera, em Nova York, com 2 estrelas Michelin, onde aprimorou suas habilidades na “cozinha do mundo em um só lugar”.
Conhecendo o Restaurante Guarany
Ao longo de sua trajetória, Pedro aprendeu a valorizar o tratamento dado aos ingredientes selecionados, desde vegetai, raízes e grãos e, principalmente, ervas. No menu, vai ser possível experimentar pratos elaborados com técnicas de culinárias internacionais, da mexicana à japonesa, reforçando ainda mais o cuidado com os ingredientes e a busca pela sua valorização.
O Restaurante Guaran será um local dedicado à cozinha autoral, e buscará trazer uma proposta de enaltecer os ingredientes em seu auge, com refinamento, respeitando a essência de cada um, sem excesso de temperos ou artifícios.
Como um verdadeiro entusiasta da “boa comida por ser boa”, o chef não se prende a preciosismos e pensa em uma gastronomia que se atualiza constantemente, esperando pelo momento ideal de cada insumo, o que garante pratos frescos e saborosos.
“Se eu encontrar um rabanete bonito, irei incluir algo com rabanete no menu. Quando estivermos na época do milho, sarnambi, caju, seriguela… vamos brincar com esses ingredientes tão característicos daqui”, contextualiza Pedro.
A ideia, segundo ele, é a de buscar sempre respeitar e valorizar a culinária de origem, proporcionando aos clientes uma jornada inovadora pelos sabores do Brasil com um toque global.
Aliás, é sempre importante lembrar que esse mesmo cinema onde fica o novo restaurante, faz parte da história de Salvador e já foi o Cine Guarany, em 1920, sendo o nome escolhido uma bela homenagem à história da cidade. Essa visita ao passado, inclusive, se revela como uma inspiração para os pratos apresentados.
O Restaurante Guarany também traz uma proposta inovadora ao valorizar a experiência culinária e o momento de compartilhá-la com os demais. Pensando nisso, em seu menu haverá também opções de pratos compartilháveis e tapas.
Inicialmente, o Restaurante Guarany funcionará em um período de soft opening, exclusivamente para convidados, a partir de 1º de junho, de quarta-feira a sábado, das 19h às 23h.
Siga o MuitoGourmet no Instagram para mais dicas de Gastronomia em Salvador!