A baiana UVVA recebeu 3 medalhas no DWWA 23, saiba mais sobre os rótulos, a chapada diamantina e a vinícola.
A Vinícola UVVA abriu suas portas há apenas um pouco mais de um ano na esplêndida Chapada Diamantina, e já pode ser considerada uma das grandes promessas do vinho brasileiro.
Ela está localizada em uma das maiores altitudes do Nordeste brasileiro, a 1.150 metros acima do nível do mar, na região da Serra do Sincorá.
O solo é classificado como Franco-Argilo-Arenoso, com inúmeras camadas de arenitos, conglomerados e calcários, resultantes de depósitos sedimentares primitivos.
Essas características proporcionam um cultivo de uvas variadas como Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Malbec, Petit Verdot, Chadornnay e Sauvignon.
Em seu 20º ano, o Decanter World Wine Awards (DWWA) é uma competição de vinhos a nível global, respeitado pelo comércio quanto pelos consumidores.
IMAGEM: Ellen Richardson
Dos 7 rótulos produzidos pela UVVA, 3 deles se destacaram na DWWA 2023, vamos conhecê-los:
Colheita manual de vinhas localizadas a 1.150 metros acima do nível do mar com microclima tropical de altitude. Com estágio em barricas de carvalho francês e envelhecimento sur lie.
Blend feito com as variedades Cabernet Sauvignon e Merlot, de estilo moderno, com estágio em distintos perfis de carvalho francês.
Elaborado com três variedades, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon e Merlot das melhores parcelas, é equilibrado graças aos 12 meses de estágio em barricas de carvalho francês de primeiro uso.
O Vinho Nacional tem produzido cada vez melhor e vem ganhando cada vez mais espaço e reconhecimento dentre os produtores do Novo Mundo.
Leia a matéria completa:
Vinícola Uvva surpreende no DWWA - Decanter World Wine Awards 2023