fbpx
Notícia

Dia da Cerveja: Conheça 5 artesanais feitas na Bahia

Dia da Cerveja: Conheça 5 artesanais feitas na Bahia
Dia da Cerveja: Conheça 5 artesanais feitas na Bahia | Foto: Elements

É oficial que hoje é o Dia da Cerveja! Trouxemos 5 marcas baianas para você comemorar esse 5 de agosto em grande estilo!

Para os amantes de uma boa breja, todo dia é Dia da Cerveja, não é mesmo? Essa bebida que acompanha a humanidade desde tempos imemoriais merece uma data especial comemorativa e assim foi feito, para o espanto de todos, bem recentemente. Nessa sexta, primeira do mês de agosto, é comemorado o dia do pão liquido, nossa amada cervejinha.

A Origem do Dia da Cerveja

A data foi criada por um grupo de amigos californianos da cidade de Santa Cruz, no ano de 2007. Na ocasião, era uma sexta-feira e decidiram que, a partir daquele dia, toda primeira sexta de agosto seria o Dia da Cerveja. E assim foi feito, esse dia especial é comemorado em muitos países. Podemos dizer que a data apesar de recente é bastante popular (e comercial), portanto: veio para ficar.

A data além de celebrar a cerveja em si, nasceu com o intuito de homenagear, valorizar e sobretudo reconhecer o trabalho dos produtores de cerveja.

Homenageadas do Dia

Então, para fazer valer a data vamos através dessa matéria comemorar, homenagear, valorizar e reconhecer o trabalho de Cervejarias Baianas, que produzem esses 5 rótulos artesanais feitos na Bahia.

Nessa lista contemplamos novos, veteranos e premiados do mercado local. Todas as cervejas são fabricadas na terra do dendê, com seus líquidos com identidade e sabor. Podemos garantir.

Cheers!

MinduBier

Cervejaria 100% baiana que produz os mais variados estilos de cerveja. Premiada nacionalmente, a Mindu tem fábrica própria no município de Lauro de Freitas e um novíssimo bar da fábrica, vale a pena ir lá e conhecer de perto.

Com um repertório de criações autorais, também colabora com grandes cervejarias do país.

Sugestão é beber a “Melhor Pilsen do Brasil”, ou seja, a MinduPils uma verdadeira representante do estilo German Pilsen.

A bebida não tem nenhum processo de filtragem, nem pasteurização, o que mantém o frescor original do estilo. Além disso, a marca baiana fez adições extras de lúpulos nobres ao aroma.

Prêmios:

Ouro no Concurso Brasileiro de Cervejas em 2022 com ela, a MinduPILS.

Características

Teor alcoólico: 4,7% vol.
Amargor: Médio-baixo (20 IBU)

Proa Cervejaria

Uma das marcas queridinhas do público cervejeiro de Salvador, a Proa é uma cervejaria que tem como lema: “Ir contra a maré da mesmice”, possui um vasto repertório de estilos de cervejas e se destaca por ter bares próprios, um deles dentro do Aeroporto de Salvador. A Proa é massa!

Destaque vai para o rótulo Baiana Larger. Leve, refrescante e fácil de beber, foi criada para “comer água” com a galera sem perder a qualidade da cerveja artesanal.

Características

Teor alcoólico: ABV – 4,7%
Amargor: IBU – 10

Dia da Cerveja: Proa Cervejaria
Foto: Assessoria/Divulgação

Rodada

A cervejaria Rodada acaba de chegar ao mercado cervejeiro soteropolitano, a empresa tem sede no município de Luís Eduardo Magalhães (BA) e tem um pouco mais de um ano de existência, foi idealizada com intuito de trazer qualidade e preço justo para o consumidor final.

A dica é pra você experimentar a Lager da Rodada, que é uma cerva de corpo leve e atenuado, com perfil de sabor neutro, médio amargor equilibrado e com aromas de lúpulo bem presentes. Uma cerveja honestíssima!

Características

Teor alcoólico: ABV – 4,0%

Dia da Cerveja: Rodada
Foto: Assessoria/Divulgação

Híbrida

A cervejaria Híbrida surgiu no ano de 2019, tem fábrica própria (também em Lauro de Freitas) e já produziu cerca de dez tipos de cervejas artesanais diferentes. Hoje é encontrada em vários bares na grande Salvador, Região Metropolitana e também no interior do Estado.

Conheça a Summer Ale, uma cerveja leve que possui espuma cremosa e frisante, tem adição de polpa de tangerina na sua maturação e o melhor, bastante drinkability, ou seja, é aquela cerveja que pode ser bebida aos grandes goles, um copo atrás do outro. Tem aroma intenso e sabor refrescante. A Summer Ale da Híbrida tem equilíbrio, mantendo o seu amargor.

Características

Teor alcoólico: ABV – 4,0%

Dia da Cerveja: Híbrida
Foto: Assessoria/Divulgação

Jambo

Criada em 2020, a cervejaria Jambo possui receita própria de suas bebidas, produzidas através da terceirização da produção. Apesar de estar há pouco tempo no mercado cervejeiro baiano, missão de ser uma cervejaria plural e que alcance todos os públicos.

Conheça a Jambo IPA, feita com 3 maltes clássicos e 3 lúpulos diferentes, todos de perfil americano.

Intensa, porém leve, refrescante e com aroma cítrico de maracujá, o que agrada o paladar, até mesmo, de quem nunca provou uma cerveja artesanal, ou está acostumado com as cervejas comuns.

Caraterísticas

Teor alcoólico: ABV – 6,5%
Amargor: IBU – 50

Foto: Assessoria/Divulgação

Leia Mais…

Clube Muito Gourmet
Dicas & Promoções Exclusivas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Cultura

Negroni: Tudo que você precisa saber sobre um clássico

Vale a pena ler também...