O que você verá na matéria:
Degustação criada por Fabricio Lemos e Lisiane Arouca mergulha na cultura, ingredientes e histórias do entorno da Baía de Todos os Santos
Uma travessia de sabores e memórias conduz o novo menu do restaurante Origem, em Salvador. Batizado de “Recôncavo”, o menu degustação idealizado pelos chefs Fabricio Lemos e Lisiane Arouca presta homenagem à riqueza ancestral do Recôncavo Baiano, território formado por vinte municípios que abraçam a Baía de Todos os Santos e sustentam, há séculos, o alimento, a cultura e a alma do povo baiano.
“Essa é uma viagem pessoal e coletiva, uma forma de revisitar a minha infância em São Francisco do Paraguaçu e de celebrar a força da nossa cultura alimentar”, explica Fabricio. Já Lisiane, nascida em Amargosa, reforça o elo afetivo: “Cresci no Vale do Jequiriçá, e cada sobremesa é uma memória viva do que fomos e somos”.

Quatro atos, múltiplas emoções
Dividido em quatro atos; “Memórias da Terra e do Mar”, “Tradição e Axé”, “Profundezas, Cultivo e Ancestralidades” e “Terra Doce, Água Doce”, o menu é uma experiência sensorial. Ingredientes como aratu, mariscos, feijão-fradinho, carne de sol, milho, dendê, banana da terra e jabuticaba se desdobram em receitas contemporâneas com alma de resistência.

MENU ‘RECÔNCAVO’
ATO 1 – Memórias da Terra e do Mar
- Pastel de queijo de cabra, mel de uruçu e flores
- Moqueca de ostra com caldo Kirimurê
- Pão delícia com carne crocante
ATO 2 – Tradição e Axé
- Pão de dendê, kefir com mel e manteigas
- Casquinha de mariscos (sarnambi, maçunim, mapé, sururu) com beiju de massa e dendê
ATO 3 – Profundezas, Cultivo e Ancestralidades
- Peixe curado, caju, abacate, pipoca de mini arroz e pupunha
- Lagosta, bisque, cuscuz, milho assado e crispy
- Peixe do dia com mini arroz de sururu e espuma de coco
- Polvo com quiabo, agnolotti de feijão-fradinho e fumeiro, jus suíno e cogumelos
- Carne de sol com mousseline de abóbora defumada, aspargos, meia cura e crispy de cebola
ATO FINAL – Terra Doce, Água Doce
- Camélia: granita de frutas vermelhas, pêssego e mangaba
- Jabuticabeira: sorvete de jabuticaba, iogurte, rochedo de chocolate branco, uvas roxas e tuille de batata-doce roxa
- Paraguaçu: crumble de castanha com doce de banana e frutas vermelhas, doce de leite, creme inglês de amendoim e sorvete de vermute com canela






Cultura e arte no prato e no ambiente
A experiência é reforçada por uma trilha sonora com curadoria de Zé Marcio Alemany, que resgata o samba de roda, as Cabaceiras e os Mascarados. As aquarelas do artista visual Jean Lima, de Feira de Santana, ilustram o cardápio com cores que narram a vida nordestina.



Sobre o Origem
O restaurante Origem é reconhecido por sua proposta de enaltecer ingredientes locais e técnicas da alta gastronomia com forte conexão cultural. Em 2025, foi eleito o Melhor Restaurante do Brasil pela Casual Exame e ocupa atualmente a 68ª posição no Latin America 50 Best Restaurants. Também integra a prestigiada lista da Time dos melhores lugares do mundo para visitar em 2024.
Siga o Muito Gourmet no Instagram e fique por dentro de todas as novidades gastronômicas de Salvador!