Conheça as 5 principais regiões vinícolas de Portugal, famosas por seus vinhos únicos e especiais, como o emblemático Touriga Nacional.
A região vitivinícola do Alentejo, ao sul de Portugal, é conhecida por suas vastas planícies ondulantes. Com oito sub-regiões, ela é responsável pela maioria dos vinhos produzidos no país.
IMAGEM: YANDEX
O Algarve, famoso por seu clima ensolarado e belas paisagens, produz vinhos frescos e aromáticos.
IMAGEM: YANDEX
As sub-regiões do Vinho Regional Algarve destacam-se pela flexibilidade nas regras de elaboração e ampla variedade de castas, como Malvasia Fina, Síria, Castelão e Syrah.
IMAGEM: YANDEX
O Douro é uma das regiões mais selvagens e agrestes do território nacional, talhada pelo vale do rio Douro e pela pobreza dos solos xistosos.
IMAGEM: ELEMENTS
Pela sua beleza e monumentalidade, a região foi reconhecida pela UNESCO como “Património da Humanidade”.
IMAGEM: ELEMENTS
Região Vinho Verde: Original e marcada por influência atlântica, com paisagem verde e húmida. Maior denominação de Portugal, com solos graníticos e férteis.
IMAGEM: YANDEX
IMAGEM: ELEMENTS
Divide-se em nove sub-regiões, cada uma com características únicas. Destaque para Monção e Melgaço, com vinhos encorpados e teor alcoólico elevado.
IMAGEM: ELEMENTS
Os vinhos do Dão, região montanhosa de Portugal, impressionam com sua elegância e complexidade.
IMAGEM: YANDEX
Vinhas dispersas em solos graníticos pobres, rodeadas de montanhas. Clima condicionado pelas montanhas, afastando influências continental e marítima. Destaques são as castas Encruzado, Touriga Nacional e Alfrocheiro.
IMAGEM: YANDEX
Veja outro Storie sobre Portugal:
Descubra o encanto do Olivoturismo