fbpx
Cultura

Chef italiano paga mais de 650 mil reais por uma trufa branca

Leilão de Trufas Brancas
Reprodução Instagram

O chef italiano 3 estrelas Michelin, Umberto Bombana, estrela nos restaurantes mundialmente famosos 8 1/2 Otto e Mezzo Bombana é conhecido como rei da trufa branca, essa delicadeza da qual falamos aqui.

Em novembro de 2021, o chef fez jus ao seu título e pagou a impressionante quantia de cento e três mil euros (mais de 650 mil reais) em um leilão de uma única e raríssima trufa branca, de pouco mais de 900 gramas.

O feito chamou a atenção do mundo inteiro da gastronomia não só pelo valor alcançado, mas principalmente pela visão do tamanho impressionante do raríssimo fungo.

XXII Asta Mondiale del Tartufo Bianco d’Alba

O leilão de trufas brancas de Alba, que acontece todos os anos no norte da Itália, atrai centenas de entusiastas e compradores da rara iguaria e possui também um caráter filantrópico de ajuda a instituições de caridade.

Realizado no Castello di Grinzane Cavour, em uma região de lindas paisagens, reúnem-se de forma presencial e também online compradores do mundo inteiro interessados em duelar com valores cada vez maiores pelo raro e apreciado ingrediente.

Lance a lance os participantes do leilão, além de adquirirem uma das melhores trufas do mundo, também contribuem para instituições de caridade com parte do lucro arrecadado na iniciativa.

Nesse ano, foram destinadas doações a fundações ligadas à educação infantil, pesquisa médica de câncer infantil e à reforma de uma ala pediátrica de um hospital italiano, dentre outras iniciativas.

Nem só de trufas vive o leilão, que também leiloou uma exclusiva barrica de nebbiolo, da qual serão obtidas 300 garrafas do exclusivo vinho Barolo en Primeur, em 2024, graças à Fondazione CRC Donare

Além disso, também foram leiloados três Panettonis gigantes, feitos em Piemonte, pesando entre 5 kg e 10 kg, preparados exclusivamente para o evento pela italiana Albertengo, produtora de panetones artesanais italianos mundialmente conhecida e fundada em 1905.

As trufas brancas, também conhecidas como ouro branco continuam a surpreender a todos!

Fontes:
NYPost, Fiera Del Tartufo

Clube Muito Gourmet
Dicas & Promoções Exclusivas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Cultura

Chefs abriram mão das suas estrelas do Guia Michelin: entenda o porquê

Vale a pena ler também...